A secretaria municipal de saúde, divulgou nesta segunda-feira (5) uma nota esclarecimento que 190 detentos do presídio de Paracatu, testaram positivo para Covid-19, mas que estão recuperados da doença.
Vinte e três detentos do presídio de Paracatu testaram positivo para Covid-19 por meio de exame RT-PCR. Os pacientes tiveram alta médica no sábado (3), depois de cumprirem período de quarentena, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Em razão de outros nove casos sintomáticos e positivos também, descobertos na unidade, ainda no mês de agosto, a secretaria adotou a estratégia de realização de inquérito epidemiológico como ação preventiva para controle do surto. Foram realizados testes sorológicos em todos os servidores e internos.
A secretaria ressalta ainda que foram testados 251 pessoas assintomáticas, confirmando 190 positivos para Covid-19. Em razão da contaminação, foi adotado o protocolo de surto e os profissionais de saúde monitoraram todos os contatos próximos. Todos os casos foram recuperados.