A confirmação da presença da variante Delta em Paracatu foi divulgada na tarde desta terça-feira (24) durante coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura. A suspeita foi informada para a GRS Unaí na tarde do dia 20 de Agosto de 2021. O Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais identificou que em uma das amostras de exame RT-PCR Sentinelas enviadas para FUNED foi positiva para VOC Delta.
A paciente é uma gestante de 30 anos, que já foi imunizada com as duas dozes da vacina contra a Covid-19, ela apresentou os sintomas no dia 05 de agosto de 2021.
O exame foi realizado no dia 09 de agosto e o resultado foi divulgado no dia 12 de agosto. Segundo a secretaria de saúde, a paciente esteve em isolamento domiciliar dos dias 05 a 15 de agosto, tendo contato anterior com pessoas da sua casa e do trabalho.
A paciente já recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19. A mesma apresentou sintomas leves de gripe, sendo afastada do trabalho. Foi realizado teste com os colegas de trabalho e familiares. Apenas uma pessoa entre as que a paciente teve contato testou positivo para a covid-19.
O caso é um provável contato domiciliar que se deu por caso importado (outro Estado) onde não foi detectado disseminação para outros contatos e devido ao tempo de transmissibilidade outras pessoas não apresentaram sintomatologia. Todavia, para conclusão do caso foi enviado para as autoridades estaduais relatório de investigação para acompanhamento conjunto com o Município.