João Pinheiro ganha 193 novos moradores em um ano, aponta nova estimativa do IBGE

Segundo dados do IBGE, o município ganhou quase 2 mil novos moradores nos últimos três anos. Apenas de 2024 para 2025, o aumento foi de 193 pessoas, segundo nova estimativa do IBGE

A população de João Pinheiro continua em uma trajetória de crescimento acelerado, superando a marca de 48,7 mil habitantes. De acordo com as novas estimativas populacionais divulgadas nesta quinta-feira, 28 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município atingiu 48.725 moradores.

O número representa um crescimento de 4,11% em relação ao Censo Demográfico de 2022, quando a população oficial da cidade foi contada em 46.801 pessoas. Isso significa que, em aproximadamente três anos, João Pinheiro ganhou 1.924 novos moradores.
Analisando o período mais recente, de 2024 para 2025, o aumento foi de 193 habitantes, consolidando a tendência de alta.

A nível nacional, a população brasileira foi estimada em 213,4 milhões de habitantes, com Minas Gerais se mantendo como o segundo estado mais populoso do país, com 21,3 milhões de pessoas.

Os dados populacionais são cruciais para a administração municipal, pois servem como um dos principais parâmetros para o Tribunal de Contas da União (TCU) calcular os repasses de verbas federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O crescimento contínuo pode significar mais recursos para investimentos em saúde, educação e infraestrutura para a cidade.

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


2 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Esqueceram de passar no residencial Pinheiro

Patos de Minas foram quase 10 mil