Melasma: doença crônica causada pela exposição solar tem tratamento

O Tratamento para Melasma, ajuda as pessoas terem uma boa aparência, que é essencial para se sentirem bem. Você tem manchas marrom-acinzentadas aparecendo em seu rosto? Além de serem irritantes ou frustrantes, esses pontos podem realmente prejudicar sua confiança. As manchas que aparecem em sua pele podem ser resultado de Melasma.

O que é Melasma?

O Melasma é uma hiperpigmentação da pele, decorrente do aumento de melanina, proteína que garante a coloração da pele e evita os danos da radiação ultravioleta no DNA. É uma condição da pele que causa manchas ou manchas marrons no rosto, principalmente nas bochechas, nariz, queixo, lábio superior ou testa, em formato irregular. No entanto, essas manchas marrons também podem aparecer nos cotovelos e antebraços, embora se localizem preferencialmente no rosto, em alguns casos, chegam a tomar os dois lados faces.

Existem várias causas possíveis de Melasma, gravidez – muitas vezes chamada de “máscara da gravidez”, hormônios (ou seja, pílulas anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal), genética, disfunção de tireoide, exposição ao sol sendo mais frequente os casos de Melasma ocorrer em mulheres durante seus anos reprodutivos, os homens podem ter Melasma, embora raro.

Ainda não foi esclarecida totalmente a causa do aparecimento do Melasma, sabemos que a exposição aos raios ultravioletas estimula as células da produção de melanina, os melanócitos, acima de tudo sem nenhum outro problema de saúde associado a não ser o estético, mas existe o tratamento para Melasma.

Muitas vezes, o Melasma pode ser tratado com protetor solar e outras formas de proteção solar, como chapéus e roupas de proteção. Além de proteção solar e cremes medicamentosos, existem alguns tratamentos em disponíveis em consultórios, onde seu dermatologista certificado pelo conselho trabalhará em estreita colaboração com você levantando a história pessoal e familiar, importante estabelecer o diagnóstico do Melasma, pois, algumas doenças inflamatórias que também provocam hiperpigmentação na pele do rosto ou em outras áreas o corpo, como a dermatite de contato, a acne, a eczema, etc. Em raras situações, torna-se indispensável para diferenciar o Melasma de outras afecções cutâneas, enviar para biopsia um pequeno fragmento da pele com excesso de melanina e determinar para você o melhor tratamento de Melasma.

Tratamento para Melasma

Hoje o mais eficiente seria o tratamento a laser para Melasma. Como Dra. Juliana Toma diz em seu site, “A laserterapia se mostrou eficaz, pois estimula as células mais profundas da derme, chegando a todos os pontos em que ocorreu a hiperpigmentação. Devido a essa característica, é indicada também para manchas solares em geral, manchas rosáceas, redução de pequenos vasos aparentes, entre outras marcas do tempo. “

O laser para o Melasma, basicamente, funciona como um efeito térmico na pele, onde a energia luminosa e transferida em forma de calor que pode queimar um bulbo capilar ou até estimular o colágeno, mas tem um, porém: se usado de maneira demasiada, o calor excessivo pode piorar o Melasma, por isso fazer o tratamento com um profissional qualificado é de muita importância. surgindo a ideia de utilizar um laser diferente, chamado de Q-Switched. “A opção é fotoacústica, então não transfere calor e ao mesmo tempo fragmenta os depósitos de melanina, controlando o Melasma”, explica Abdo Salomão Jr, sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Uma revisão de pesquisa de 2017 mostrando que o laser Q-Switch é o mais eficaz, especialmente em pessoas com tons de pele mais escuros.

Benefícios do Tratamento a Laser para o Melasma

A abordagem de tratamento ideal dependerá do tipo de Melasma que você tem e do seu tipo de pele. Muitas vezes, é necessária uma combinação de tratamentos, alternando entre medicamentos tópicos/injecionais/orais, peelings químicos e tratamento a laser, mesmo que, protetor solar ainda é considerado o melhor amigo para quem quer evitar o surgimento de manchas ou a piora do Melasma. Com o tratamento iniciado, o Melasma geralmente demora a responder e os resultados, geralmente se limitam a melhorias parciais, mas você deve ver alguma melhora após a primeira sessão, mas três a quatro sessões espaçadas de


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Artigos relacionados

Últimas Notícias