Polícia Militar salva bebê engasgado com leite materno em JK, distrito de João Pinheiro; ação rápida foi decisiva

Criança de 9 meses estava com a pele azulada quando policiais realizaram manobra de Heimlich; Brasil registra 15 mortes diárias de bebês por engasgamento

Uma rápida intervenção de policiais militares salvou a vida de uma bebê de 9 meses que estava engasgada com leite materno no distrito de Luizlândia do Oeste, em João Pinheiro, no noroeste de Minas Gerais. O caso ocorreu na noite da última quinta-feira (15), quando a guarnição realizava patrulhamento ostensivo na região.

De acordo com informações, os policiais avistaram uma mulher desesperada com uma criança no colo pedindo socorro. Juliana Ribeiro de Jesus, 37 anos, estava com sua filha Raisla, que havia se engasgado durante a amamentação. Ao perceberem a gravidade da situação, os militares agiram imediatamente.

“A criança já estava quase desfalecida e com a pele azulada”, relatou o policial envolvido na ação. O Cabo Jackson Martins Silva realizou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de engasgamento, conseguindo desobstruir as vias aéreas da bebê após alguns instantes de tensão.

Ainda em estado de choque, a mãe agradeceu efusivamente à equipe policial. “Minha filha voltou a respirar graças ao socorro imediato da Polícia Militar”, declarou Juliana.

A ação dos policiais militares demonstra a importância do treinamento em primeiros socorros e da rápida intervenção em situações de emergência. 

O caso em João Pinheiro não é isolado. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 15 bebês morrem engasgados por dia no Brasil. Do total de óbitos, 72% são bebês menores de 1 ano. Somente em 2025, Minas Gerais já registrou diversos casos semelhantes, como em Vazante e Unaí, onde policiais militares também salvaram recém-nascidos engasgados com leite materno.

Especialistas recomendam que, durante a amamentação, os bebês devem estar em posição semi-sentada e fazer pausas frequentes. Após a alimentação, é recomendável manter o bebê em posição vertical por pelo menos 30 minutos para evitar engasgamentos.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


2 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parabéns para os policiais militares que na hora certa chegou salvou mais uma vida!
Primeiramente aos policiais militares de João Pinheiro da 46Dpmmg.
Força é Honra.

Última edição 23 horas atrás por José

Parabéns pra esses heróis, com certeza receberam gratidão dessa mãezinha pelo resto da vida.