A cidade de João Pinheiro – MG deixará de seguir as determinações do programa Onda Roxa, instituído pelo Governo Estadual. É o que afirmou o Prefeito Municipal Edmar Xavier em uma transmissão ao vivo em seu perfil do Facebook depois de 15 dias cumprindo as regras da fase mais restritiva do Minas Consciente.
De acordo com o prefeito, o decreto regulamentando as novas determinações será publicado ainda hoje, 18 de março, mas os comércios já foram autorizados por ele a voltar a funcionar antes mesmo da publicação. A decisão é o resultado de uma reunião entre prefeituras, que entenderam pela autonomia dos municípios para deliberarem sobre as próprias medidas.
Em João Pinheiro, a maioria das contaminações aconteceram em reuniões de família, sociais e aglomerações em geral que não guardam relação com o comércio, segundo disse Edinho durante seu discurso transmitido ao vivo. Isso, aliado à preocupação com a economia e com os comerciantes locais, ajudou para a tomada da decisão de reabertura.
“Concordamos com as atitudes do governador, sabemos da necessidade, da falta de leitos. Mas também temos nos atentado para as formas de contaminação. Todo lugar é sujeito a contaminação, mas estamos percebendo que as aglomerações tem dado mais contaminação. Os comerciantes estão muito preocupados. Reunimos e entendemos o seguinte: vamos acompanhar o governador em algumas partes, mas o município tem autonomia. Precisamos que o comércio trabalhe” disse Edinho.
Assim como aconteceu em Paracatu, a abertura do comércio não significa, no entanto, afrouxamento ou qualquer tipo de flexibilização no combate ao coronavírus. O prefeito enfatizou bastante isso em diversos pontos de seu discurso e cobrou a todo momento a atenção dos comerciantes no tocante aos cuidados durante o atendimento, como o uso de máscara constante e o uso de álcool para desinfetar o ambiente.
Bares, restaurantes, lanchonetes e similares poderão continuar entregando seus produtos na porta do estabelecimento até as 20 horas. A partir daí, somente o delivery será autorizado. A venda de bebida alcoólica continua autorizada e poderá ser proibida caso todos os municípios da região resolvam proibir.
Salões de beleza e barbearias também poderão voltar a funcionar, desde que os panos utilizados nos clientes sejam trocados ao final de cada atendimento. Na impossibilidade, o barbeiro deverá fazer o serviço sem usar o pano, diretamente na roupa do cliente para evitar o compartilhamento da toalha. As igrejas também podem funcionar, mas limitadas a 30% da sua capacidade.
O decreto está sendo editado e será publicado ainda hoje. A atitude do prefeito em reabrir o comércio é corajosa e requer o empenho de toda a população para que os casos não aumentem e o comércio seja penalizado mais uma vez. Faça a sua parte e evite aglomerações, reuniões em família e use máscara sempre.
3.500 PESSOAS! Esse é o número de pessoas que vai morrer em João Pinheiro de Covid. Só quando cada família perder ao menos um ente, as pessoas ficarão com medo e seguirão as medidas protetivas. É assustador? Claro que é, mas a maioria das pessoas não têm disciplina. Andam sem máscara ou com ela no queixo, reúnem com vizinhos e familiares, vão aos comércios sem qualquer necessidade etc etc etc.
Esse número mencionado acima é apenas uma projeção que talvez ainda possa piorar, infelizmente.
Se o vírus sobrevive num ser humano por 15 dias e gasta mais 15 para que seja detectado, então basta fechar o mundo durante 30 dias e não mais existirá esse maldito vírus.
É bom aumentar o número de coveiros.
Populista. Não aguentou o tranco.
A população não tem consciência e o prefeito não tem coragem de fiscalizar como deve.
Em vez disso disponibiliza remédio para piolho para acalmar a turba, que fica satisfeita e sai por ai se aglomerando.
Os comerciantes acham ruim fechar o comércio, mas muitos atendentes não usam máscara, quem dirá pedir para que os clientes usem.
Acho engraçado q o prefeito libera tudo, mas quem trabalha a noite se ferra né… quero ver quem vai pagar as contas dos trabalhadores noturno já que não pode trabalhar , tinha q liberar tudo ou nada né… só acho
Gozador, primeiro distribui ivermectina para o “gado” como se isso fosse tirar de vez a população da pandemia… agora mais essa… fim da restrição de funcionamento, fim da onda roxa. o Ministério público esta por aí… já já vamos ver prefeito botando rabinho entre as pernas e recuando das decisões… vai ter que desenhar? Minas Gerais inteira esta na “onda roxa’. Isso é um decreto impositivo. Não é um prefeito que irá reverter esse decreto apenas por querer. Chega de hipocrisia e alienação.
Por isso que pais ta nessa merda decisões inteligentes como essa são tomadas depois vem a justiça p mudar, parabéns ao prefeito não e fechando comércio que vai diminuir os casos la e onde menos aglomera, problema sao as festas que existem nas casas pessoas que recebem parentes de fora e outras nao ha como fiscalizar isso, a polícia e prefeitura nao ppdem entrar nas casas impossível, povo nao tem consciência os funcionários publicos gritando p fechar, os que nao tem dinheiro querendo trabalhar e assim estamos todos criticando todos pais devia se unir nao ficar um querendo tirar vantagem do outro, pq povo nao faz sua parte antes de criticar proximo quando vc aponta dedo para alguem tem 3 apontados para vc
Decisão inteligente diga-se: Segue a boiada… Essa bandeira que você esta defendendo nunca funcionou e nem vai funcionar. Tente assimilar as atitudes tomadas por “governantes inteligentes” na Europa por exemplo. Fecharam tudo, tiveram e ainda tem crise e ao menos diminuíram os casos. Aqui temos um governo negacionista, um monte de gente que segue o maluco do presidente, e mais um monte que se diz entendido e a população fingindo não ser com ela (indiferença e individualismo). Dessa forma a luz no fim do túnel está longe de ser vista.
Daqui uns15 dias vemos o resultado…
Pq essa restrição citada só existiu no papel… Enfim… Vamos ver.
Quero ver qnd faltar caixão pra tanto defunto… a cidade literalmente vai feder.
Funerárias vão adorar… haja cova!
Deve ser difícil ocupar um cargo publico, né? Se fecha o comércio o povo enche o saco e falam que todos vão morrer de fome, se abre o comércio enche o saco do mesmo jeito. E os que reclamam, na maioria das vezes, só sabe fazer isso mesmo, o prefeito, pelo menos, está fazendo a parte dele: tentando fazer oq é melhor! Se vai dar certo ou não, depende da população, pq se não dependesse os casos não estariam só aumentando mesmo com a imposição da onda roxa!
C tá doido. O povo que gosta de reclamar Cruz credu. Se fecha o comércio povo reclama. Se abre o povo reclama. C tá doido. Deus de paciência pro Edinho. Pq deve ser difícil….nada nunca nunca tá bom.
Fico aqui pensando, liberaram vacina pro pessoal da SAÚDE, e conversando com amigos que trabalham em farmácia não foram vacinados, não fecharam um dia, trabalharam e trabalham atendendo gente infectado e com suspeita o dia todo, e não vacinaram todos eles, acho uma falta de respeito levantam cedo trabalham o dia todo atendendo, pegando receita, muita gente antes de ir ao médico vai a farmácia para comprar um medicamento pra ver se alivia, até que faz o teste.
NICOLAS FAZ UMA MATÉRIA AI SOBRE ISSO
Parabéns prefeito ???? melhor prefeito de jp
Parabéns prefeito com cuidados redobrados, festas com visita de gente de lugares onde está muito contaminado, farras em sítios onde todos esquecem os cuidados após as primeiras doses
Prefeito corajoso que realmente pensa nas pessoas. É hora de cada um fazer a sua parte e proteger aqueles que não podem se contaminar. Se a população se conscientizar e evitar a aglomeração e denunciar aqueles que estão promovendo sairemos bem dessa com todos trabalhando e levando o sustento para suas famílias.
Quero saber é da dose da vacina pros funcionários de farmácia que ainda não foi se quer comunicado de quando ira tomar. Enquanto uns já tomaram e a secretariara de saúde avisou só alguns, descaso com a gente que ta na linha de frente. Pergunta o prefeito ai na suas coletivas Nicolas, ajuda a classe ai!!!
Esse prefeito tá mais perdido , que cego ein tiroteio, se fecha o povo reclama, se abre é crusificado, já foi provado que fechar uns e abrir outros e furada , se abrir o comércio que sirva pra todos, se fechar que feche todos, agora que vai aumentar o número de contaminação isso é fato
Aumentar mais do que aumentou quando feichou essu eu garanto que não vai .vc errado ai
Aparentemente, quem aqui critica a ação do prefeito, devem estar com a conta bancária cheia. A minha não está….e há que se ver a necessidade de cada um. Se podem ficar o ano inteiro em casa e tem condição para isso…faça, fique em casa. Mas não me venham com a narrativa de aumentar coveirose caixões….
Todo trabalho é essencial! Todo trabalho importa! Cada um sabe onde o calo aperta, principalmente comerciantes, autônomos, trabalhadores empregados com carteira assinada
Se esses que sugerem o aumento de covas podem…fiquem em casa, não saiam…a conta bancária deve estar bem recheada! As contas devem estar em dia, os impostos também… e a geladeira BEM CHEIA!
Ao contrário de alguns, que as contas estão se acumulando, e a geladeira cada vez mais vazia!
Só faltou a abertura das escolas né senhor prefeito. Inclusive o MP vai solicitar a auditoria dessas verbas recebidas.
parabéns prefeito pela sua coragem
Se o prefeito for ouvir tanta opinião, ele não trabalha. Tá certo em liberar com restrição. Os bares vão trabalhar com delivery então vão estar trabalhando sim, sem aglomerar. Certíssimo Edinho. Parabéns pelo trabalho.
Povo so fala de porra de covid. Enfarte. Câncer. Acidentes. E etc que matam o dobro do covid e aí??? Porque não falam tomar no cu