O Estado de Minas Gerais está em alerta geral com a Dengue, já que o número de casos aumentou quase seis vezes entre os dias 2 a 12 de fevereiro. Em João Pinheiro, já são 47 casos confirmados e, com a nova atualização do painel da Secretaria de Estado de Saúde, a cidade fácil de ser amada confirmou o primeiro caso de Chikungunya.
O paciente que teve o diagnóstico confirmado para Chikungunya em João Pinheiro é do sexo masculino, integra a faixa etária dos 20 a 29 anos e não possui enfermidades. A Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que também transmite a Dengue e a Zika.
Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, essas doenças apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. Os especialistas entendem que a principal diferença entre a Dengue e a Chikungunya é as dores no corpo. Enquanto a Dengue apresenta dores musculares, a Chikungunya apresenta dores nas articulações, as quais podem permanecer por vários meses.
O tratamento dessas doenças é praticamente o mesmo, uma vez que não existem medicamentos específicos para elas. O recomendável é que o paciente permaneça em repouso e beba bastante líquido. Alguns medicamentos são indicados para dor, mas não se deve recorrer a remédios que contenham ácido acetilsalicílico, pois podem desencadear hemorragias. O ideal, portanto, é buscar atendimento médico para a realização de exames.
cadê o prefeito o na época da eleição??!