Uma campanha de doação de sangue está sendo realizada em favor de Maria Fernanda, de apenas 6 anos, moradora de João Pinheiro. A menina está internada desde o último dia 15 de novembro com as plaquetas muito baixas e aguarda uma transfusão. O caso dela é suspeito de aplasia medular, uma doença rara que faz a medula óssea parar de produzir células sanguíneas de forma adequada. A família e a Secretaria de Saúde estão mobilizando doadores para ajudar. Saiba como doar.
A mãe de Maria Fernanda relatou que a filha começou a se sentir mal no dia 15 de novembro, e foi levada ao hospital. No dia seguinte, foi transferida e exames indicaram que as plaquetas de Maria estavam extremamente baixas. Uma bópsia foi realizada para confirmar o diagnóstico, mas o médico já suspeita de aplasia medular. “Ontem ela já estava precisando de transfusão e não tinha sangue no Hemominas”, disse a mãe de Maria Fernanda, em busca de ajuda.
Para facilitar as doações, a Secretaria de Saúde de João Pinheiro disponibilizou um ônibus que levará os doadores até o Hemominas. Quem tiver interesse em participar da campanha pode entrar no grupo de WhatsApp por meio do link aqui (https://chat.whatsapp.com/BJFjP8zwWu674RO897QyoI).
É importante se atentar aos critérios para doação de sangue. O doador deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar descansado e bem alimentado (evitar alimentos gordurosos antes da doação). Pessoas com sintomas gripais, histórico de Covid-19 recente, cirurgias e outros fatores específicos precisam aguardar um período antes de doar. Quem trabalha sob regime CLT tem direito a um atestado pelo ato de solidariedade. Qualquer ajuda será fundamental para a saúde da pequena Maria Fernanda.
Vamos ajudar pessoal, eu infelizmente não posso doar