A Fazenda Brejão, de propriedade da Vallourec em Brasilândia de Minas, foi atingida por um incêndio florestal de grandes proporções no domingo, 27 de agosto, por volta das 12 horas. Aproximadamente 500 hectares foram consumidos pelas chamas e as autoridades suspeitam que tenha sido um incêndio criminoso porque a área está ocupada por invasores sem terra.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu ao local para combater as chamas. O clima seco, os ventos e as altas temperaturas na região têm sido os principais fatores facilitadores para a propagação dos incêndios florestais.
Até o momento, não há relato de pessoas vítimas das chamas, ou danos materiais. Apenas a grande extensão dos danos ao meio ambiente, a flora e as plantações de eucaliptos. A polícia militar de meio ambiente continuará acompanhando esse fato para conclusão do levantamento de informações e registro do boletim de ocorrência ambiental.
Por fim, a Polícia Ambiental alerta que grande parte dos incêndios florestais são provocados por ação criminosas humanas, que inadvertidamente fazem queimadas de folhagens e galhos secos, para limpeza de áreas, consequentemente, perdem o controle, acarretando em grandes prejuízos, materiais e ao meio ambiente. Essa prática é crime e Infração ambiental. Os infratores podem responder civilmente, com a reparação do dano, administrativamente, com o pagamento de multas ambientais, e criminalmente, respondendo processos na justiça.