InícioDestaqueJá vacinou o seu animalzinho? Descubra a importância da imunização para cães...

Já vacinou o seu animalzinho? Descubra a importância da imunização para cães e gato

Conheça a importância da vacinação e onde ela deve ser aplicada

Publicado em

Quem tem cachorro ou gato em casa sabe como é importante manter os cuidados em dia, ainda mais quando envolve vacinação.

A vacinação é um cuidado extremamente importante que o dono deve ter com o animal, sendo aplicada por médico veterinário e dentro das datas corretas. Isso porque, as vacinas garantem a saúde prolongada do seu pet, dos animais que convivem com ele e também protegem os humanos contra as zoonoses.

E nesse sentido que entra o protocolo vacinal, utilizado para imunizar os animais contra diversas doenças infecciosas que podem comprometer a sua saúde e bem-estar e até levá-los a óbito.

Mas, qualquer animal pode ser vacinado? Toda a vacinação feita nos pets deve ser realizada por um médico veterinário, que irá avaliar o estado de saúde do animal verificando se ele está apto para receber a vacina ou se corre algum risco.

A vacinação em gatos exige cuidados especiais, visto que esses eles costumam ter mais reações que os cães, cada animal deve ser tratado de forma individual e sua vacinação só pode ser realizada após avaliação do profissional da área.

Sobre as vacinas que devem fazer parte do cronograma anual de imunização do pet, algumas são essenciais e não devem ser esquecidas.

Para os cães temos a polivalente, conhecida como V8 ou V10 que previne várias doenças infecciosas como a parvovirose e a cinomose que são comuns na rotina do consultório e a vacina anti-rábica; além destas temos vacinas que são recomendadas, como a de prevenção da gripe canina que é altamente contagiosa entre os animais e a giardia e leishmaniose que são doenças parasitárias que causam grandes danos à saúde do animal.

Para os gatos é essencial as vacinas para prevenção da panleucopenia, das doenças do complexo respiratório felino, para prevenção da leucemia felina e antirrábica. Ou seja, elas devem ser aplicadas quando o animal ainda é filhote e tem reforço anual.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância das vacinas para o seu cão e gato, deve estar se perguntando: onde encontro assistência completa para o meu pet? A Rede Pop conta com médico veterinário capacitado para avaliar e realizar o protocolo vacinal ideal para o seu pet!

Agende uma consulta na Rua Manoel Luiz, 340 – Centro e siga a página no Instagram @redepop.joaopinheiro.

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

mais artigos