InícioCidadePrepare o bolso: conta de luz fica mais cara com reajuste de...

Prepare o bolso: conta de luz fica mais cara com reajuste de 14,91% da Cemig

Publicado em

A partir do último domingo, 28 de maio, a tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciais de Minas Gerais sofreu um aumento de 14,91%. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) confirmou a aplicação do reajuste na terça-feira, 23 de maio, superando a previsão inicial de 12% estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O aumento, discutido a cada cinco anos, foi tema de consulta e audiências públicas ao longo do ano. No entanto, apesar dos apelos de organizações da sociedade civil para uma redução, a Aneel manteve o aumento proposto. A revisão tarifária considera os investimentos realizados pela Cemig em sua área de concessão, bem como o cálculo dos custos operacionais.

A tarifa de energia elétrica é determinada por três principais componentes: o custo da energia em si, os custos de transmissão e distribuição e os encargos do setor, além de tributos como ICMS e PIS/Cofins.

Do valor total cobrado na tarifa, a Cemig recebe 26%. Os 74% restantes são divididos entre encargos setoriais (19,3%), tributos federais e estaduais (16,7%), energia comprada (28,8%), encargos de transmissão (8,7%) e receitas irrecuperáveis (0,4%). Impostos como a taxa de iluminação pública, ICMS, PIS e Cofins são integralmente repassados aos governos.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


6 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
GALO DOIDO
11 meses atrás

o amor venceu e nos mais uma vez tomamos naquele local sempre

Zé Ninguém
11 meses atrás
Resposta para  GALO DOIDO

Meu consagrado, me diz o que Lula tem à ver com a Companhia Energética de MINAS GERAIS, quem fez reajuste foi a CEMIG e não o Governo Federal.

GALO DOIDO
11 meses atrás
Resposta para  Zé Ninguém

ele não tem nada haver nunca sabe de nada nunca foi ele sempre assim meu querido

GALO DOIDO
11 meses atrás
Resposta para  Zé Ninguém

estabelecida pela ANEEL ele tem nada haver meu querido

GALO DOIDO
11 meses atrás
Resposta para  Zé Ninguém

a ANEEL É DE MINAS NÉ, não e do governo federal né meu querido ou voce não leu o começo da materia hum meu amigo

Mari
11 meses atrás
Resposta para  GALO DOIDO

O lula é o presidente do brasil, e tudo que acontece aqui de bom ou de ruim e responsabilidade dele. Mas o importante é que o amor venceu, e os sem terra e assaltantes estão na ativa graças o pai lula .