InícioCidadeVisão embaçada de perto após os 40? Dr. Diego Bernardo explica a...

Visão embaçada de perto após os 40? Dr. Diego Bernardo explica a presbiopia e como lidar com ela

Dr. Diego Bernardo, oftalmologista no Núcleo Pró Saúde em João Pinheiro, explica os sintomas e tratamentos da condição

Publicado em

Você já notou dificuldade para ler um livro, usar o celular ou ver os ingredientes de uma receita? Se tem mais de 40 anos, pode estar experimentando presbiopia, uma condição ocular comum que afeta a capacidade de enxergar objetos próximos. Dr. Diego Bernado,  CRM-MG 85.549 e RQE 56327, que atende no Núcleo Pró Saúde em João Pinheiro, explica sobre o assunto.

A presbiopia é uma condição natural e inevitável que ocorre com o envelhecimento. Ela é causada pela perda de elasticidade do cristalino, a lente natural do olho, que com o tempo perde a capacidade de focar objetos próximos. É importante entender que presbiopia não é uma doença, mas sim uma mudança normal no funcionamento dos olhos.

“O diagnóstico da presbiopia é simples e geralmente é feito durante um exame de vista de rotina. O oftalmologista realizará testes de visão para determinar a melhor correção necessária”, explica Dr. Diego Bernardo, oftalmologista que atende em João Pinheiro, no Núcleo Pró Saúde.

Os sintomas mais comuns da presbiopia incluem:

  • Dificuldade para ler letras pequenas
  • Necessidade de afastar objetos para conseguir focar
  • Visão borrada ao olhar para objetos próximos
  • Cansaço ocular ou dores de cabeça após atividades que exigem visão próxima

Os tratamentos disponíveis para presbiopia incluem:

  • Óculos de leitura: Simples e eficazes, são usados apenas para atividades que exigem foco próximo.
  • Lentes bifocais ou progressivas: Lentes multifocais que corrigem a visão tanto de perto quanto de longe.
  • Lentes de contato multifocais: Alternativa prática para quem prefere não usar óculos.
  • Cirurgia: Procedimentos como a cirurgia a laser podem ser uma opção para alguns pacientes.

“Embora a presbiopia seja inevitável, você pode adotar hábitos que ajudam a manter a saúde ocular, como fazer pausas regulares durante atividades de visão próxima, usar iluminação adequada ao ler ou trabalhar e realizar exames de vista regularmente”, recomenda Dr. Diego Bernardo.

A presbiopia é uma parte natural do envelhecimento e, apesar de não poder ser evitada, pode ser facilmente gerenciada com as opções de tratamento disponíveis. Se você está enfrentando dificuldades para enxergar de perto, não hesite em marcar uma consulta com um oftalmologista para discutir a melhor solução para o seu caso.

O Núcleo Pró Saúde está localizado à Rua Capitão Speridião, 615, no Centro de João Pinheiro. Por lá, você encontra todos os tratamentos e exames oftalmológicos com equipe capacitada e equipamentos de última geração. Agende seu horário pelo (38) 3561-2462 ou (38) 99740-4123. Siga a clínica pelo Instagram @prosaude.oftalmologia.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários