O pinheirense Paulo Henrique de Abreu Cunha recebeu, no dia 26 de novembro, a medalha Desembargador Hélio Costa, maior honraria concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais a pessoas de destaque envolvidas com a justiça mineira. Há 14 anos trabalhando com o Direito, Paulo Henrique começou sua carreira jurídica como estagiário no fórum de João Pinheiro e passou por comarcas importantes assessorando juízes nas mais diversas causas.
Tendo sua origem no ano de 1995 por meio da Resolução nº 296, a medalha foi criada em homenagem ao Desembargador Hélio Costa, que foi Corregedor-Geral de Justiça e Presidente do TJMG, e é uma das mais importantes do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais sendo instituída para agraciar aqueles que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário e que hajam por merecer especial distinção.
A escolha é feita por uma Comissão Especial e pode ser concedida a cada dois anos, podendo ser agraciado qualquer pessoa da comunidade, independentemente de integrar, ou não, os quadros do Poder Judiciário.
O servidor Paulo Henrique de Abreu Cunha, que foi o homenageado, é natural de João Pinheiro, sendo sua família formada por sua esposa Laíze Camargos, sua mãe Ana Gomes de Abreu e seu pai Hélio Gomes da Cunha (in memoriam), tendo como irmãos Pedro Abreu e Ana Paula, além da sobrinha Sofia.
O homenageado começou os seus estudos na área jurídica no ano de 2006 e no ano seguinte iniciou o estágio no fórum local e tendo, após a sua formação, a oportunidade de trabalhar como assessor do Juiz de Direito, Dr. José Henrique Mallmann, muito querido por várias pessoas em João Pinheiro, tendo trabalhado com ele nas Comarcas de Santa Rita do Sapucaí e Poços de Caldas, ambas na região sul de Minas Gerais. Posteriormente, e com outros Juízes, também trabalhou nas Comarcas de Várzea da Palma, Pará de Minas e retornou para João Pinheiro em dezembro de 2017 para trabalhar com o Dr. Rodrigo Martins Faria, que atualmente é Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJMG.
A honrosa distinção se deu em razão do empenho realizado pelo servidor Paulo Henrique no trato diário da sua função, que vai além das atribuições habituais, ganhando notoriedade a preocupação, o zelo e a constante busca de soluções até então impensadas para a resolução dos entraves que ocasionavam o congestionamento além do razoável de processos e que gerou, a partir da utilização de métodos criativos, impactos positivos na redução do acervo processual e na melhoria do fluxo de trabalho, agilizando, na medida do possível, a tramitação dos processos.
Durante a solenidade, o agraciado manifestou a sua alegria por receber essa importante medalha. “Sinto-me muito honrado e agradecido por tão relevante condecoração e ela me traz, além de saudáveis recordações de todos estes anos de serviços em várias regiões do Estado, a renovação do compromisso de bem servir. É uma sensação única em minha vida e ainda que muito tempo se passe, essa homenagem ficará marcada em meu coração, com extrema gratidão. Recebo a medalha em meu nome, mas a compartilho com inúmeras pessoas que estiveram comigo nesta caminhada”, ressaltou Paulo Henrique.
O Dr. Maurício Pinto Filho, Juiz de Direito e Diretor do Foro, destacou as qualidades do homenageado ressaltando a dedicação e o comprometimento do servidor, que sempre trabalha objetivando os melhores resultados para o Poder Judiciário, buscando otimizar os procedimentos internos, com a maior economia de tempo, inclusive para o processo e que é tão precioso, e de recursos públicos, tendo atuação de destaque na Comarca de João Pinheiro que, sob a direção do Dr. Rodrigo Martins, se tornou uma das referências em Gestão Judiciária no Estado de Minas Gerais.
A solenidade aconteceu no dia 26 de novembro no Salão do Tribunal do Júri desta Comarca de João Pinheiro contando com a presença de amigos, familiares e colegas de trabalho do homenageado, além do Juiz de Direito e Diretor do Foro, Dr. Maurício Pinto Filho, da Promotora de Justiça, Dra. Fabiana Pereira de Lima Lopes, do Prefeito Municipal, Edmar Xavier, do Presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Pedro Gil Cardoso Vieira e da representante da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Dra. Naiara de Lima Santos.
O JP Agora, mais uma vez, reforça o compromisso com João Pinheiro e toda a comunidade pinheirense. Seguiremos sempre enaltecendo o que a nossa cidade tem de melhor, sem deixar de lado as notícias diárias de toda a região.
Parabéns Toiô
Cara 10, merece.
Nilton Dornelas e Jararaca Ensaboada, muito obrigado pelos comentários.