Publicidade
Atendimento emergencial OdontoCompany João Pinheiro
Publicidade
InícioSaúdeTécnica em Enfermagem do Hospital Municipal de Paracatu testa positivo para coronavírus

Técnica em Enfermagem do Hospital Municipal de Paracatu testa positivo para coronavírus

Mesmo com sintomas a profissional de saúde continuou trabalhando

Publicado em

Uma técnica em enfermagem de 41 anos testou positivo e está com a Covid-19. A direção do hospital Municipal alega que não é possível afirmar que a servidora pegou o vírus no local de trabalho.
Porém, colegas alegam que, mesmo com suspeita e sintomas gripais, a técnica em enfermagem não foi afastada do trabalho. O medo é que ela tenha contaminado outros profissionais de saúde, principalmente no dia 12 desse mês quando, segundo relatos, estava de plantão. Há informações que a servidora contaminada estava tossindo e, mesmo assim, dormiu no repouso, no mesmo quarto, com outra colega de trabalho.
Depois que a notícia se espalhou entre os servidores do Hospital Municipal, ontem pela manhã, a direção e coordenadoria de enfermagem reuniu os servidores no pátio para esclarecer o que estava acontecendo. De acordo ainda com relatos, ontem á noite outra enfermeira, que teve contato com a servidora infectada, procurou a chefia de enfermagem para relatar que estava com febre acima de 38 graus e sinais gripais.
Alguns enfermeiros reclamam que não foram alertados sobre o resultado do teste da colega e querem fazer o exame pra saber se também estão ou não contaminados. Segundo a Secretaria de Saúde, a técnica em enfermagem infectada cumpre isolamento domiciliar e está sendo acompanhada por equipe do Programa de Saúde da Família, próximo à residência dela. O estado de saúde da técnica de enfermagem é estável.
De acordo ainda com a pasta, por meio do Hospital Municipal, ressalta que qualquer profissional da Saúde que apresente sintomas gripais, deve comunicar imediatamente sua chefia imediata e procurar atendimento médico imediatamente. Nestes casos, será realizado o afastamento médico de no mínimo 14 dias do início dos sintomas.
Com relação á técnica de enfermagem ter apresentado sintomas no dia 12 de deste mês e, mesmo assim, teve contato no com colegas no trabalho, de acordo com o Hospital Municipal, houve relatos de que a partir deste dia, a profissional apresentou sintomas iniciais, tendo sido começadas, naquela data, medidas como orientação e isolamento.
A Reportagem do FM REPÓRTER questionou a Secretaria: Por que os demais profissionais só foram avisados na manhã de ontem sobre a servidora ter testado positivo para o coronavírus e não alertados logo no início da suspeita? A resposta é que, Após a coordenação de enfermagem do setor tomar conhecimento do ocorrido, no dia 12, tomou providências para orientar as equipes.
Ainda segundo nota enviada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paracatu, o Hospital Municipal salienta que, no referido caso, a servidora teve contato externo com paciente testado positivo. E ainda que, dentro do Hospital Municipal, todos os funcionários são orientados quanto a prevenção e a postura de cada um, que poderá refletirá na segurança pessoal do mesmo.
A nota diz também que o Município fornece EPIs e o Ministério da Saúde disponibiliza todos os protocolos com relação ao COVID-19, os quais são repassados aos servidores da unidade hospitalar, bem como a outras equipes de saúde do município. E que, desde o início da pandemia, a Vigilância em Saúde vem acompanhando todos os casos positivos e suspeitos do Município de Paracatu.

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
2 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Srita LL
2 anos atrás

Quais as providências que o prefeito e secretário de saúde tomarão com os profissionais de saúde que se deslocam e trabalham em outros municípios com casos confirmados no sentido de preservar a população pinheirense?

Cidadão
2 anos atrás
Resposta para  Srita LL

Boa pergunta afinal isso é muito comum

mais artigos