Desde meados de março, a Prefeitura Municipal de João Pinheiro – MG tem trabalhado para tentar conter o avanço do Covid-19 no município através de vários decretos do Prefeito Edmar Xavier. A evolução dos casos se manteve controlada por vários meses, até que o número de casos aumentou drasticamente em novembro em virtude do relaxamento natural das pessoas para com as medidas de prevenção. Pensando nisso, o executivo pinheirense publicou um novo decreto reafirmando as regras já estabelecidas anteriormente.
Bares, restaurantes e lanchonetes continuam obrigados a fornecerem álcool em gel na entrada e em todas as mesas, além de exigir que os clientes utilizem máscara quando for circular dentro do estabelecimento. A disposição das mesas deve continuar obedecendo a distância de dois metros com o limite de 4 pessoas por mesa, ficando proibido a permanência de clientes em pé, assim como proibido o atendimento aos clientes que não estejam acomodados nas mesas.
O estabelecimento que descumprir as regras, segundo as determinações do novo decreto, após a notificação do serviço de fiscalização, terá o alvará suspenso por dez dias consecutivos. Caso reitere o descumprimento, incorrerá em multa fixada pela Lei Municipal 2.459/2020. O cliente que se recusar a cumprir as determinações será notificado e também incorrerá em multa de aproximadamente R$ 200,00 (duzentos reais). Em ambos os casos, a polícia poderá ser acionada para dar apoio aos fiscais e aos donos dos estabelecimentos, caso necessário.
A grande novidade trazida pelo novo decreto foi a suspensão imediata e por prazo indeterminado dos alvarás de casas de shows e de sítios de aluguel, ficando completamente proibida a realização de festas e eventos. Outra novidade foi a proibição de torneios esportivos de qualquer gênero, sob pena de multa e suspensão do alvará de funcionamento.
As regras para as academias e para o comércio em geral foram praticamente apenas ratificadas, tais como, a utilização de máscara, uso de álcool gel na entrada e no interior do estabelecimento, assim como a fixação de cartaz indicativo das normas de prevenção do Covid-19 e do novo decreto em local visível.
Números do coronavírus em João Pinheiro
Os números da Covid-19 aumentaram mais uma vez em João Pinheiro. Segundo a Secretaria de Saúde, 4 casos foram confirmados de sábado (28) para domingo (29) e 14 casos de domingo (29) para segunda-feira (30). Mais 4 pessoas conseguiram se livrar por completo do vírus.
Assim, 197 pessoas estão com coronavírus hoje em João Pinheiro – MG, totalizando 570 pacientes já recuperados. 774 casos foram confirmados, além dos 200 internos do presídio, que também já se recuperaram.
Sete óbitos foram confirmados e o município não tem nenhum sob investigação. 70 casos foram notificados de domingo para segunda-feira. Confira a íntegra da nota divulgada pela epidemiologia hoje.
