InícioDestaqueCasal colhe pé de mandioca de 112 kg e raízes de quase...

Casal colhe pé de mandioca de 112 kg e raízes de quase 2,5 metros; vídeo

Caso ocorreu no Vale do Itajaí, em Santa Catarina

Publicado em

Um casal do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foi surpreendido após colher um pé de mandioca de 112 quilos. Além do peso, o tubérculo tipicamente brasileiro também tinha raízes de 2,3 metros.

Segundo o agricultor Otávio Hoeppner, de 76 anos, a mandioca gigante foi retirada no dia 19 de abril. Otávio e Wilma, responsável pela retirada, ocorrida em 19 de abril.

“Na segunda-feira, bateu um vento forte, quebrou vários galhos [do pé de mandioca]. Quando eu vi isso, falei com a minha esposa: ‘olha, eu acho que está na hora de arrancar’. Já tinha sete anos. Com a quebra da galhada, achei que poderia apodrecer”, explicou ao g1.

“Comecei a peguei a primeira raiz, a maior. Eu me surpreendi. Não tinha fim“, completou.

Ainda segundo o agricultor, a primeira raiz da mandioca gigante tinha 1,1 metro de circunferência e 1,54 metro de comprimento. Somando a outra raiz maior, o tubérculo chega-se aos 2,3 metros totais de comprimento.

Já o peso da raiz-mãe tinha 47 quilos e a segunda maior, 19. Para chegar aos 112 quilos, ele juntou as duas maiores com outras menores.

O aipim, como também é chamada a raiz tuberosa, foi colhido, já foi testado e aprovado.

“A casca dessa raiz é diferente, é uma casca extremamente grossa. Aipim geralmente não tem esse tipo de casca. Conforme colocava a faca, soltava de uma forma tão fácil. Falei ‘isso aqui a gente vai cozinhar’. A gente pegou uma parte já limpa e botou para cozinhar. Ficou sensacional. Está bom, está macio, está muito gostoso“,relata.

O terreno onde estava o pé de mandioca é da família de Wilma, esposa de Otávio Hoeppner, cujos pais eram agricultores. O casal agora planta para consumo próprio.

A quem quer plantar também, Otávio Hoeppner aconselha. “Quem planta, colhe. Quem planta com amor, também colhe. Talvez a gente tenha exagerado um pouco neste pé”, brincou.

Com informações de G1.

FonteO Tempo
Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários