Publicidade
Anúncio: J3 Ar Condicionado em João Pinheiro - Manutenção, Higienização e Instalação de Ar de todas as marcas
Publicidade
InícioCidadeBolsonaro lidera em João Pinheiro em todos os cenários, aponta estudo feito...

Bolsonaro lidera em João Pinheiro em todos os cenários, aponta estudo feito por alunas do IFTM

O atual Presidente da República conseguiu a maior vantagem na pesquisa estimulada, na qual o entrevistado pode escolher dentre as opções de voto

Publicado em

O atual Presidente da República Jair Messias Bolsonaro está liderando as intenções de votos na cidade de João Pinheiro em todos os cenários. O ex-presidente Lula, tido como principal adversário de Bolsonaro nestas eleições, fica em segundo na pesquisa estimulada e em terceiro na espontânea, atrás também dos indecisos. É o que aponta um estudo divulgado ontem, 14 de junho, realizada por alunas do curso de Administração do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, que traz detalhes sobre o eleitorado de cada candidato. Confira a seguir.

Publicidade
WN Telecom - Publicidade

O estudo em questão foi desenvolvida pelas alunas Isabela Batista, Rafaela Batista, Isadora Couto e Lauane Gonzaga do curso técnico em administração do IFTM, polo de João Pinheiro, e contou com a supervisão do professor PhD César Couto. O trabalho foi desenvolvido na modalidade online e os participantes responderam a um questionário na internet. Os resultados foram divulgados ontem pelo mesmo link.

O objetivo das estudantes, segundo aponta o próprio documento divulgado na terça-feira, é identificar as intenções de voto para o cargo de presidente da república em 2022 das pessoas com domicílio eleitoral na cidade de João Pinheiro, assim como classificar as intenções de voto por sexo, idade, renda familiar e escolaridade. Além disso, o estudo buscou capacitar os alunos do curso técnico em administração do polo técnico de João Pinheiro a respeito de conhecimentos relacionados à estatística.

Publicidade
Nossa equipe está pronta para te atender - POP Pet Center João Pinheiro

O estudo realizado pelos estudantes não se trata de uma pesquisa oficial porque não foi registrado no TSE, apesar de ter levado em consideração todas as regras legais para os levantamentos.

Metodologia

O trabalho contou com metodologia de amostra, sendo entrevistados 285 eleitores, ultrapassando, assim, o mínimo necessário para margem de erro e confiança, que é de 265 entrevistas. Os participantes foram escolhidos aleatoriamente para responderem ao questionário digital entre os dias 17 de maio a 24 de maio de 2022. A margem de erro do estudo é de 6% e o nível de confiança é de 95%.

Publicidade
Raimundo Contabilidade em João Pinheiro

Bolsonaro lidera pesquisa estimulada, seguido por Lula

Na pesquisa estimulada, o questionário oferecia ao entrevistado as possibilidades de votos dentre aqueles que já se manifestaram como pré-candidatos à presidência da república. As opções oferecidas foram Jair Bolsonaro, Lula, não sei, André Janones, Ciro Gomes, Nenhum, Nulo e Simone Tebet.

O atual presidente da república saiu na frente para a reeleição com 46% das intenções de voto, seguido de Lula com 28%. Em terceiro, estão os indecisos que ainda não sabem em quem irão votar, com 6%, seguidos de André Janones com 5% e Ciro Gomes, este com 4%. Votos nulos e “nenhum” contabilizam 4%. Por último, Simone Tebet, junto com as opções branco e “não irei votar” surgem com 1% cada.

Publicidade

Lula perde para Bolsonaro e para indecisos na pesquisa espontânea

Diferentemente da estimulada, na pesquisa espontânea não foram dadas opções aos entrevistados, de modo que eles puderam escolher dentre quaisquer nomes que porventura fossem seus candidatos à presidência. Neste cenário, Bolsonaro também apareceu na frente.

O percentual do atual presidente na pesquisa espontânea foi um pouco menor, 36%. Os indecisos apareceram em segundo lugar com 26,92%. Lula vem em terceiro com 20,98%, seguido das intenções de anulação do voto com 4,55%. Em quinto, a opção “nenhum”, com 3,5%. Demais candidatos atingiram 2% e 0% dos entrevistados cada.

Publicidade

Bolsonaro ganha entre homens e Lula entre mulheres

A pesquisa estimulada apontou que 62% dos homens entrevistados votam em Bolsonaro e 21% votam no Lula. 34% das mulheres entrevistadas votam no Lula e 33% votam no Bolsonaro. Não sei, nenhum, nulo e branco totalizam 19% das mulheres e 15% dos homens.
Lula lidera entre jovens de 16 a 17 anos, mas perde em todas as demais faixas etárias

O ex-presidente Lula é o candidato preferido do eleitorado entrevistado entre 16 e 17 anos, tendo 43% dessa faixa etária, enquanto que Bolsonaro tem apenas 10%. No entanto, em todas as demais, Bolsonaro lidera, sendo: 40% a 31% entre entrevistados de 18 a 34 anos; 52% a 25% entre entrevistados de 35 a 54 anos e 73% a 19% entre entrevistados de 55 anos ou mais.

Publicidade

Não sei, nenhum, nulo e branco totalizam 42% dos jovens entre 16 e 17 anos. Por outro lado, não sei, nenhum, nulo e branco totalizam apenas 3% dos entrevistados com 55 anos ou mais.
Bolsonaro empata com Lula entre candidatos com até a 4ª série concluída e vence em todas as demais escolaridades

O estudo realizado pelas alunas do IFTM também apontou a escolaridade dos entrevistados. Daqueles que possuem até a 4ª série, 33% votam em Bolsonaro e 33% votam em Lula. Adiante, Bolsonaro lidera em todas as demais escolaridades, sendo: 45% a 36% entre eleitores da 5ª a 8ª série concluídas; 46% a 29% entre eleitores com ensino médio concluído e 46% a 27% entre eleitores com ensino superior completo.

Publicidade

Renda familiar: Lula vence entre entrevistados que recebem até 1 salário-mínimo e perde em todos os demais grupos

Por fim, os estudantes apontaram os resultados a partir da renda familiar dos entrevistados. O candidato Lula vence entre aqueles que recebem até um salário-mínimo com larga vantagem, 56% contra 33% de Bolsonaro. No entanto, em todos os demais cenários, Bolsonaro leva vantagem, sendo: 39% a 24% entre entrevistados que recebem mais de 1 a 2 salários-mínimos; 45% a 20% entre entrevistados que recebem mais de 2 a 5 salários-mínimos; 59% a 23% entre entrevistados que recebem mais de 5 a 20 salários-mínimos; dos entrevistados que recebem mais de 20 salários-mínimos, 57% vota em Bolsonaro e 0% vota em Lula.

Considerações finais do estudo realizado

Ao final das apresentações dos resultados, os estudantes apresentaram os riscos à validade do estudo. A seguir, o JP Agora transcreveu todo o texto. Confira.

Publicidade

“Tipicamente, a metodologia de seleção da amostra para pesquisas de intenção de votos é baseada nos dados fornecidos pelo IBGE (PNAD2019 e estimativa 2021). De acordo com o IBGE, a distribuição amostral esperada é masculino 48%, feminino 52%; 16 e 17 anos 1%, 18 a 34 anos 35%, 35 a 59 anos 45% e mais de 60 anos 19%; escolaridade até fundamental 39%, ensino médio 41%, e ensino superior 20%; renda familiar de até 2 salários mínimos (sm) 48%, de mais de 2 a 5 sm 36%, de mais de 5 sm 16%. Como essa pesquisa não conta com auxílio financeiro de nenhuma instituição pública ou privada não foi possível selecionar a amostra de acordo com os dados do IBGE. Por outro lado, o tamanho da amostra, margem de erro e nível de confiança obedecem critérios estatísticos de validade convencionais.”

Clique aqui e baixe o estudo

Publicidade

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
24 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Cidadão
3 meses atrás

Essa pesquisa não vale nada, não tem nenhum respaldo. Ninguém garante como foi feita, se não foram os mesmos que votaram mais de uma vez, se não foi direcionada de antemão a um público específico para dar o resultado enviesado que queriam. Uma pesquisa que contrasta contra todas as outras feitas no Brasil.

André Janones
3 meses atrás

Essa pesquisa não merece credibilidade nenhuma, tendo em vista que foi feita através de formulário na internet, portanto já desconsiderou as pessoas que não tem facilidade no manuseio da internet. Salienta-se também, que foram entrevistadas menos de 300 pessoas, numa cidade com quase 50 mil habitantes, acredito que o mais correto seria entrevistar pessoas aleatórias na rua.

Publicidade
Todos lulinha
3 meses atrás

Brasil sem corrupcao nao e o Brasil. Prefiro o PT com os ganhos deles e nos com os nossos gas de cozinha 65 ja ejuda bastante lula neles 😎

Revoltado
3 meses atrás
Resposta para  Todos lulinha

O gás tá caro não é culpa do Bolsonaro, quem Deu de presente nossa refinaria de gás pra Bolívia foi o luladrao. Quem quase quebrou a Petrobrás de tanto roubar foi o luladrao, foi a China comunista que fabricou o COVID que matou milhões de pessoas no mundo. Bolsonaro 22 vai ser reeleito no primeiro turno

Lili
3 meses atrás
Resposta para  Revoltado

Falou pouco mais falou tudo kkk

CLAUDINHO
3 meses atrás

Não sei se dou risada ou se eu choro.

Publicidade
MESTRE DOS MAGOS
3 meses atrás

PRA VC DEFENDER POLITICO SO EXISTE DUAS RAZOES
1 – OU VC GANHA PRA ISSO
2- OU E UM COMPLETO RETARDADOOOO QUE TEM FALTA DE AMOR PROPRIO E VIRA MASSA DE MANOBRA KKKKKKKKKKKKKK

Fala serio
3 meses atrás

O título da matéria é tendencioso, já que diz liderar em todos os parâmetros depois ao ler a reportagem percebemos que não.
Como que esse pesquisa corresponde alguma fidelidade que ao entrevista menos de 300 pessoas, o erro pode está na casa de 6%?
Qualquer um que já leu sobre pesquisas eleitorais sabem que o erro nunca chega a esse valor.
Tá cheio de falhas. Até no quesito de tentar estimular o voto não tem lógica fizer o não sei em terceiro lugar sendo que seria em último.

FAGNER
3 meses atrás
Resposta para  Fala serio

VERDADE UMA PESQUISA DO DATA FOLHA PESQUISA 1300 PESSOAS PARA UM COLEGIO ELEITORAL DE MAIS DE 100MILHOES DE ELEITORES QUE SENTIDO TEM ISSO, SOMENTE NUMEROS PARA TENTAR FAZER A CABEÇA DO ELEITORADO.

Publicidade
Maurício
3 meses atrás

Engraçado que ninguém veio na minha casa fazer entrevista, só vejo os preços dos supermercados aumentar cada dia mais e um pão de família não conseguindo manter a casa

Revoltado
3 meses atrás
Resposta para  Maurício

A inflação é no mundo todo, não é só no Brasil, Bolsonaro fez uma lei pra baixar o preço do combustível, energia e muito mais e quem foi contra foi o PT do luladrao, o partido que adora pobre

Carla
3 meses atrás
Resposta para  Revoltado

Verdade essa crise e no mundo inteiro tem país q ta mais fudido do que o nosso.

Dilma José Lima
3 meses atrás
Resposta para  Maurício

É verdade. Só Deus pra ter misericórdia de nós e do Brasil inteiro. Esses bandidos bolsonarista só sabe mentir, roubar e levantar pesquisas falsa. E o bandido corrupto do bozo aumentar os preços dos combustíveis e gás de cozinha toda semana. Lula 13 presidente 2022 primeiro turno.

Verdade
3 meses atrás

Instituto de Pesquisa: Não existe. Registro da pesquisa: Não existe. Responsável pela pesquisa: Professor bolsonarista Quem vai pagar a multa: Quem fez a “pesquisa” e quem divulgar… Quem vai responder processo administrativo no Instituto Federal pela lambança: O professor sem noção. Lembrando: A divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações na Justiça Eleitoral sujeita as pessoas responsáveis à multa no valor de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais) a R$ 106.410,00 (cento e seis mil, quatrocentos e dez reais). E também: As pessoas responsáveis pela publicação da pesquisa não registrada ou em desacordo com… Leia mais »

Última edição 3 meses atrás by Verdade
Publicidade
Leitor
3 meses atrás

Mas gente, qual a surpresa? João Pinheiro é um município muito forte na criação de gado.

Verdade
3 meses atrás

Encaminhando reclamação na ouvidoria do MP, MPF e Instituto de Educação em 1, 2, 3…

Publicidade
Loira
3 meses atrás

Essa pesquisa tá sem fundamento.
Faço pesquisa direto os mais humildes estão com Lula.
Só os ricos que tá com o Bozo.
O cara acabou os direitos dos trabalhadores.
Lula lidera na pesquisa boca a boca em João Pinheiro.

MESTRE DOS MAGOS
3 meses atrás

LULA E BOLSONARO FACE DIFERENTE DA MESMA MOEDA !!!
AINDA TEM TROUXA QUE DEFENDE OS DOIS

Publicidade
Revoltado
3 meses atrás

Só uma dúvida, o luladrao não tirou todos da pobreza?

Mari
3 meses atrás
Resposta para  Revoltado

Tirou sim a meia duzia q comparece nos eventos dele kkkk,

filhos da anarquia
3 meses atrás

petty,dercilio leao, nao adianta a choradeira..

Publicidade
Zé Maria
3 meses atrás

O interessante que quanto menos estudo tem os eleitores, maior a votação do Lula….

João
3 meses atrás

Um comunista ganhar em João Pinheiro seria a nossa exposição miséria que reina na terra dos amigos de Sr Luiz, Cuba Venezuela, Nicarágua, Coreia do Norte, onde chama de ração, liberdade sempre

Publicidade
MESTRE DOS MAGOS
3 meses atrás

PIOR QUE O BOLSONARO SO O LULA MESMO!!!!!
ESTAMOS PERDIDOS E A MESMA COISA DE ESCOLHER MORRER QUEIMADO OU AFOGADO
AFFF

mais artigos