InícioCidadeJoão Pinheiro é a cidade com maior registro de queda de raios...

João Pinheiro é a cidade com maior registro de queda de raios em 2022; veja o ranking de toda a região

Confira os cuidados que devem ser tomados em dias de tempestade

Publicado em

O maior município de Minas Gerais em extensão territorial foi a mais atingida por raios em 2022, com mais de 300 mil quedas registradas pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Confira o ranking com outros municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste.

O portal de notícias G1 conversou com especialistas para entender melhor o fenômeno, que explicaram, também, sobre os cuidados que as pessoas devem tomar em dias de tempestade.

“Os raios são descargas elétricas que ocorrem quando as nuvens estão eletricamente carregadas. Granizos dentro da nuvem vão se chocando, liberando cargas negativas, positivas e aí que se formam os raios”, explicou o climatologista Ruibran dos Reis.

Estas descargas elétricas são liberadas quando o solo e as nuvens têm cargas elétricas opostas, que se atraem. Segundo a climatologista Alcione Wagner, o fenômeno ocorre com maior frequência no período do verão, quando ocorrem mais tempestades. Com este volume de chuva e com as características do relevo em Minas Gerais, a incidência é ainda maior, já que os raios “procuram” as regiões mais altas.

Orientações

Os climatologistas Ruibran e Alcione também apontaram alguns cuidados que a população deve ter em dias de tempestade com raios. Além disso, informações da Defesa Civil reforçam a lista. Veja:

  • Durante as tempestades, se possível, fique em casa. No entanto, permaneça longe de portas e janelas;
  • Evite áreas abertas com piscina ou lagos e não permaneça dentro d’água durante as tempestades;
  • Jamais fique embaixo de árvores. Não porque elas atraem raios, mas porque eles atingem os pontos mais altos;
  • Se você estiver viajando, permaneça no automóvel. Eles oferecem uma excelente proteção contra raios;
  • Afaste-se de objetos metálicos, uma vez que se tratam de bons condutores de energia. Por isso, também evite retirar ou pendurar roupa em varais de arame durante a tempestade, assim como ficar próximo a cercas, alambrados e linhas telefônicas.
  • Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos;
  • Durante uma tempestade, mantenha os eletrodomésticos desligados das tomadas, assim você estará reduzindo danos materiais;
  • Use o telefone somente em uma emergência, os raios podem alcançar a linha telefônica aérea;
  • Caso sinta carga elétrica em seu corpo (caracterizada por eriçamento do cabelo e formigamento da pele) jogue-se ao chão. Se for apanhado em céu aberto, evite árvores isoladas e faça do corpo uma “bola com pés”, juntando-os e se abaixando. Não toque com as mãos no chão;
  • Preste atenção à previsão do tempo para o princípio e fim da tarde, quando ocorre a maioria das trovoadas. Tenha um plano de fuga para qualquer atividade ao ar livre e afaste-se dos cumes das montanhas antes do meio-dia;
  • Se tiver de fazer uma longa travessia de barco, tenha especial atenção. As canoas são um dos lugares mais expostos que existem;
  • Para minimizar o número de pessoas afetadas por um raio, não se junte em grupo. A corrente elétrica pode passar de uma pessoa para outra sem que elas se toquem;
  • Quando acampar, monte sua barraca longe de lugares com maior probabilidade de queda de um raio, tais como, árvores altas e isoladas.
MunicípioTotal de raios
João Pinheiro303.751
Paracatu218.401
Uberaba188.332
Prata158.599
Sacramento139.726
Campina Verde121.192
Patos de Minas110.311
Uberlândia104.222
Presidente Olegário101.200
Patrocínio89.830

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


1 Comentário
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
João
1 mês atrás

Se é o maior município em extensão territorial, a chance de cair mais raios será maior.

mais artigos