A Prefeitura Municipal de João Pinheiro atendeu aos anseios da população e vai apresentar, na próxima reunião legislativa da Câmara Municipal, um projeto de lei para resolver a questão dos animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade. O texto prevê multa para o proprietário, apreensão dos animais e autoriza o leilão caso o dono não cumpra todos os requisitos para a liberação.
O JP Agora noticiou diversas vezes a questão dos animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade, o que já gerou, até mesmo, prejuízos materiais. Em março, um pinheirense de 25 anos bateu em um cavalo na Avenida José da Silveira, Bairro Divinópolis e, até então, não conseguiu identificar o dono para cobrar pelos prejuízos.
Depois, nos primeiros dias de abril, um motorista que viajava pela BR-040 chocou-se também contra um cavalo que pastava às margens da rodovia. Na ocasião, o animal morreu e o JP Agora não obteve informações do paradeiro do motorista.
Por último, voltamos a noticiar a presença de cavalos soltos às margens da BR-040 no dia 26 de abril. A revolta dos moradores que deram entrevista nesta última reportagem refletia o sentimento de toda a população pinheirense, principalmente dos leitores do JP Agora que sempre demonstravam insatisfação com a postura das autoridades frente à questão, já que a presença dos animais nas vias públicas, notadamente próximo à rodovia, representa enorme risco à segurança de todos.
Então, nesta última sexta-feira, 29 de abril, o JP Agora teve acesso ao projeto de lei que será apresentado pelo executivo pinheirense na próxima reunião legislativa. No texto, a criação de animais em locais públicos ficará proibida e a administração municipal ficará autorizada a proceder com a apreensão de todos os animais que estiverem soltos. A redação do site preparou um breve resumo do que diz o projeto de lei. Confira a seguir.
Apreensão, multa e leilão
O projeto de lei inicia proibindo a criação e circulação de bovinos, equinos, muares, asnos e cabrinos em estado de soltura, nas vias e logradouros públicos ou em locais de acesso público na zona urbana do Município de João Pinheiro. Adiante, o parágrafo único do artigo primeiro descreve o que é animal em estado de soltura.
“Parágrafo único- Considera-se solto os animais:
I- encontrados em lugares públicos, desacompanhados de seu proprietário ou responsável;
II- animais em tropel, criados ou transportados de maneira desordenada ou não apropriada, sem o devido acompanhamento ou assistência do responsável.”
Já no artigo segundo, o projeto de lei cria a autorização de apreensão dos referidos animais, diligenciando referida obrigação ao Poder Executivo municipal. Os artigos subsequentes versam sobre as providências a serem adotadas após a apreensão. Assim, o artigo 3º aponta que os animais serão levados para o abrigo municipal e só poderá ser resgatado se o proprietário pagar 100 Unidades Fiscais do Município, o que corresponde, atualmente, a R$304,00 (trezentos e quatro reais).
O artigo 4º obriga o executivo, através da Secretaria de Obras, a criar uma ficha de ocorrência para cada apreensão contendo a espécie, raça, sexo, pelagem e sinais característicos que porventura se apresentarem, assim como menção ao dia, hora e local da apreensão. Tal medida busca evitar a reincidência, a qual é punida também pelo artigo 4º. Neste caso, a multa para o dono é de R$608,00 (seiscentos e oito reais).
O projeto de lei concede, ainda, prazo de 30 (trinta) dias para que os proprietários de animais os retirem das ruas. Depois desse prazo, a Secretaria de Obras fará um mutirão de apreensões, recolhendo todos aqueles que se enquadrarem nos requisitos da lei. Uma vez apreendido, caso o proprietário não cumpra os requisitos para a liberação no prazo de 10 (dez) dias, o animal será leiloado sem qualquer direito do proprietário a indenização ou ressarcimento.
Por fim, o projeto de lei deixa claro que, além da apreensão e da aplicação de multa, os proprietários dos animais que forem apreendidos com sinais de maus tratos serão denunciados para o Ministério Público.
O texto será discutido na próxima reunião legislativa e pode ser votado no mesmo dia, caso o regime de urgência seja instaurado. O JP Agora seguirá acompanhando o caso.
Essa eu quero ver. Secretaria de Obra dessa cidade só sabe colocar quebra-molas ou aumentar quebra-molas ou reformar quebra-molas.
Fazer algo que presta? Quero ver pra crer!!!
AGORA O GADO (ELEITOR DO BOLSONARO) E OS ASNOS (ELEITOR DO LULA) SE FICAR PANGUANDO NA RUA VAI SER PRESO KKKKKKKKKKKKKKKKKK
TOMA CUIDADE CAMBADA KKkkk
Cuidado tbm viu, burro vai ser aprendido tbn
Fica em casa
Sacanagem os eleitores do Mito não tem um dia de paz…… MITO 17 Neles
Sacanagem mesmo para os carrapatos, vão ficar sem alimento!
Kkkkkkkkkkkkk
Agora falta fazer cumprir a lei que determina a limpeza dos lotes vagos!
Muita linda essa carreata do Bolsonaro, fiquei emosionada, Que Deus elimine nosso amado predisente que vai ganhar dinovo
Isso mesmo, que Deus ELIMINE nosso amado presidente
Até quem fim um notícia boa se fazer vai ter dono rapidinho a muitos anos atrás João Pinheiro foi chamada de cidade sem lei agora graças a deus temos alguém que tenho coragem de criar ler pra João Pinheiro
Até que em fim, eu já sou véia, tenho 54 anos, esse boi preto é castrado mais ele armou a barraca p mim! Estava eu fazendo minha caminhada, achei muito inocente, fiquei com medo de ser estuprada por eles! Me olharam com cara de estuprador!
Edinho, tome uma providência!
Eu sou véia!