Cerca de 50 famílias invadiram uma parcela das terras da Vallourec em Brasilândia de Minas sob o argumento de que o local não pertence à empresa. O movimento, que conta com crianças e idosos, foi coibido pela Polícia Militar, mas a ocupação ainda não foi desfeita. Um dos organizadores acusaram a PM de manterem os ocupantes em cárcere privado. Entenda.
Segundo apurado com um operador do Codebras, representante dos trabalhadores, em entrevista concedida ao JP Agora, a ocupação iniciou-se na última segunda-feira, 15 de novembro, e seguia pacífica e sem resistência até a tarde do último domingo (21), quando a PM chegou no local determinando que todos saíssem. As famílias ocupantes, no entanto, não atenderam à ordem policial e permaneceram no local.
O representante contou, ainda, que diante da recusa dos ocupantes, a PM cercou todo o local e está impedindo a entrada e saída de qualquer pessoa às adjacências da ocupação. O organizador da ocupação apontou que a justiça ainda não determinou a saída das famílias, o que, segundo ele, impede a ação dos policiais.
“O local é terra devoluta, não pertence à Vallourec. Não queremos terras da empresa. A justiça é que vai tomar as medidas cabíveis. O juiz defere a liminar, os trabalhadores recorrem e o processo continua tramitando. Não é como a PM fez, cercando todas as entradas” pontuou o representante ao repórter do JP Agora.
Resumidamente, terras devolutas são terras públicas sem destinação pelo Poder Público e que em nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, ainda que estejam irregularmente sob sua posse. O termo “devoluta” relaciona-se ao conceito de terra devolvida ou a ser devolvida ao Estado. O JP Agora tentou descobrir se a Vallourec já ajuizou ação de reintegração de posse do local, mas, até o fechamento da reportagem, não obtivemos nenhuma resposta.
Uma Vergonha Para Sociedade Brasilandense! Por isso a Cidade não sai do atraso, tanto na Política como as Próprias pessoas as quais querem invadir vem agirem de Forma desonesta…Porque não trabalham é junto Dinheiro para comprar seu pedaço de Terra! Querem Terra não para Trabalha é sim para ganharem dinheiro Público…Muitos Assentamentos aí na Região é Prova viva disto que mais de 80% venderam. A Serra de Brasilândia tem muito Terra Devoluta porque não invadem lá. Terra na Beira do Rio todos querem para construírem seus Ranchos de Pesca é nada Fazerem…#Retiradajá #InvasãoNão #VaoTrabalharpraComprar
Eu também não estou entendendo o porquê de esse pessoal achar que podem invadir qualquer terra. É cada uma!
Uma vergonha para sociedade Brasilandenae, uma pessoa como Valdeci cobrar 2 mil reais por familia para invadir terras alheias. nao tem vergonha e depois fica pregando de bom samaritano para a sociedade. toda politica se candidata a prefeito…imagina um prefeito que apoia e se presta a esse tipo de coisa. toma vergonha. os outros envolvidos nao precisa nem falar…vivem de dar tombos nos outros…e ainda tem um bobo q apoia e enchem o bolao deles de dinheiro, com falsas esperanças…estao precisando mesmo é ter vergonha na cara e ganhar o seu honestamente. ja invadiram a codevasf….o bom seria se invadissem… Leia mais »
Só Falou Verdades Fica por trás de um Microfone na Rádio pagando de Bom Samaritano…É pegando Dinheiro de uma 1/2 duzia de Bestas que ainda cai num Golpe Deste! 2 Mil Reais para Invandir Terra Alheia, tem que Cair na Borracha Pra aprender…. “Já Dizia Os Antigos – Enquanto existir Farinha de Mandioca Terá Meia dúzia de Retardado pra Levar Golpe de Gente Mala…” Tá aí a Prova Viva aposto que essas Famílias após serem retiradas de lá não receberam seu dinheiro de Volta…. Sr.Valdeci é Amarozan, tomem Vergonha na Cara e Parem de Explorar esses Pobre coitados que ainda… Leia mais »
O pior de tudo e que com a fechamento das estradas atrapalhar nós trabalhadores que passamos por lá .e não temos nada a ver com a invasão .
Aposto que todos têm casas e terras, virou moda , vagabundo invadir terra pra vender depois. Merecem bala de borracha.
DESSE O CACETE POI PRA FORA.
Se a Valourec tem a posse, eles devem respeitar isso. Terra Devoluta ninguém tem posse, pois está a cargo do Estado! Precisam se informar melhor antes de saírem invadindo.
Se não tem dono, não quer dizer que eles são donos. Aposto que são todos apoiadores do Lula.
Só esperaram a fazenda fechar pra invadir , que vergonha, ano que vem ele voltam a plantar tudo de novo tal do MST e tudo imprestável .
Se a terra não é de ngm quem invade primeiro é o dono,no caso a valourec né kkk,é cada uma q me aparece,povo sem o q fazer.
Pucha saco deve ser dicionário vai levar um pé na bunda ainda
Acredita q não sou…porém não apoio vagabundo,pq pra mim uma pessoa,ou um grupo de pessoas q ao invez de estar trabalhando pra sustentar a si próprio e sua família,estar atoa invadindo terras é vagabundo sim…muitos aí passam até fome pra ficar acampado pra ganhar a terra e depois torrar no dinheiro,pq trabalhar nessa terra isso eles não tem coragem…é sempre a msm barbela,filme velho repetido
O vídeo ficou bem claro, a empresa tem posse do local e o bando de vagabundos quer invadir. Usando algumas pessoas simples para falar pelos representantes. Ficou barato essa reintegração, tinha que ter cortado no cacete pra pagar o tempo e gasto que a PM teve pra tirar esses sem o que fazer dai, acha que todo mundo é atoa igual vocês.
Os malas colocam crianças e velhos á frente para tentar comover ás pessoas.Coitada das crianças não sabem nem ó que estão fazendo ali.Ó nome já diz tudo INVASÃO.
Que pena que a polícia não atirou e nenhum desses bandidos,bandido tem que tomar cacete,bando de vagabundo.
A polícia tinha que chegar e descer o pão nesse bando de vagabundos que não tem nada pra fazer querem ocupar terras e depois vender caro e novamente sair a procura de mais terras bando de vagabundos que não sabem oque é a palavra trabalho ficam a espera de oportunidades como está então é a hora da polícia mostrar a força e descer o pão nesses bando de desocupados é por isso que Brasilândia de Minas não vai pra frente
Em vez de ficar atoa nisso ai ,procurem um servico cambada
É brincadeira né gentekkkk cambada vai procurar o que fazer,polícia tinha de ter mandado bala mesmo. ERA DE SEM TERRA já foi povo de Deus isso é passado!!vai ralar faz uma boa economia que vc compra umas boa lá perto do riiiio afff cada coisa
UAI GENTE, QUANDO MATA GENTE AQUI, NUM VEM ESSE TANTO DE PULIÇA NÃO NÉ?
QUANDO MATAR UM AQUI AGORA, VAMOS CHAMAR ESSA CAMBADA DE RRRRAAAAAGGGGAAAABUUUUNNNNDDDDOOOO PARA ACAMPAR EM VOLTA DO CORPO, PRA VER SE VEM ESSE TANTO DE PULIÇA INVESTIGAR QUEM MATOU E PORQUÊ.
AGORA FICOU FÁCIL DE SABER COMO É QUE CHAMA OS HÔMI DA LEI E ÊIS VEM LIGEIRO.
Se a empresa não tem documento da terra pq ela tem posse?
Porque ela usa as terras, pela lei do mais forte a empresa paga bons advogados e vigia a terra com drones, já foi feito mapeamento e está terra é devoluta, o movimento tenta invadir a muitos anos está terra sem documentos, mas eles sempre chamam a polícia e pagam bons advogados para retirar o povo na justiça.