Morador relata água esbranquiçada nas torneiras no bairro Papagaio em João Pinheiro; COPASA explica

Relato chegou à redação do site através do Instagram

Um morador da cidade de João Pinheiro reclamou, em seu perfil do Instagram, que a água de sua residência estava esbranquiçada. Em vídeo relatando o fato, o homem marcou o perfil do JP Agora. Então, a redação do site buscou informações a respeito do acontecido para trazer uma explicação para todos que, eventualmente, já passaram por esta situação. Confiram a resposta da COPASA a seguir.

Em nota enviada à redação do site, a COPASA afirmou que a cor branca da água é resultado da pressão da rede de abastecimento. O ar leva à formação de bolhas de oxigênio bem pequenas, invisíveis a olho nu, que se misturam com a água, formando a coloração branca. A coloração, segundo a companhia, some instantes depois que a água é colocada em um recipiente.

A COPASA afirmou, ainda, que não consta em seu sistema nenhuma reclamação oficial a respeito da coloração da água. A respeito da pressão da rede de abastecimento, parte dela é liberada quando a torneira é aberta, formando as microbolhas de ar. Para minimizar esta situação, o site www.saemas.com.br recomenda que o consumidor deixe seu registro parcialmente fechado.

Publicidade
Barca de Churrasco - Dom Churrasco - Valor R$ 60,00

Assim, como se trata apenas de bolhas de ar, a água pode ser ingerida normalmente e sem nenhuma preocupação. Confira, a seguir, a íntegra da nota da COPASA enviada à redação do JP Agora.

“A Copasa informa que a cor branca da água é resultante da pressurização que ocorre na rede, que em contato com o ar, leva à formação de minúsculas bolhinhas de oxigênio, invisíveis a olho nu, que se misturam com a água e formam a cor branca. Ao ser depositado em um recipiente, a cor do líquido some poucos instantes depois.

A Companhia esclarece que nenhuma reclamação referente à coloração da água está registrada no sistema da empresa, e ressalta que quaisquer alterações devem ser informadas à Copasa, para que técnicos possam ir até o imóvel e avaliar a situação.

A água distribuída em João Pinheiro e em todos os municípios onde a Companhia detém a concessão dos serviços de abastecimento, passa por um rigoroso controle de qualidade. A empresa realiza análises antes, durante e depois do processo de tratamento, dentro dos padrões legais, respeitando àsdeterminações do Ministério da Saúde. Além disso, para atestar a qualidade da água fornecida, a empresa está sujeita às fiscalizações de órgãos de controle, como Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e Vigilância Sanitária Municipal.

A Copasa orienta que, para maior agilidade no atendimento aos serviços, os clientes devem registrar o endereço completo das ocorrências relacionadas ao abastecimento, esgotamento ou tarifação nos canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital ou telefone 115. Há ainda o WhatsApp da Copasa, (31) 9 9770-7000; que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.”

7 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


7 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Pinheirense
12 dias atrás

A água de João Pinheiro já foi Ótima de Vereda. Hoje temos água com resíduos de chácaras que estão acabando com nossa água poluindo. O certo era o prefeito cercar as nossas águas e colocar segurança 24 horas. Se deixar do jeito que está nossa água vai virar esgoto de chácaras em torno do coração de nossas águas. Quem não conhece só ir lá e ver com seus próprios olhos. Várias residência saqueando nossa água. Aqui tudo pode e ninguém faz nada…

ÇEI - 6 ACHA QUE ENGANA QUEM? DE BOBO, SÓ A CARA
12 dias atrás

Todo ano nessas época de chuva isso acontece.

Só não vê quem não quer ver. Eu acredita em todas essas explicações bioquímicas deles.

Até o dia que vi um entendido do assunto explicando que quando a água fica muito suja, nessa época do ano, eles tacam um monte de CAL VIRGEM, isso mesmo, aquele de marcar campo de futebol, para clarear a água.

Quem nunca ficou com dor de estambo nessa época do ano que me atire a primeira pedra.

MC
12 dias atrás

Esse faltou as aulas de química.

Adão
12 dias atrás
Resposta para  MC

Essa é a turma da lacração que quer aparecer em tudo.

Pinheirense
12 dias atrás
Resposta para  MC

E sua mãe vai boa?? Deve ser puxa saco.. E o galo??

Última edição 12 dias atrás by Pinheirense
Pinheirense
12 dias atrás
Resposta para  MC

Água com contaminação de esgoto , Vira água potável de esgoto. Vai lá sabichão olhar com seus olhos?? Água de João Pinheiro não era mais como antigamente. Aquela frase bem famosa. “Quem bebe a água de João Pinheiro sempre volta” Mudou. Agora quem bebe a água sempre está viroses. Crianças sempre com virose e o poder público deixando o esgoto tomar conta da água. Onde chácaras e sítios liberam seus esgotos de forma errada .

Caburé ......
12 dias atrás

Ta oootimo no primavera no inicio da semana tava saindo cor de enxurrada de uns 2 dias pra k q melhorou kkkkk

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias