Baixa procura por vacinação contra a Covid-19 em João Pinheiro causa risco de perda de doses

Pinheirenses não estão retornando para receber a segunda e terceira dose da vacina

O avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 trouxe um alívio para aqueles que tanto sofreram com os danos causados pela pandemia. Porém, diferentemente do que aconteceu no início, a população não tem ido aos postos de saúde com o mesmo comprometimento. Em João Pinheiro, profissionais dos postos de saúde estão com dificuldades de aproveitamento das doses da vacina devido à baixa demanda. A responsável pela vacinação no município fez um apelo à população.

Vanda Maria, chefe do departamento de epidemiologia de João Pinheiro, concedeu entrevista ao JP Agora e detalhou a atual situação da campanha de vacinação. Segundo ela, profissionais da saúde enfrentam dificuldade para aproveitar por completo as doses disponíveis.

“Cada frasco da vacina tem um prazo de abertura e a população não tem entendido que eles não podem ser abertos caso não tenham pessoas suficientes para tomá-las. O Ministério da Saúde envia as doses destinadas a cada grupo e cada período de dosagem (primeira, segunda ou terceira), a gente não pode usar para outra forma” esclareceu Vanda.

Conforme explicou Vanda Maria, as vacinas que são disponibilizadas à João Pinheiro possuem prazos específicos para utilização. Um frasco de Coronavac, por exemplo, serve 10 pessoas e deve ser usado em até 8 horas após a abertura. A vacina da Astrazeneca, por outro lado, possui prazo de uso de 48 horas. Já a Pfizer perece em 6 horas. Considerando que os períodos de abertura dos frascos são curtos, é necessário um certo quantitativo de pessoas para que seja possível aplicar as doses sem desperdício.

Publicidade
Jantinha Dom Churrasco João Pinheiro - Jantinha com Churrasco

Em mais um apelo feito à população, a chefe do departamento de epidemiologia cobrou a participação de todos na campanha de vacinação.

“Está comprovado cientificamente que a defesa contra o Covid-19 é a vacina, então pedimos pra que as pessoas se conscientizem e se vacinem. As quedas de complicações nas internações e óbitos são resultados da vacinação. A gente pede àqueles que já estão aptos a se vacinar, que procurem as unidades dos postos de saúde o mais rápido possível” clamou Vanda.

Além do risco de perecimento das vacinas em frascos já abertos, outro problema também está sendo registrado. Devido à dificuldade de modificação da destinação das doses a outros grupos, as vacinas que estão disponíveis para uso em segundas e terceiras doses não podem ser realocadas para aplicação em grupos diferentes.

Conforme já esclarecido, a única forma de solucionar os problemas é a população pinhierenses atender ao chamado dos responsáveis pela vacinação no município.

Em qualquer dia e horário, quem possui mais de 18 anos podem se vacinar com a primeira dose. A segunda dose se mantém vinculada à data disposta nos cartões de vacina. A terceira dose está sendo aplicada nos que possuem mais de 60 anos de idade e que tenham tomado a segunda dose há seis meses.

Nas quintas-feiras o atendimento é estendido até às 19h30. Esse horário diferenciado é válido para a cidade de João Pinheiro, os distritos de Canabrava, Luizlândia do Oeste, Lajes e a vila de Ruralminas.

A aplicação das vacinas aos menores de18 anos de idade está autorizada, mas condicionada à disponibilidade de doses. Vanda Maria explicou que o Ministério da Saúde tem encaminhado um quantitativo muito baixo de doses para esse grupo.

Caso haja qualquer dúvida, procure os postos de saúde para esclarecimento. Não deixe de se vacinar, faça sua parte.

5 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


5 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Marcos
1 mês atrás

Depois vem comentar que não pode voltar isso, que não pode voltar aquilo. Esses tem que se foder mesmo não ajudam no desenvolvimento da imunização.

Antonio
1 mês atrás

Depois vem ficar comentando asneiras e que não podem voltar nada

Bora vacinar
1 mês atrás

Só prefeito fazer igual Estados Unidos! Se não vacinar perder um bocado de direitos aí quero ver se não vão vacinar!

Diego Pereira
1 mês atrás
Resposta para  Bora vacinar

Fala aí comunismo.

J
1 mês atrás
Resposta para  Bora vacinar

Sai daí otario

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias