Na noite de terça-feira (11) para quarta-feira (12), o Corpo de Bombeiros foi acionado a ir até o município de São Gonçalo do Abaeté, distante 123 km da cidade de Patos de Minas, sede do 12º BBM, onde a alta do rio Abaeté havia alagado uma ilha onde um senhor residia. A família já não matinha contato com ele desde o final da tarde.
Durante a noite, a equipe foi para o local, onde durante a madrugada encontraram o rio com um volume muito superior ao normal e com correntezas fortes. Diante da situação, a equipe monitorou o local, realizou estudo da situação e ao amanhecer adentraram às águas do rio.
Com as referências de familiares, os militares conseguiram navegar e encontrar o local, que já estava todo tomado pelas águas. Para surpresa dos bombeiros, vítima estava dentro de uma embarcação, ancorado ao lado da residência.
Senhor Donizete foi então transferido de embarcação e retirado em segurança das águas e deixada aos cuidados dos seus familiares. Ele passou a noite toda dentro da canoa.