Publicidade
Contrato odontológico - OdontoCompany João Pinheiro
Publicidade
InícioCidadePRF explica: retornos da BR-040 em João Pinheiro são para apenas um...

PRF explica: retornos da BR-040 em João Pinheiro são para apenas um veículo por vez

Além do pagamento, o motorista que for flagrado descumprindo a regra de trânsito também leva 7 pontos na carteira

Publicado em

O trânsito de João Pinheiro nos horários de pico está cada vez mais parecido com de cidade grande, principalmente nos retornos da BR-040. Motoristas se aglomeram em todos eles tanto pela manhã, no horário de almoço e no fim do expediente, formando filas gigantescas que atrasam o percurso que é muito rápido nos horários normais. Para agilizar a travessia, diversos motoristas resolvem se alinhar em fila dupla dentro dos retornos, conduta esta que é proibida pelo CTB, conforme explica a PRF.

Publicidade
WN Telecom - Publicidade

Com o crescimento da cidade, principalmente no conglomerado de bairros que muitos chamam de “Papagaio”, muitos pinheirenses fixaram moradia por lá, mas trabalham no Centro, o que faz com que a travessia diária forme enormes filas nos horários de pico pela manhã, no horário de almoço e no fim da tarde. Então, a alternativa escolhida por muitos motoristas é “cortar a fila” para atravessar mais rápido, formando uma fila dupla dentro do retorno.

Apesar de parecer uma alternativa esperta e rápida, a conduta é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro, conforme explicou a PRF ao JP Agora, porque atrapalha a visibilidade de ambos os motoristas.

Publicidade
Pop Pet Center em João Pinheiro

“Os retornos do perímetro urbano de João Pinheiro – MG são regulamentados para apenas 1 veículo por vez, já que o segundo veículo geraria falta de visibilidade para o primeiro e vice-versa, diminuindo a segurança do retorno. Essa regulamentação torna-se perceptível no art. 206 V do CTB: 206 V – Executar operação de retorno com PREJUÍZO DA LIVRE CIRCULAÇÃO ou da SEGURANÇA, ainda que em locais permitidos” pontuou o policial rodoviário que conversou com nosso repórter.

A PRF seguiu explicando que a natureza da infração é gravíssima e o motorista, se autuado, é multado com sete pontos na carteira e no valor de R$293,47 (duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos).

Publicidade

A questão envolve, também, o bom senso, já que todos que aguardam na fila única tem a mesma necessidade, a de passar para o outro lado, seja no sentido Bairros/Centro ou Centro/Bairros. Apesar disso, o problema reflete uma situação ainda mais grave, que é a necessidade urgente de regularização dos retornos pela Via 040. É o que ressaltou um morador do Bairro Bouganville à redação do JP Agora, entrevistado quando voltava para casa por volta das 17:30 horas, próximo ao Caçapa.

“Todo dia é essa luta. Já teve dia que eu tive que esperar mais de 20 minutos na Astolfo Moreira para acessar a Avenida José Rabelo de Souza e confesso que já entrei na fila dupla porque me faltou paciência para esperar mais. Não sabia que era proibido, agora que sei vou procurar não fazer mais, mas não vou garantir porque isso aqui é um absurdo, a Via 040 falou que ia resolver esses retornos quando pegou a concessão e nunca mais tocaram no assunto” pontuou o motorista, que preferiu não se identificar.

Publicidade

O JP Agora se compromete em continuar acompanhando o caso e a levar a reclamação às autoridades locais para que as providências necessárias sejam tomadas. Até lá, fica o alerta para os motoristas que praticam a conduta nos retornos.

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
19 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Falando só a verdade
6 meses atrás

E só a via 040 fazer uns dois a três túneis que resolve o problema

Moradora de jp
6 meses atrás
Resposta para  Falando só a verdade

Isso mesmo, falou tudo!

DELTON
6 meses atrás

kkkkkk tudo que fizermos estamos errado e a lei , mas a copasa pode nos roubar o cemig pode nos roubar tem que pagar iptu , ipva e tudo mais… tudo contra o cidadão vao pra ………………

Publicidade
EU
6 meses atrás

Dica ao Prefeito!

É de comum acordo que todos que tem o intervalo de trabalho, ou mesmo aqueles que seguem pós-expediente, precisam de um acesso rápido neste ponto.

O prefeito que fizer uma melhoria, que seja duplicando, ampliando ou até mesmo com túneis e/ou passarelas, terá meu apoio incondicional. Pois esta é uma situação recorrente e extremamente irritante e prejudicial à varias pessoas e/ou empresas

Lucas
6 meses atrás

Conglomerado ?? Bairro existe a mas de 20 anos, muitos chamam de ” papagaio ” ? tem outro nome ? achei sensacionalista ein

Falta leitura
6 meses atrás
Resposta para  Lucas

porra irmão, existe só um bairro do lado de lá da BR? o que eles quiseram dizer foi a junção de todos os bairros. papagaio seria tudo aquilo ali do lado de la. conglomerado sim uai, de la tem primavera, maria jose de paula, bouganville 1, 2 e 3, jardim n sei oq, estrela n sei oq, alvorada… sensacionalista é no site ao lado

Publicidade
Silvio
6 meses atrás

B.tarde , e são apenas dois retornos para uma população de mais de 10 mil pessoas que moraram do outro lado da BR 040.
Cadê as trincheiras ? O nosso prefeito diz que é um dos melhores de Minas ???

Zé Povim
6 meses atrás
Resposta para  Silvio

Hahahahaha. Vai sonhando! Essas obras de acesso são de responsabilidade do governo de MG e Via 040(no caso, operadora da rodovia)… o governo de minas está entrando em recuperação, essa Via 040 nunca plantou um centímetro de asfalto desde que assumiu a 040. Espere deitado meu camarada, porque uma obra milionária dessa vai demorar.

Maria
6 meses atrás

Absurdo, em cidades maiores são normais essa situação agora aqui em Jp o certo é ficar andando igual pato atrás da mãe, inacreditável!!!!

Publicidade
Filhos da anarquia
6 meses atrás

Pq não aumenta esse retorno então ? Fácil de resolver .

PEDRO
6 meses atrás

TUDO NESSE PAIS E PROIBIDO CONTRA NOS SEMPRE

Publicidade
Só observando
6 meses atrás

Eu não sabia que era proibido, até pq o retorno cabe tranquilamente até caminhotes que são de grande porte. Poderia fazer uma reportagem sobre o pessoal que faz um gato na contra mão, no retorno em frente o posto trevo II. Inclusive funcionários da prefeitura aos montes. Já levei fechada ali de motorista em vans com logo da prefeitura, querendo acessar o pátio do centro administrativo mais rápido. Maior falta de respeito,boa muitos ali além de estarem na filha dupla que agora sei que é proíbido, ainda empatam o trânsito. Sujerio que demais vereadores apresentem uma proposta tornando a rua… Leia mais »

Miau
6 meses atrás
Resposta para  Só observando

Boooa!

Lucas
6 meses atrás

Muito boa a reportagem! Obrigado por informar!

Publicidade
Lr
6 meses atrás

Falta de sinalização, por isso se torna proibido.

DELTON
6 meses atrás

tudo pode contra nos a favor nada mas brasil , a policia esta ai pra cumprir a lei kkkkkkkkkkkkkk

Publicidade
Júlio Resolve
6 meses atrás

Nossa João Pinheiro e muito atrasada,tem motorista que podemos chamar eles de pé no freio
I outra coisa essa aca de pare pra quem faz o retorno e totalmente errada

Emerson
6 meses atrás

Esperar pelo prefeito estamos ralado, nem os burraco da cidade consegue tapar com tantos dias de sol, em 2024 ele aparece p pedir voto.

Mamando
6 meses atrás
Resposta para  Emerson

Mas agora os votos serão pra esposa dele… Vai lançar ela de candidata pois não pode concorrer a outra reeleição… ou seja se depender dele não vai largar a têta tão cedo…

Publicidade

mais artigos