InícioCidade5G não chega a João Pinheiro, mas é autorizado em outras 14...

5G não chega a João Pinheiro, mas é autorizado em outras 14 cidades de Minas Gerais

A mais recente tecnologia de internet móvel, 5G, expande sua presença em Minas Gerais, mas João Pinheiro permanece fora da lista de beneficiados

Publicado em

João Pinheiro e seus habitantes ainda aguardam a chegada da nova tecnologia 5G, que foi liberada em mais 14 municípios mineiros nesta semana, conforme anunciado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). As empresas que prestam serviços de internet nas cidades contempladas já estão autorizadas a solicitar a ativação deste avanço tecnológico, segundo suas estratégias comerciais.

Os 14 municípios contemplados essa semana são Araxá, Bela Vista de Minas, Itabira, Ituiutaba, João Monlevade, Lavras, Muriaé, Nova Era, Nova Serrana, Patos de Minas, Rio Piracicaba, Santa Rita do Sapucaí, Teófilo Otoni e Ubá. As empresas que prestam serviços de internet nas cidades agora autorizadas já podem solicitar a ativação deste avanço tecnológico, segundo suas estratégias comerciais. Atualmente, 212 municípios brasileiros estão na lista de liberações nesta fase. A Algar Telecom conquistou a licitação para implementação da tecnologia em Minas Gerais, embora a data específica para ativação do 5G nas cidades listadas ainda seja incerta.

Juscelino Filho, ministro das Comunicações, enfatizou a relevância das liberações, salientando que os benefícios da quinta geração de dados móveis vão além do uso cotidiano em dispositivos móveis. Setores como segurança, educação e saúde serão acentuadamente melhorados, sem mencionar avanços significativos para a indústria.

A atualização para o sinal 5G, no entanto, traz um alerta para os usuários de antenas parabólicas tradicionais nestas cidades: a necessidade de mudança para o modelo digital. A ativação do 5G pode causar interferências no sinal das antenas convencionais, resultando em chiados, chuviscos e até a perda de canais.

Para auxiliar na transição, famílias de menor renda nas 14 cidades mencionadas podem agendar a recepção gratuita de um kit com a nova parabólica digital, desde que estejam inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) e utilizem uma antena parabólica tradicional em suas residências. A Siga Antenado, responsável pelo apoio à população durante esta migração, estima que cerca de 16,8 mil famílias serão assistidas neste conjunto de municípios.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


1 Comentário
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Pessoa
9 meses atrás

Localidades com o tamanho da população de João Pinheiro só vão ter 5G a partir de 2028.