Publicidade
Nova recepção com mais espaço - OdontoCompany João Pinheiro
Publicidade
InícioCidadePrefeitura não cumpre lei e deixa de recolher animais de grande porte...

Prefeitura não cumpre lei e deixa de recolher animais de grande porte das ruas de João Pinheiro; entenda

Lei aprovada constou prazo de 30 dias para adaptação até que as apreensões se iniciassem

Publicado em

A redação do JP Agora continua recebendo, diariamente, uma enxurrada de reclamações relacionadas a animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade de João Pinheiro. A lei aprovada que visa coibir tal situação, até então, não foi levada a efeito. O JP Agora entrevistou Paulinho Trevo 2, secretário municipal de meio ambiente, sobre o assunto.

Publicidade
Sicredi - Unidade inaugurada em João Pinheiro

Bois, vacas e cavalos insistem em dividir o trânsito com veículos e pedestres, colocando todos em risco, incluindo os próprios animais. Foi pensando justamente nesse risco que a Câmara Municipal de João Pinheiro aprovou a Lei nº 2.871/2022, apresentada pelo próprio prefeito Edmar Xavier, a qual permite que a administração pública apreenda os animais encontrados soltos nas ruas.

Publicada em 10 de junho de 2022, a Lei nº 2.871/2022 estipulou prazo de 30 dias para que as apreensões se iniciassem, contados da data da publicação, prazo este justificado pelo autor do projeto para que os proprietários e criadores pudessem se adequar e retirar, por conta própria, os animais de circulação. Assim, apesar da enorme cobertura do caso feita, inclusive, pelo JP Agora, dezenas de reclamações chegam todos os dias.

Publicidade
J7 Imobiliária - O sonho da casa está aqui

O site só não publica todas elas para não ficar tão repetitivo, diferentemente do perfil de entretenimento @joaolademinas, que compartilha todas as denúncias no Instagram. A situação já virou “meme” por lá e tornou-se comum o compartilhamento de animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade.

Diante deste cenário, a equipe de reportagem do site procurou o secretário de meio ambiente para buscar explicações do poder público e, como era de se esperar, principalmente em razão do grande número de denúncias recebidas todos os dias, as apreensões ainda não foram iniciadas. Paulinho Trevo 2 chegou a comentar que ainda havia um prazo de 90 dias para que as apreensões fossem iniciadas, o que não condiz com o texto da lei aprovada.

Publicidade

Questionado especificamente sobre a apreensão dos animais, Paulinho Trevo 2 disse que “a secretaria contratou um profissional para tirar os animais da rua e está levando para a propriedade dos donos e os donos vem e soltam nas vias públicas”. Adiante, depois de explicar, de forma superficial, a lei já aprovada, o secretário citou que existe o referido prazo de 90 dias para se iniciar as apreensões.

“Esse projeto de lei veio em boa hora, impedindo esses criadores de soltar na via pública. Então tem 90 dias para a prefeitura adequar no primeiro momento, vai ter a multa em caso de descumprimento” disse Paulinho Trevo 2.

Publicidade

Por fim, questionado sobre outras providências já adotadas além da contratação do profissional, Paulinho Trevo 2 deixou a entender que não, dizendo que o prefeito ainda irá fechar uma parceria com o sindicato.

“Eu acredito que o prefeito já entrou em contato para fazer uma parceria com o sindicato para deixar os animais lá até a destinação final. Isso é um absurdo, eu tenho visto, eu já parei muitas vezes para os animais passar. Toda família pinheirense tem medo de se envolver em um acidente com esses animais. A secretaria, juntamente com o nosso prefeito, está tomando providências para estar apreendendo esses animais” disse.

Publicidade

Apesar do discurso do secretário, conforme dito anteriormente, o prazo estipulado pela Lei nº 2.871/2022 era de apenas 30 dias, prazo este que findou-se em 10/07/2022. Até que as autoridades resolvam cumprir o texto legal, resta à população manter a atenção ao transitar pelas ruas da cidade e, principalmente, na BR-040. O JP Agora seguirá vigilante quanto ao tema.

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
10 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
MESTRE DOS MAGOS
4 meses atrás

AGORA TA E PIOR KKKKKKKK
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRA QUE ????!!
ISSO E CABIDE DE EMPREGO ISSO SIM

Raissa Melo
4 meses atrás

vi que não existe lei mesmo em
jp

Publicidade
Galo Doído
4 meses atrás

João Pinheiro sendo João Pinheiro, nada funciona, também secretário de meio ambiente que não entende nada de meio ambiente, secretário de PA que não entende nada de saúde, esse e João Pinheiro cidade sem lei. 🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬

Raissa Melo
4 meses atrás

Prefeitura tudo pode esses dias eu falei com prefeito Heli o Homem que manda na cidade ele falou que tá nem aí

Bethânia
4 meses atrás
Resposta para  Raissa Melo

Concordo com você prefeito Heli, ele que manda. E resumindo não faz nada.

Raissa Melo
4 meses atrás
Resposta para  Bethânia

Esse prefeito Heli só para mama nosso dinheiro público, ele teve a cara de pau falar que edinho não mandar na cidade

Com o povo e pelo o povo
4 meses atrás
Resposta para  Raissa Melo

Esse prefeito aí tá so enchendo a fazenda dele de trilhões kkkkk

Verdade dolorida
4 meses atrás
Resposta para  Raissa Melo

Já falei que essa secretaria de obras só entende de colocar quebra-molas. E mal feitos.

Publicidade
Ficha limpa
4 meses atrás

E essas vacas na rua esses animais parece q não tem dono

Tolendal
4 meses atrás

Eu acredito no nosso prefeito agora ele é muito mal assessorado Edinho vc e o prefeito não o heli chega tenha coragem fala isto p ele o Paulinho trevo 2 ótima pessoa mas está no lugar errado toma atitude Edinho e o último mandato mas vem anos p frente ou vc esta aposentado faz como o primeiro mandato neste estamos só nas suas promessas

Publicidade

mais artigos