Publicidade
Só Vem OdontoCompany - 4000 pinheirenses cuidando do sorriso aqui
Publicidade
InícioBrasilProjeto Agronordeste alavanca pequenos produtores regionais

Projeto Agronordeste alavanca pequenos produtores regionais

Publicado em

Promovendo o aumento da produção agrícola e pecuária, o projeto Agronordeste — iniciado em 2019 — inclui também o estado de Minas Gerais no seu plano de atuação. Direcionada a produtores e empreendedores do agronegócio, a iniciativa vem apresentando resultados desde a sua implementação. Em 2022 não foi diferente, com números que se refletem no aumento produtivo e lucrativo das empresas locais neste segmento.

Publicidade
WN Telecom - Publicidade

Diante deste cenário de crescimento atual e com grande potencial futuro, o setor agropecuário nacional também tem captado a atenção de investidores tanto através da abertura de novas iniciativas no agronegócio como da compra de ações on-line. Diversas corretoras de investimentos possuem plataformas seguras e de fácil acesso, atraindo um grande número de pessoas com qualquer nível de experiência que desejem investir em commodities a partir de um lugar com acesso à internet.

Aumento de produtividade e de receita do agronegócio

Desenvolvendo ações que consolidem a presença dos produtores regionais no mercado, o Agronordeste está fechando este ano com números em destaque, de acordo com os dados registrados entre janeiro e setembro. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os pequenos produtores e empresas apoiados no âmbito deste projeto conquistaram aumentos de 16,5% na sua produtividade. Em relação à receita, o crescimento verificado está também em torno dos 16%.

Publicidade
Banho e tosa para seu Pet - POP Pet Center João Pinheiro

Colaborando para auxiliar estes pequenos produtores em todo o processo produtivo, o plano Agronordeste já executou 70% do seu orçamento — dos R$ 90,4 milhões previstos no programa, foram aplicados R$ 63,3 milhões.

Entre os casos de sucesso mais notáveis deste investimento encontra-se o estado do Rio Grande do Norte, que apenas neste ano já atendeu 12 mil vezes os cerca de 4 mil produtores do local. Por sua vez, Minas Gerais também tem se beneficiado com o programa: em 2020 foi celebrada a concretização de 100% dos objetivos de atendimento do Agronordeste para o estado.  

Publicidade

Um setor cada vez mais tecnológico


Com um papel transformador para o agronegócio da região, o Plano Agronordeste também vem se inserindo cada vez mais no universo do digital, principalmente para suprir a incidência de 80% das start-ups nas zonas mais ao sul do país. Para isso, o projeto procura empresas baseadas em tecnologia, com o objetivo tanto de resolver alguns dos problemas dos produtores como de incentivar ainda mais a inovação e o investimento no setor.

Na verdade, o mundo do agronegócio tem apresentado números satisfatórios em todo o território nacional, aproveitando cada vez mais os recursos tecnológicos disponíveis. Prova disso é o crescimento do PIB do agronegócio nacional em 8,36% no ano passado, a maior contribuição desde 2004.

Publicidade

Este cenário influencia de maneira positiva a atratividade do setor, devido principalmente à democratização do acesso ao investimento. Isto é reflexo da presença de plataformas de negociação on-line, as quais oferecem centenas de instrumentos para investimento, aplicativos para smartphone e tablet, serviços globais e regulamentação, além de inúmeros recursos de aprendizagem.

Dessa forma, o agronegócio brasileiro como um todo tem verificado um crescimento exponencial do interesse do público, somando-se aos produtores rurais novos empreendedores que vêm investindo no setor.

Publicidade

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

mais artigos