O Município de João Pinheiro receberá a peça de teatro “A Descoberta de Quim Labareda” nas escolas municipais nesta terça e quarta-feira, 07 e 08 de dezembro. A iniciativa, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizada pelo Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura, com produção do Grupo Komedi e patrocinado pelo Minasligas.
De acordo com o Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, as queimadas têm aumentado no Brasil, que já registra mais da metade dos focos de incêndio florestal de toda a América do Sul. Além das causas naturais, um incêndio florestal pode também ser causado por ações humanas (como fogo atado, queima para limpeza, fósforos e pontas de cigarros acesos atirados ao chão, fogueiras e balões), por isso a importância de uma educação preventiva.
Em solo mineiro, Quim Labareda visita duas cidades. Na terça-feira (07), serão apresentadas duas sessões na Escola Estadual José Romero da Silveira (às 10h e 13h30), em João Pinheiro. No dia seguinte, a peça continua no município para mais duas sessões (às 09h30 e 13h30) na EM Jovino Silveira. Na sexta-feira (10), o espetáculo segue para Belo Horizonte com sessão dupla na Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca (às 10h e 13h30), encerrando a circulação mineira. Além da peça, o público também receberá, gratuitamente, o livro homônimo, expandindo a experiência cultural.
Escrita por Sérgio Vale e dirigida por Adriano Veríssimo, a peça tem duração de 45 minutos e promove um espetáculo de alto nível técnico, com linguajar leve e claro para fácil compreensão do público-alvo. Cativante e interativa, a peça faz uso de música, danças e fantoches para torná-la mais lúdica e atrativa. “Nossa intenção é comprometer o pequeno cidadão quanto a importância da preservação da natureza, alertando sobre os perigos das queimadas que prejudicam o solo, o ar, os animais e causam apagões nas cidades”, comenta Ewerton Silvino, supervisor de eventos do Grupo Komedi.
O espetáculo conta a história de Quim Labareda, uma pequena fagulha que vivia triste e pensativa por saber que o fogo fazia mal ao homem. Ao perceber a tristeza do filho, sua mãe, dona Chama, mostra a ele que ambos sempre estiveram juntos, mas que o afastamento ocorreu pelo uso errado que o homem fazia do fogo. Fazendo uma viagem no tempo e com a ajuda do Doutor Cenoura e da dona Água, a dona Chama mostra ao filho as causas de tamanha destruição e o ensina sobre como homem e fogo podem continuar juntos a partir do equilíbrio.
Incentivadora das ações nos três municípios, a Minasligas realiza – desde sua fundação – iniciativas e práticas de responsabilidade social, patrocinando e apoiando programas nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e cidadania.
“A Descoberta de Quim Labareda”
Escola Estadual José Romero da Silveira
- Sessão 1: Terça-feira, 07 de dezembro de 2021, às 10h
- Sessão 2: Terça-feira, 07 de dezembro de 2021, às 13h30
Endereço: Rua Izidorio Nicolau de Araújo, 611 Santa Cruz, João Pinheiro (MG)
Escola Municipal Jovino Silveira
- Sessão 1: Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, às 09h30
- Sessão 2: Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, às 13h30
Endereço: Av. José Basílio da Silva, 306, Cana Brava – João Pinheiro (MG)