Bola de fogo é vista nos céus de João Pinheiro e Brasilândia; moradores ficam impressionados com fenômeno raro

Fenômeno luminoso foi visto em diversos pontos da cidade nesta quarta-feira (14), por volta das 18:30h

É uma espaçonave? São os Ets? Um avião pegando fogo? Uma estrela cadente? Um espetáculo no céu chamou a atenção de moradores de João Pinheiro no início da noite desta quarta-feira (14). Uma bola de fogo cruzou o céu da cidade por volta das 18:30h, gerando surpresa, curiosidade e até susto entre os pinheirenses. O fenômeno também foi observado em grande parte de todo o brasil.

Nas redes sociais, vídeos e relatos tomaram conta de grupos locais. Algumas pessoas chegaram a pensar que se tratava de uma espaçonave, enquanto outras se encantaram com a beleza da cena, que iluminou o céu por alguns segundos. “Foi muito rápido, mas impressionante. A gente fica até sem saber o que era”, contou um morador do bairro Aeroporto.

Afinal, o que foi aquilo no céu?

Inicialmente confundido com um bólido — tipo de meteoro extremamente brilhante — o fenômeno foi confirmado por especialistas como lixo espacial. Segundo o astrofísico Jonathan McDowell, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, os relatos coincidem com a reentrada do segundo estágio de um foguete Falcon 9, lançado em 2014 durante a missão Thaicom 6.

A peça, identificada como 40108 (2014-046B), permaneceu por quase uma década em órbita e entrou na atmosfera sobre o leste do Brasil, queimando completamente antes de atingir o solo. Reentradas de objetos espaciais acontecem com certa frequência, mas presenciar o fenômeno a olho nu é raro e depende de condições específicas como clima e horário.

O fenômeno observado em João Pinheiro reforça o fascínio que o céu desperta — especialmente quando presenteia a população com imagens que parecem ter saído de um filme de ficção científica. Desta vez, a beleza veio acompanhada de ciência: um pedaço da história espacial que voltou à Terra diante dos nossos olhos.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


3 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Escutei um barulho como se fosse terra desmoronando, moro em Palmópolis MG

Aqui no DF tbm foi visto!

Aq na asa norte tbm vimos