20.5 C
João Pinheiro
sábado, janeiro 16, 2021

Acordo celebrado entre o JP Consciente e candidatos pinheirenses promete eleições limpas e de baixo custo

O acordo é reflexo da vontade popular auferida pelo grupo JP Consciente nas redes sociais em 2016

O assunto eleições municipais sempre gera bastante polêmica, principalmente em municípios do porte de João Pinheiro. A história nos mostra grandes movimentações de candidatos, realização de shows, passeatas e carreatas que demonstravam uma verdadeira paixão do eleitor pelas eleições. Entretanto, com o passar dos anos, essa já não é a realidade entre os eleitores. Em João Pinheiro, o JP Consciente realizou, pela segunda vez, uma convenção com todos os candidatos com regras para tornar o período eleitoral mais limpo, econômico e transparente.

Em 2016, o grupo JP Consciente realizou uma pesquisa em suas redes sociais questionando aos pinheirenses sobre os atos praticados pelos candidatos no período eleitoral. A maioria esmagadora manifestou-se contra a maioria deles, como comícios, utilização de placas, carros de som, enfim, tudo aquilo que poluía o ambiente da cidade de alguma forma. Então, o grupo firmou um acordo com os candidatos abrindo mão dessas práticas. Naquela época, o acordo foi um sucesso.

Neste ano, além das atipicidades que envolverão o período eleitoral em razão da pandemia do Covid-19, o acordo foi reafirmado entre o grupo, representando a população pinheirense, e os candidatos a vereador e prefeito. A reunião aconteceu ontem (25) na sede da OAB.

Em entrevista concedida após a reunião, Tyciano Magno, membro do JP Consciente, comentou sobre a felicidade dele e de todo o grupo em saber que todos os candidatos estão alinhados para fazerem suas campanhas sem muito barulho, com pouco impacto visual e, principalmente, gastando pouco dinheiro. Ele explicou, ainda, que o acordo significa que os candidatos abriram mão de certas condutas que são, inclusive, autorizadas pela lei, mas que, por mera liberalidade e considerando a vontade do povo, não serão praticadas.

Reuniões com até 30 pessoas serão permitidas, desde que sem aparelhagem de som justamente para evitar que mais pessoas se aglomerem no local. As bandeiras e mesas para distribuição de material também não serão utilizadas. Ficou decidido, também, que não teremos carreatas nem passeatas.

Por fim, Tyciano destacou que a fiscalização do cumprimento do acordo ficará a cargo de cada eleitor, já que, conforme esclarecido anteriormente, as condutas que deixarão de ser praticadas, não são ilegais.

“Isso que concordaram abrir mão, parte é autorizado pela legislação. Se realizar, não é ilegal. Mas tenho certeza que, se fizerem, será bastante imoral. E, sendo imoral, o eleitor tem que pensar: se aquele sujeito que pretendo votar não cumpre algo que decidiu assinar de forma voluntária, é digno do meu voto? Vamos divulgar aqueles que descumprirem”, finalizou Tyciano.

A reunião e a realização do acordo representam para João Pinheiro um grande marco para democracia, que se concretizará ainda mais com o cumprimento das cláusulas por parte dos candidatos. Fiscalize. Ajude a cidade a ter uma campanha limpa e sem práticas imorais.

5 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


5 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Galo Doído
3 meses atrás

Vou fingir que acredito 🤦🤦😂😂 acorda povo o que vale e mais 4 anos nas tetas da prefeitura fazendo suas aposentadorias, atrás disso tudo o que vale e o dinheiro na reta final, compra de votos e boca de urnas.🤦🤦 Pronto falei 🤬🤬

Louco
3 meses atrás

Muito bom o oportunismo desse jpconciente kkkkk fica falando que é consciência pura politicagem do mal. HIpocrisia que reina, faz td pra riquinho aplaudir.

Geraldo
3 meses atrás

ESPERO QUE NÃO SUJE AS RUAS COM AQUELES CAPETINHAS

Semprelendo
3 meses atrás

Desnecessários os panfletinhos.
Televisão uma vez por semana é mais que suficiente

Lu
3 meses atrás

Na última Grampao e paulo capeta fez a maior sujeira na cidade

Últimas Notícias