InícioCidadeFamílias invadem terras em Brasilândia de Minas e PM é acionada para...

Famílias invadem terras em Brasilândia de Minas e PM é acionada para retirá-los do local

Invasores alegam que as terras não pertencem a ninguém; Vallourec acionou a polícia para conter a situação

Publicado em

Cerca de 50 famílias invadiram uma parcela das terras da Vallourec em Brasilândia de Minas sob o argumento de que o local não pertence à empresa. O movimento, que conta com crianças e idosos, foi coibido pela Polícia Militar, mas a ocupação ainda não foi desfeita. Um dos organizadores acusaram a PM de manterem os ocupantes em cárcere privado. Entenda.

Segundo apurado com um operador do Codebras, representante dos trabalhadores, em entrevista concedida ao JP Agora, a ocupação iniciou-se na última segunda-feira, 15 de novembro, e seguia pacífica e sem resistência até a tarde do último domingo (21), quando a PM chegou no local determinando que todos saíssem. As famílias ocupantes, no entanto, não atenderam à ordem policial e permaneceram no local.

O representante contou, ainda, que diante da recusa dos ocupantes, a PM cercou todo o local e está impedindo a entrada e saída de qualquer pessoa às adjacências da ocupação. O organizador da ocupação apontou que a justiça ainda não determinou a saída das famílias, o que, segundo ele, impede a ação dos policiais.

“O local é terra devoluta, não pertence à Vallourec. Não queremos terras da empresa. A justiça é que vai tomar as medidas cabíveis. O juiz defere a liminar, os trabalhadores recorrem e o processo continua tramitando. Não é como a PM fez, cercando todas as entradas” pontuou o representante ao repórter do JP Agora.

Resumidamente, terras devolutas são terras públicas sem destinação pelo Poder Público e que em nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, ainda que estejam irregularmente sob sua posse. O termo “devoluta” relaciona-se ao conceito de terra devolvida ou a ser devolvida ao Estado. O JP Agora tentou descobrir se a Vallourec já ajuizou ação de reintegração de posse do local, mas, até o fechamento da reportagem, não obtivemos nenhuma resposta.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


22 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Bolsonaro2022
2 anos atrás

Uma Vergonha Para Sociedade Brasilandense! Por isso a Cidade não sai do atraso, tanto na Política como as Próprias pessoas as quais querem invadir vem agirem de Forma desonesta…Porque não trabalham é junto Dinheiro para comprar seu pedaço de Terra! Querem Terra não para Trabalha é sim para ganharem dinheiro Público…Muitos Assentamentos aí na Região é Prova viva disto que mais de 80% venderam. A Serra de Brasilândia tem muito Terra Devoluta porque não invadem lá. Terra na Beira do Rio todos querem para construírem seus Ranchos de Pesca é nada Fazerem…#Retiradajá #InvasãoNão #VaoTrabalharpraComprar

Gabiru
2 anos atrás

Eu também não estou entendendo o porquê de esse pessoal achar que podem invadir qualquer terra. É cada uma!

Realista
2 anos atrás

Uma vergonha para sociedade Brasilandenae, uma pessoa como Valdeci cobrar 2 mil reais por familia para invadir terras alheias. nao tem vergonha e depois fica pregando de bom samaritano para a sociedade. toda politica se candidata a prefeito…imagina um prefeito que apoia e se presta a esse tipo de coisa. toma vergonha. os outros envolvidos nao precisa nem falar…vivem de dar tombos nos outros…e ainda tem um bobo q apoia e enchem o bolao deles de dinheiro, com falsas esperanças…estao precisando mesmo é ter vergonha na cara e ganhar o seu honestamente. ja invadiram a codevasf….o bom seria se invadissem… Leia mais »

💵DeTroxaE💼dMalandro🤣
2 anos atrás
Resposta para  Realista

Só Falou Verdades Fica por trás de um Microfone na Rádio pagando de Bom Samaritano…É pegando Dinheiro de uma 1/2 duzia de Bestas que ainda cai num Golpe Deste! 2 Mil Reais para Invandir Terra Alheia, tem que Cair na Borracha Pra aprender…. “Já Dizia Os Antigos – Enquanto existir Farinha de Mandioca Terá Meia dúzia de Retardado pra Levar Golpe de Gente Mala…” Tá aí a Prova Viva aposto que essas Famílias após serem retiradas de lá não receberam seu dinheiro de Volta…. Sr.Valdeci é Amarozan, tomem Vergonha na Cara e Parem de Explorar esses Pobre coitados que ainda… Leia mais »

AVB
2 anos atrás

O pior de tudo e que com a fechamento das estradas atrapalhar nós trabalhadores que passamos por lá .e não temos nada a ver com a invasão .

Jean
2 anos atrás

Aposto que todos têm casas e terras, virou moda , vagabundo invadir terra pra vender depois. Merecem bala de borracha.

Última edição 2 anos atrás by Jean
Geraldo
2 anos atrás

DESSE O CACETE POI PRA FORA.

Irônico
2 anos atrás

Se a Valourec tem a posse, eles devem respeitar isso. Terra Devoluta ninguém tem posse, pois está a cargo do Estado! Precisam se informar melhor antes de saírem invadindo.

Anônimo
2 anos atrás

Se não tem dono, não quer dizer que eles são donos. Aposto que são todos apoiadores do Lula.

Filhos da anarquia
2 anos atrás

Só esperaram a fazenda fechar pra invadir , que vergonha, ano que vem ele voltam a plantar tudo de novo tal do MST e tudo imprestável .

@
2 anos atrás

Se a terra não é de ngm quem invade primeiro é o dono,no caso a valourec né kkk,é cada uma q me aparece,povo sem o q fazer.

Edson
2 anos atrás
Resposta para  @

Pucha saco deve ser dicionário vai levar um pé na bunda ainda

@
2 anos atrás
Resposta para  Edson

Acredita q não sou…porém não apoio vagabundo,pq pra mim uma pessoa,ou um grupo de pessoas q ao invez de estar trabalhando pra sustentar a si próprio e sua família,estar atoa invadindo terras é vagabundo sim…muitos aí passam até fome pra ficar acampado pra ganhar a terra e depois torrar no dinheiro,pq trabalhar nessa terra isso eles não tem coragem…é sempre a msm barbela,filme velho repetido

@aa
2 anos atrás

O vídeo ficou bem claro, a empresa tem posse do local e o bando de vagabundos quer invadir. Usando algumas pessoas simples para falar pelos representantes. Ficou barato essa reintegração, tinha que ter cortado no cacete pra pagar o tempo e gasto que a PM teve pra tirar esses sem o que fazer dai, acha que todo mundo é atoa igual vocês.

Beto
2 anos atrás

Os malas colocam crianças e velhos á frente para tentar comover ás pessoas.Coitada das crianças não sabem nem ó que estão fazendo ali.Ó nome já diz tudo INVASÃO.

Tor
2 anos atrás

Que pena que a polícia não atirou e nenhum desses bandidos,bandido tem que tomar cacete,bando de vagabundo.

Henrique
2 anos atrás

A polícia tinha que chegar e descer o pão nesse bando de vagabundos que não tem nada pra fazer querem ocupar terras e depois vender caro e novamente sair a procura de mais terras bando de vagabundos que não sabem oque é a palavra trabalho ficam a espera de oportunidades como está então é a hora da polícia mostrar a força e descer o pão nesses bando de desocupados é por isso que Brasilândia de Minas não vai pra frente

Anonimato
2 anos atrás

Em vez de ficar atoa nisso ai ,procurem um servico cambada

Girassol
2 anos atrás

É brincadeira né gentekkkk cambada vai procurar o que fazer,polícia tinha de ter mandado bala mesmo. ERA DE SEM TERRA já foi povo de Deus isso é passado!!vai ralar faz uma boa economia que vc compra umas boa lá perto do riiiio afff cada coisa

TOTALMENTE IRÔNICO
2 anos atrás

UAI GENTE, QUANDO MATA GENTE AQUI, NUM VEM ESSE TANTO DE PULIÇA NÃO NÉ?

QUANDO MATAR UM AQUI AGORA, VAMOS CHAMAR ESSA CAMBADA DE RRRRAAAAAGGGGAAAABUUUUNNNNDDDDOOOO PARA ACAMPAR EM VOLTA DO CORPO, PRA VER SE VEM ESSE TANTO DE PULIÇA INVESTIGAR QUEM MATOU E PORQUÊ.

AGORA FICOU FÁCIL DE SABER COMO É QUE CHAMA OS HÔMI DA LEI E ÊIS VEM LIGEIRO.

Opa
2 anos atrás

Se a empresa não tem documento da terra pq ela tem posse?

Vivian
2 anos atrás
Resposta para  Opa

Porque ela usa as terras, pela lei do mais forte a empresa paga bons advogados e vigia a terra com drones, já foi feito mapeamento e está terra é devoluta, o movimento tenta invadir a muitos anos está terra sem documentos, mas eles sempre chamam a polícia e pagam bons advogados para retirar o povo na justiça.