O Dia da Independência do Brasil de 2022 foi comemorado em todo o território nacional com muita alegria na última quarta-feira, 07 de setembro. Neste ano, a data era ainda mais especial porque o país comemorou 200 anos de independência. Em João Pinheiro, apesar de não ter acontecido o tradicional desfile cívico, a população deu um verdadeiro show na praça principal da cidade. Ciclistas e alunos de escolas públicas e privadas participaram da 1ª Volta Ciclística do município.
A redação do JP Agora esteve na praça e conversou com os organizadores da volta ciclística e com diretoras das escolas que aderiram ao movimento. Antônio Henrique, ciclista profissional pinheirense, foi um dos idealizadores do projeto e se mostrou muito satisfeito com o tamanho da adesão por parte da população.
“Foi a prática desse esporte aqui que me tornou um profissional e é através desses pequenos eventos que transformam a vida desses meninos. A Bárbara e o Nerval apoiaram muito a ideia e Graças a Deus conseguimos realizar o evento. Foi um marco para a nossa cidade, fiquei muito feliz” disse Antônio Henrique, conhecido popularmente como “Motoca”.
O professor de educação física Ricardo Henrique também participou da organização do evento e destacou a importância do ciclismo no atual cenário do esporte de João Pinheiro.
“Estamos unindo patriotismo com o esporte. A ideia é incentivar o esporte, então aproveitamos essa data comemorativa para incentivar ainda mais a prática esportiva. A adesão foi sensacional, o ciclismo só vem crescendo na nossa cidade” disse o professor.
Júlio César é professor do Colégio Darcília Coímbra e esteve no evento com toda a sua família. Ele também conversou com o JP Agora e destacou a importância da data para a história do Brasil.
“A iniciativa é muito importante e hoje, um dia lindo desse, 07 de setembro, 200 anos da nossa independência, nada melhor do que estar aqui reunido com a família vivenciando nosso patriotismo e ainda praticando esporte” disse Júlio em breve bate papo com o repórter do site.
A diretora da Escola José Romero da Silveira também falou com nosso repórter. Nilda pontuou que a presença no evento foi uma iniciativa dos próprios alunos, os quais não queriam deixar passar em branco a data da Independência do Brasil.
“Eu fico dos mais feliz e empolgada vendo crianças nessa euforia e comemorando de uma forma tão bacana esse dia da independência. Fico muito honrada de estar aqui com os alunos da José Romero. Fizemos também a apresentação da fanfarra com o maior entusiasmo, a turma decidiu de última hora, viemos à pé, vim com eles tocando e dos mais felizes e animados” disse Nilda.
A diretora da Escola Quintino Vargas, Deise, também destacou a importância do esporte e do momento cívico.
“O dia da independência não podemos deixar de participar, trata-se da formação dos nossos alunos. Então a nossa escola se dispôs a estar aqui hoje. O esporte desenvolve cidadania. Fizemos o nosso momento cívico com a fanfarra, da porta da escola viemos para cá acompanhar o evento” pontuou.
Muitos pinheirenses comentaram nas redes sociais que a iniciativa foi um verdadeiro “tapa na cara” da administração municipal, que resolveu não organizar o tradicional desfile cívico que acontece tradicionalmente em João Pinheiro no dia 07 de setembro. Mesmo assim, a maioria das escolas da cidade aderiram ao evento realizado na praça, inclusive as fanfarras das escolas apresentaram, satisfeitas e alegres comemorando a independência do Brasil.
Ver a euforia e brilho nos olhos das crianças não tem preço. Parabéns aos idealizadores
que continue promovendo eventos dessa proporção, e que a prefeitura incentive o ciclismo e outros esportes, pois dá a intender que esporte em jp e apenas o futebol.
O desfile de independência teve falta de interesse da administração municipal, mas tem interesse para fazer vários shows, sendo que o desfile é muito mais importante, pois é um momento cívico com muita cultura nas diversas apresentações.
Enquanto isso João Pinheiro-MG continua sendo cidadezinha sem nada. 😱😱😱😱