O JP Agora procurou o prefeito de João Pinheiro para saber mais informações a respeito da chegada do SAMU na cidade, ocasião bastante aguardada pelos pinheirenses. Em breve entrevista, Edmar Xavier contou que todos os procedimentos já estão sendo adotados e disse que já se tem uma previsão de quando os atendimentos começarão a funcionar na cidade.
Edinho deu detalhes sobre a administração do SAMU e também sobre as verbas destinadas pelo Governo Estadual para o SIS Reúne, órgão que vai administrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em 33 novos municípios.
“Conseguimos o mais difícil que foi o recurso de R$23 milhões do Governador Romeu Zema, Deputado Bosco e Zé Vitor para a implantação do SAMU nas 33 cidades. Então, é responsabilidade de cada município construir a base e pagar o custeio mensal de 33%, o estado paga os outros 33% e a União mais 33%” pontuou o prefeito.
O processo seletivo já realizado não conseguiu suprir todas as vagas oferecidas, segundo Edinho. Então, uma nova seleção simplificada deverá ser publicada ainda nesta semana. A maioria dos produtos e insumos que serão utilizados pelas equipes de resgate também já foram licitados. O prefeito deu detalhes sobre as ambulâncias que atenderão a cidade de João Pinheiro.
“Estamos comprando as ambulâncias, todas tem que ser transformadas. Em João Pinheiro vai ter uma unidade simples que vai com técnico e motorista, um socorro mais simples. Vamos ter, também, a avançada que vai com médico, motorista e enfermeiro, que pode até entubar uma pessoa dentro da sua própria casa e transferir para o hospital de recurso mais próximo” disse Edinho ao repórter do JP Agora.
Prosseguindo com a entrevista, o prefeito ressaltou que o SAMU tem vaga zero e já direciona o paciente para o hospital referência na necessidade, independentemente do local onde está situado. Ele deu exemplo do Hospital João XXIII, referência em queimaduras, para onde os eventuais pacientes de João Pinheiro poderão ser levados nestes casos. Na sequência, Edinho contou que a base provisória do SAMU será localizada na Rua Geraldo Rios e a definitiva poderá ser próximo ao SESP ou adjunta ao Corpo de Bombeiros.
Por fim, Edinho pontuou que a inauguração está prevista para o meio do ano, entre junho e julho. A vinda do SAMU para João Pinheiro trará muitos benefícios para a população, conforme garantiu o prefeito.
“O resgate é muito rápido. O SAMU, da chamada até a saída, ele tem 60 segundos. Compramos um programa que só uma empresa fornece no Brasil, todos os carros são rastreados. A partir do momento que a pessoa liga 192 ele tem 60 segundos para liberar a viatura. Ele vai chegar lá e vai informando o médico que vai falando o tempo inteiro do procedimento. E também o médico comunica com outro que já vai arrumando a vaga para essa pessoa. É um serviço de excelência que atrai muitas empresas grandes” finalizou.
O prefeito de João Pinheiro fez questão de deixar registrado seu agradecimento ao governador Romeu Zema e aos deputados Bosco e Zé Vitor, que não mediram esforços para destinar a verba inicial de R$23.000.000,00 (vinte e três milhões de reais) para os 33 municípios instalarem as suas unidades do SAMU. Em meados de junho e julho, os pinheirenses já terão à disposição mais este serviço de resgate que, com toda certeza, será responsável por salvar muitas vidas no maior município de Minas Gerais.
Samu, UPA, Bombeiro e a clínica de hemodiálise vai ser muito bom. Só falta um hospital mais moderno e completo com mais leitos. Ai sim em termos de saúde o município vai melhorar muito. Se continuar com essa vontade política de fazer o melhor para a cidade, trabalhar para o povo, tá de parabéns.
Vai ser excelente, quando se tem UTI, bombeiro e samu na cidade, atrai investimentos de grande porte. João Pinheiro precisa de umas 3 indústrias boas, que gere aí entorno de 1000 empregos juntas.
Isso ajuda a dá um sacode jo comércio local que vendo a possibilidade de perder bons funcionários acabam remunerando melhor os mesmo.
Edinho tá de parabéns mais uma vez. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns , João Pinheiro no caminho certo .
Parabéns ao prefeito Edim por essa maravilhosa notícia,só precisa ter um fiscal d mais pulso p está fiscalizando os atendimentos das ambulâncias,pq tem lugar q deixa a desejar,em ruralminas por exemplo no posto de saúde tem uma p atender a população,porém ninguém consegue ser atendido por ela,pois todas vez q solicita sempre tem algo p fazer sendo q maioria das vezes ela fica lá em baixo d uma árvore e o motorista encostado nela,acho q ela está mais e de enfeite, falta de fiscalização…