Em um gesto de protesto e busca por equidade, servidores municipais da cidade de João Pinheiro enviaram uma carta aberta ao prefeito Edmar Xavier Maciel (PDT) na quinta-feira, 27 de julho, questionando a postura do gestor municipal em relação ao reajuste salarial. O documento, destinado ao chefe do executivo, foi recebido pela equipe do JP Agora, e apresenta uma série de queixas relacionadas à gestão salarial do município.
Os servidores se sentem excluídos das decisões administrativas importantes e acusam o prefeito de preferir os membros do executivo e vereadores em detrimento dos trabalhadores da base, ao programar um aumento salarial para estes, enquanto a revisão salarial dos servidores municipais continua sem resposta.
No documento, os trabalhadores expressam sua revolta contra o prefeito por não comparecer ou responder a duas tentativas de reunião marcadas para discutir a questão. Isso alimentou a sensação de descaso e insatisfação entre os servidores, que acreditam que seus direitos estão sendo negligenciados.
A carta também destaca a preocupação dos servidores com a próxima votação para o reajuste salarial do executivo e vereadores, marcada para o dia 7 de agosto. Mesmo que tenham conseguido impedir a votação em duas ocasiões anteriores, temem que na próxima reunião o projeto seja aprovado, garantindo um reajuste para o prefeito e os vereadores, enquanto os trabalhadores da base continuam a ser ignorados.
Os servidores também deixam claro que estão cientes da situação econômica do município e sugerem a possibilidade de dividir o reajuste salarial retroativo a janeiro em parcelas, uma proposta que eles acreditam ser justa e viável.
Diante da situação, os servidores municipais estão reivindicando uma reunião com o prefeito até o dia 5 de agosto para tratar da questão salarial. Além disso, pedem que o prefeito leve o projeto de revisão salarial à Câmara Municipal para ser apreciado pelos vereadores na mesma data da votação do reajuste salarial do executivo e dos vereadores.
Finalizam a carta com um apelo ao prefeito Edmar Xavier Maciel (PDT) para que ele trate de maneira justa e igualitária todos os funcionários do município, independentemente de sua posição ou status. Afinal, reforçam que tanto os membros do executivo quanto os servidores municipais são funcionários públicos e merecem a mesma atenção e respeito.
O prefeito Edmar Xavier Maciel (PDT) ainda não fez declarações públicas sobre a carta aberta enviada pelos servidores municipais de João Pinheiro.
A equipe do JP Agora continuará monitorando a situação em João Pinheiro e fornecerá atualizações conforme novos desenvolvimentos ocorrerem. Até lá, os servidores municipais de João Pinheiro permanecem na expectativa de uma resposta positiva de seu prefeito e uma resolução justa para a questão do reajuste salarial.
Confira, a seguir, a íntegra da carta aberta:
Nós, servidores municipais de João Pinheiro vimos por meia desta, comunicar a sociedade através dos importantes meios de comunicação de que nos dispomos que estamos solicitando ao Prefeito Edmar Xavier Maciel, em caráter de urgência, que ele, como líder do Executivo, encaminhe para a Câmara Municipal o projeto de revisão salarial , garantido por lei , dos servidores municipais, retroativo a janeiro e coloque em pauta na próxima reunião, porque a mesa diretora fez o projeto para a revisão salarial dos vereadores , dos servidores da Câmara, do prefeito e dos seus secretários que será colocado para ser votado dia 07 de agosto. E será injusto que nós servidores municipais sejamos excluídos dos nossos direitos e percamos a data para o projeto do reajuste ir também para a Câmara.
Salientamos que o projeto de revisão salarial dos servidores é de autoria do prefeito e o projeto salarial do prefeito é de autoria da mesa diretora. Como a mesa diretora já está com o projeto deles retroativo a janeiro e o dos servidores ainda não foi como projeto para a Câmara ainda, exigimos urgência, já que também deveria ter sido feito em janeiro e encaminhado.
Nós estamos tentando duas reuniões com o prefeito , mas ele simplesmente não compareceu e não respondeu aos nossos ofícios. Estamos perdendo o tempo indo atrás, não estamos tendo diálogo e infelizmente não estamos conseguindo falar com ele.
Nós já fomos para a câmara duas vezes para não deixar o reajuste salarial deles ser votado. Então foi retirado. Só que os vereadores disseram que na próxima, dia sete, retornarão e que não poderão retirar novamente, que já vai ser votado. E o nosso nada!
Então nós estamos reivindicando o nosso reajuste salarial, que é direito do servidor, dever do administrador . Porque é lei. O deles nem lei é, e todo ano eles votam a favor. Esse ano o reajuste salarial deles você vai ser votado com retroativo a janeiro.
Queremos saber por qual motivo não reúne conosco? Por que não quer enviar o projeto à Câmara e pagar nosso reajuste salarial? Por que não divide o retroativo em parcelas? Qual será a desculpa? Se não podem pagar a todos, não votem em reajustes para si próprios também, isso é ser justo e honesto com o servidor.
Nós fomos à Câmara e à Prefeitura Municipal hoje para conversar com as autoridades do Legislativo e Executivo, mas o prefeito não estava, por isso estamos reivindicando ao Edinho que agende uma reunião no máximo até dia cinco de agosto e que ele esteja presente para tratar conosco sobre a revisão salarial dos servidores em geral (motorista, professores, etc) e firmar o compromisso de levar o projeto à Câmara também no dia 07 de agosto, ou até mesmo antes, para ser apreciado pelos vereadores.
O reajuste salarial inicialmente era 33%, mas em anos anteriores, o prefeito nos prometeu que ele também concederia ( aproximadamente 14,09%) quando o governador sancionasse a lei.
O Governo de Minas concedeu (12,84%) que já se encontra na folha de pagamento do mês de julho, a ser quitada em agosto. E o retroativo a 1º janeiro serão depositados nos meses de setembro, outubro e novembro.
Esperamos que o Prefeito Municipal de João Pinheiro aja com sabedoria e cumpra a lei apresentando os projetos de revisão salarial e pagando tanto para os cargos de confiança, para si próprio, ou para pessoas que entram , ficam quatro anos e saem sem vínculo nenhum, como também para o servidores municipais que são concursados ou contratados a muitos anos pela prefeitura.
João Pinheiro, 27 de julho de 2023.
Servidores Municipais de João Pinheiro
Em nossa gestão, reajustamos os salários dos servidores todos os anos rigorosamente pela inflação do ano anterior, como determina a Lei, somente no último ano em 2016, parcelamos, pois o índice foi alto 10,64%. É muito injusto não reajustar o salário do servidor, já que todos trabalhadores da iniciativa privada tem reajustes anuais.
vão aumentar os salarios dos mala dos veresdores né tadinhos ganhão tão pouco e ainda tem e verba para viajar esse pais é onde e um piada pra nos pagadores de impostos
Dinheiro para fazer festa tem?? Aumentar nosso salário não
Alô Alô! dia 10 de setembro está chegando ai….
Agora dinheiro para fazer festa tem e para saúde não tem.
Verba para eventos e separada de verba da saúde.
Agora temos que fiscalizar se estão sendo usadas de maneira adequada.
Festa dá voto!
Estranho pois aquele secretário da saúde tá gastando dinheiro atoa e rindo deve tá sobrando
Não está satisfeito só pedir conta, no outro dia tem outra pessoa mais jovem e querendo o salário proposto.
Deve ser puxa saco
aprovada Helen agora dinheiro pra festa tem.
Vc trabalha? Caso trabalhe deve saber que todo trabalhador tem direito ao reajuste salarial todo mês de janeiro, devido ao índice de inflação!
Não estamos pedindo aumento salarial e sim o reajuste que é de nosso direito !
Caso você não saiba, não deve ser um cidadão trabalhador, o reajuste salarial é lei!