O Natal de 2023 em João Pinheiro promete ser o mais bonito da história. Isto graças à parceria firmada entre o Instituto ISA, antigo Mãos que Transformam, e o comércio pinheirense. Juntos, investiram mais de R$35 mil para a iluminação da Avenida Juca Cordeiro e decoração da Praça Major Mendonça, sem qualquer contrapartida de recursos públicos da Câmara ou Prefeitura.
A ação recebeu o carinhoso nome de “Natal das agulhas mágicas” em homenagem às mulheres que fazem os tricôs que enfeitam as árvores. O acender das luzes está marcado para esta sexta-feira, 17 de novembro, às 18 horas em frente ao Village Mall. A fanfarra da Polícia Militar estará presente para abrilhantar ainda mais a ocasião. Também haverá a presença do Papai Noel para alegrar as crianças.
Em entrevista concedida ao JP Agora, Mírcia Melo, presidente do Instituto ISA, contou que as mulheres que compõem o grupo já estavam, de certa forma, desanimadas com a iluminação da cidade em razão das várias tentativas falhas de angariação de recursos e as tentativas em vão de conseguirem fomento por parte dos políticos da cidade. Então, neste ano, o instituto resolveu dar uma última cartada, desta vez pedindo diretamente aos comerciantes da cidade. E foi aí que a parceria de milhões nasceu.
“Já tínhamos procurado várias situações e não tínhamos conseguido. Então pensamos no comércio local, falamos que seria o último ano que faríamos essa tentativa. Fomos na Criare, fizeram o projeto, ficou muito bacana, e aí começamos a trabalhar. Fizemos cotação de preços e fomos correr atrás. A ACE apoiou e com a ajuda da Fabrisa, da Estação dos Calçados, conseguimos mobilizar todo o comércio pinheirense, que apostou no investimento de ver a cidade bonita, a cidade com capricho, a cidade vai ter cara de caprichosa”, disse Mírcia, empolgada com os recursos recebidos.
Com as doações, o Instituto ISA já começou a instalar a iluminação da Avenida Juca Cordeiro e está decorando e iluminando a Praça Major Mendonça. Parte da decoração já foi instalada no canteiro central da avenida. Trata-se de estrelas luminosas que movimentaram as redes sociais e aumentaram a expectativa pelo clima natalino. Além das estrelas, Mírcia destacou outros pontos que serão destaques na decoração.
“O presépio continua com algumas peças a mais e teremos a Vila do Papai Noel só com amigurumi feitos de crochê. As crianças vão gostar muito. Vamos ter uma árvore muito grande de crochê e tricô, tudo vai ficar muito lindo”, finalizou a presidente.
Antônia Maria, conhecida como Tunica, faz parte do Instituto ISA e celebrou a parceria firmada com os comerciantes. “A decoração esse ano, além dos nossos crochês, conseguimos a iluminação da Juca Cordeiro até a Praça Major Mendonça. Vocês vão gostar muito, teremos muitas surpresas. Foi uma parceria com os comerciantes que nos ajudaram. Fomos de porta em porta com a ajuda da ACE e da Fabrícia da Estação dos Calçados. Pedimos e conseguimos a quantia necessária para a iluminação.”
O JP Agora parabeniza os comerciantes pelo incentivo e parceria firmada com o Instituto ISA. Aos pinheirenses que acompanham o portal de notícias, pedimos urbanidade para com os enfeites. Ajude na conservação de cada detalhe e denuncie qualquer tipo de vandalismo que você eventualmente presenciar. O natal pertence a toda a cidade e a manutenção dos enfeites é nossa responsabilidade.
Mais não deveria ser administração da cidade que deveria enfeitar a cidade?
Um tapa na cara da prefeitura, com menos conseguiu fazer muito mais. Os repasses para a decoração da praça de baixo fica em torno de 80 mil, quero até ver desse ano..
Parabéns aos empresários e ao instituto ISA. A união faz a força.
Aonde foi o dinheiro então dos enfeites. Essa marmota de crochê aí kkkkk. Ridícula isso viu. Pronto falei