Publicidade
Ifood chega em João Pinheiro - Pedido a R$ 0,99
Publicidade
Chegou seu momento - Faculdade Cidade de João Pinheiro

Vídeos denegrindo imagem de adolescentes circulam nas redes de João Pinheiro e jovem faz apelo ao JP Agora

A adolescente, de 17 anos, aparece em uma das montagens e procurou o JP Agora no intuito de fazer cessar os compartilhamentos

Diversos vídeos denegrindo a imagem de adolescentes começaram a circular nas redes sociais de João Pinheiro nos últimos dias. O que parece ser brincadeira é crime e aqueles que criaram as montagens podem responder criminalmente pelas edições. O JP Agora entrevistou o advogado Iuri Furtado sobre o assunto.

Publicidade
Lubrificantes em geral na Lubrivaz em João Pinheiro

Nas imagens, fotos de diversos adolescentes são vinculadas a situações variadas que, em tese, seriam ruins para suas imagens. Em todos os casos, se trata de bullying, discriminação e pode configurar, até mesmo, crime de difamação e injúria.

“A prática de utilizar a imagem para fins de denegrir a pessoa, causar constrangimento, pode gerar transtornos que chegam até na esfera criminal, podendo a pessoa que criou um vídeo e quem compartilha nas redes sociais, responder por calúnia, injúria e difamação, dependendo do conteúdo informado” anotou o advogado Iuri Furtado.

Em casos dessa natureza, a identificação dos autores é difícil, mas é possível. Segundo o advogado Iuri Furtado, quem compartilha os conteúdos e ajuda na disseminação do material também pode ser identificado e punido. No caso narrado pela adolescente para o JP Agora, os vídeos foram compartilhados em um grupo chamado “Fofocas JP”, criado no dia 10 de maio de 2021 e que conta com centenas de participantes.

Publicidade
Pop Pet Center em João Pinheiro

“Eu fiquei com muita raiva não só por eu ter aparecido, mas por todos que apareceram. Isso é muito feio e pode até causar brigas. Eu odeio esse tipo de coisa, ainda tem gente que ri dessas palhaçadas e isso são pessoas que gostam de chamar atenção e não tem o que fazer” desabafou a adolescente em entrevista concedida ao JP Agora.

Na entrevista concedida ao JP Agora, o advogado Iuri Furtado disse que o direito de imagem é resguardado pela Constituição Federal, mas situações como esta retratada pela adolescente estão se tornando mais corriqueiras nos últimos anos e que isso pode acarretar em indenização por danos morais.

“Infelizmente, com a evolução e maior acessibilidade ao mundo virtual, a prática do uso sem autorização da imagem de uma pessoa está se tornando corriqueira. E, quando feita com o intuito de denegrir a pessoa, causar constrangimento, pode gerar transtornos que chegam até na esfera criminal, podendo a pessoa que criou um vídeo e quem compartilha nas redes sociais responder por calúnia, injúria e difamação, dependendo do conteúdo informado, sem prejuízo de indenização por danos morais.”

A pessoa que está passando por essa situação e quer ir atrás de seus direitos deve primeiro procurar a autoridade policial e providenciar o registro de ocorrência. É o que explica Iuri Furtado.

Publicidade
Raimundo Contabilidade em João Pinheiro

“Quando a pessoa se deparar com uma situação no qual sua imagem está sendo violada, deve procurar imediatamente as Autoridades Policiais para registro de um Boletim de Ocorrência e para serem tomadas as providências cabíveis. A recomendação para uma pessoa que é vítima nesses casos é colher todos os tipos de provas acerca das pessoas que estão compartilhando o conteúdo sem sua autorização.”

Por fim, Iuri Furtado também recomendou que é de extrema necessidade a contratação de um advogado para o ajuizamento de uma ação criminal, já que se tratam de crimes de ação privada.

“Como os crimes de calúnia, injúria e difamação se tratam de crimes de ação privada, deve ser contratado um advogado para ajuizar uma ação criminal chamada de Queixa Crime contra estes indivíduos. Cabe lembrar que a utilização da imagem prejudicando a honra e a imagem de um menor de idade, pode acarretar consequências graves para os responsáveis. As indenizações relativas ao uso indevido da imagem de uma pessoa, são aplicadas, dependendo de cada caso. Portanto uma orientação é que caso receba qualquer tipo de conteúdo que prejudique a imagem de outra pessoa, não compartilhe, pois as consequências podem ser bastante onerosas.”

23 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
23 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Raissa
1 ano atrás

Isso e uma falta de respeito. Eu faria o mesmo procurava um advogado?

Pqp
1 ano atrás

O bom das picuinhas é que quem não está nos grupos, ficam sabendo pelos meios de comunicação… Enfim.

Se tivesse uma indústria boa, um comércio forte com salários digno essa moçada tava tudo trabalhando e sem tempo pra ficar de bobeiras.

Mente desocupada escritório do diabo.

Realista
1 ano atrás
Resposta para  Pqp

Haha a culpa agora é de industria, comercio forte blablabla.. Quem ta fazendo devia procurar um servicim mesmo , mas nao vai mesmo. Essa geração tem uma parte podre, ja era

Publicidade
Pé de cana
1 ano atrás

Isso é falta do que fazer

Menor
1 ano atrás

E por isso que essa cidade nunca vai pra frente. Ao invés de esses procurar fazer um curso , estudar , procurar um serviço prefere cuidar da vida alheia… Gente sem noção.. vão procurar algo pra distrair a mente de vocês…

Cidadão
1 ano atrás
Resposta para  Menor

Serviço tem pra todos lado de jp oque falta é coragem . Essu que eles não tem

Publicidade
Só observando
1 ano atrás

Com tantos erros de português é nítido a falta de escolaridade de quem está criando os vídeos. Deveria era fazer uns cursos por q está é com tempo sobrando.

Certo pelo certo
1 ano atrás

Tem uma pessoa me devendo 280 reais nao paga se eu posta a foto dela nos classificado sera q ela me paga ,ou contrata um advogado para me processar????

Publicidade
Menor
1 ano atrás

Cidadezinha sem futuro.. nunca vai prosperar em quanto tiver gente baixa assim…. Falar do outro não absolveram os seus pecados…

Radical
1 ano atrás

Isso é recalque de adolescente sem o que fazer ,toma birra das bonitas e faz esses vídeos idiotas por palhaçada é tudo inveja

Anônimo
1 ano atrás
Resposta para  Radical

Mais quem nesse vídeo que e bonita? Kkktudo feia

Publicidade
Ju
1 ano atrás

Alexa Indignada KKKKKK

Xuxu
1 ano atrás

Eu sei como descobrir que tá fazendo

seila
1 ano atrás
Resposta para  Xuxu

análise de metadados? não funciona

Publicidade
Nabucodonosor
1 ano atrás

onde vejos os vídeos?

Eu
1 ano atrás

Cê tá doido,já morei em vários lugares,mas só aqui em JP que o povo deixa de fazer algo de útil pra poder fazer fofoca e bisbilhotar vida alheia, não é de se estranhar de ter tanto corno aqui, também ocara deve deixar a mulher dele pra fofocar e espalhar a vida dos outros……………o lugarzinho atrasado e do povo de mente bitolada, só se vê cagada nessa cidade.

Sou eu
1 ano atrás
Resposta para  Eu

Se a cidade é tão ruim assim e vc já morou em cidades melhores, a saída da cidade é a serventia da casa vai embora, a cidade aq é boa, moro aq a 30 anos, é só vc não se envolver com aquilo que vc não gosta… Ok

Publicidade
Chico
1 ano atrás

Elas dá igual umas cachorra ta tudo fazendo corre e ainda q achar ruim kkkmkkk me polpe

Anônimo ?
1 ano atrás

Povinho sem oque fazer….
Credoo?

Publicidade
Abbb
1 ano atrás

Quero ver e a pessoa que fez da as cara pq se foi bom o suficiente pra fazer tem que ser pra assumir o b.o tmb ?

Cruzeirense
1 ano atrás

Inveja seu corpo,seu carro,sua casa,ser humano tá foda

Publicidade
Cruzeirense
1 ano atrás

Só tem mina bonita no vídeo porque ibilino mulher é invejosa mesmo!

Benedito
1 ano atrás

Uai so pra nois Mineiro isso é uma coisa difice né sor trem tá feio

Publicidade

Artigos relacionados

Últimas Notícias