Publicidade
Anúncio: J3 Ar Condicionado em João Pinheiro - Manutenção, Higienização e Instalação de Ar de todas as marcas
Publicidade
InícioPoliciaisAeronave que caiu na zona rural de João Pinheiro passou por outro...

Aeronave que caiu na zona rural de João Pinheiro passou por outro acidente em 2010; piloto tinha 37 anos

Jones Gabrielczyk era piloto licenciado pela ANAC desde 2008

Publicado em

O acidente aéreo com um avião monomotor pulverizador que aconteceu na zona Rural de João Pinheiro tirou a vida do piloto Jones Gabrielczyk, de 37 anos. Ele era piloto certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) desde 2008. A aeronave já havia se envolvido em um outro acidente aéreo no ano de 2010.

Publicidade
Óleo para motoserra - Faça seu orçamento com a Lubrivaz em João Pinheiro

O acidente aéreo aconteceu na manhã desta quarta-feira na fazenda Tapera, que fica próximo ao km 186 da BR040. O piloto Jones Gabrielczyk estava fazendo serviços de pulverização agrícola aéreo na lavoura de cana-de-açúcar e soja existente na fazenda.

O motivo da queda ainda é incerto. Após o acidente, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Segundo o Tenente Tolentino, o piloto já se encontrava sem vida quando a equipe chegou ao local o corpo estava preso às ferragens e fuselagem do avião.

Publicidade
Banho e tosa para seu Pet - POP Pet Center João Pinheiro

Jones era piloto licenciado pela ANAC e possuía autorização para pilotar aeronaves em voos particulares ou comerciais e também era sócio na empresa Fox Aeroagricola LTDA.

A aeronave registrada como PT-FFD, modelo A188B, fabricada em 1976 pela Cessna AirCracft, estava devidamente licenciada e sua situação na ANAC era regular. O referido avião se envolveu em um acidente anterior no ano de 2010.

Publicidade

Segundo um documento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em 14 de novembro do ano de 2010, a aeronave prefixo PT-FFD se envolveu em um acidente aéreo ao atingir um fio de energia no município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Na época, o piloto se feriu levemente e a aeronave ficou bastante danificada.

“Durante voo de pulverização agrícola, a aeronave colidiu contra fios de transmissão de energia elétrica, vindo a chocar-se contra o solo. A aeronave teve danos graves”

Publicidade

À época, o CENIPA concluiu que o planejamento de voo e a pilotagem corroboraram para o acidente.

Já no caso ocorrido em João Pinheiro, as circunstâncias do acidente serão investigadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) que, de acordo com o Tenente Wellinton Tolentino Pacheco, militar do Corpo de Bombeiros que participou das atividades, enviará uma equipe que chega ainda nesta quarta-feira à cidade. “Nos informaram que estão a caminho via helicóptero”, disse à reportagem. O local do acidente continua isolado.

Publicidade

No registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave está registrada na empresa Lusa Aviação Agrícola, sediada em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O Cessna Aircraft, modelo A188B, fabricado em 1976, está regular de acordo com o registro na Anac. Tolentino explicou que, quando os bombeiros chegaram no lugar da queda, a aeronave estava com o bico dentro da terra e, o piloto, sem vida.

A reportagem do jornal O TEMPO conversou com um dos proprietários da empresa gaúcha. Perguntado sobre o acidente, ele disse que não estava sabendo de nenhum incidente com aeronaves da empresa. Quando questionado sobre a matrícula do monomotor acidentado em João Pinheiro, o empresário, que pediu para não ser identificado, afirmou que vendeu há cerca de 20 dias o modelo para uma empresa do ramo agrícola em Minas Gerais.

Publicidade

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
3 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
TAMBÉM PODIA - QUERIA O QUÊ?
8 meses atrás

UAI GENTE.

UM AVIÃO QUE COMEÇA COM A SIGLA“PT”.

SEGUIDO DE FFD“. FABRICADO EM 1976.

FOI FONDO, FOI FONDO, FOI FONDO, ATÉ QUE NÃO DEU MAIS.

Herbert
8 meses atrás

Na outra matéria disse que o avião era sucateado e 16 votaram negativo, ta vendo, quem ta com a razão agora

Enquete
8 meses atrás
Resposta para  Herbert

O CENIPA periciou hj e não concluiu isso, mas com ctz vc entende mais do assunto…

Publicidade

mais artigos