A questão do abastecimento de água em João Pinheiro não sai de pauta nenhum dia sequer nos últimos tempos. O JP Agora tem recebido reclamações praticamente todos os dias sobre a falta de água e, principalmente depois das chuvas, sobre a qualidade da água recebida nas torneiras. Uma imagem recebida nesta quinta-feira (17), no entanto, chamou mais atenção do que as demais. Trata-se da vela do filtro de barro de uma moradora que, depois de apenas 30 dias, ficou completamente tomada pelo barro.
A imagem impressiona, principalmente quando se imagina que, se a água não tivesse sido filtrada, todo o barro segurado pela vela seria ingerida por toda a família da pinheirense, que não quis se identificar. O sistema do filtro de barro é bastante antigo e continua sendo muito utilizado. Através dele, a vela segura as impurezas e ainda trata a água através do sistema composto com carvão ativado presente no interior do material microporoso.
Assim, a pinheirense encheu o filtro com a água vinda da sua torneira, que é ligada diretamente com a rede da Copasa, por trinta dias. Depois desse período, ela resolveu dar uma olhada nas velas quando notou que o filtro estava demorando para filtrar a água, quando então se surpreendeu. A mulher registrou o momento em que tirou a vela de dentro do filtro e a imagem é impressionante.
“Fiquei dias sem água em casa. Assim que ela chegou, eu coloquei velas novas e como não bebo água sem filtrar eu percebi que estava juntando muito barro. Resolvi trocar de novo e registrei essa foto do dia em que a retire. Coloquei novas de novo e até hoje a água está amarela, mesmo depois que eu troquei novamente, poucas filtragens já está sujo” disse a mulher à redação do JP Agora.
Outra pinheirense também enviou suas reclamações à redação do JP Agora nesta manhã. Marlei Leles contou que recebeu funcionários da Copasa em sua residência no dia 13 de março e que eles disseram que a água estava chegando com o aspecto de suja, com turbidez, em razão das chuvas. Contudo, a moradora enfrentou os funcionários no mesmo dia dizendo que já não chovia há dias.
“Não é uma situação justa. Nós pagamos para recebermos água tratada em condições de uso e consumo em nossas casas. E pagamos caro. Mesmo assim, não só a minha casa, como a maioria, desde o início do período das chuvas, recebe algo muito longe das condições de consumo. Porém esse período praticamente já acabou e a sujeira continua” destacou a pinheirense Marlei Leles.
O JP Agora reforça o seu compromisso com a população pinheirense quanto a questão do fornecimento de água da cidade de João Pinheiro, colocando o site à disposição para divulgar, sempre que possível, todas as reclamações recebidas por nossa redação.
Parece que a fiscalização da Copasa em João Pinheiro é feita por caranguejo que vive só na Lama.
É verdade. Não é só em João Pinheiro, aqui está da mesma forma.
Vou lavar as vela do filtro hoje na minha casa
E um descanso com a população olha só as velas do meu filtro
Senhores governantes, vereadores e defensoria pública a população clama por atenção.. serviço prestado pela Copasa extremamente com custo auto e de péssima qualidade.
Será que não ficam incomodados com tantas reclamações ? Vamos praticar empatia com a população!!!