InícioMinas GeraisComeça na próxima segunda-feira (15) o vencimento da 3ª parcela do IPVA...

Começa na próxima segunda-feira (15) o vencimento da 3ª parcela do IPVA em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Fazenda alerta para o surgimento de sites falsos que tentam aplicar golpes, principalmente utilizando o PIX

Publicado em

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) de Minas Gerais inicia, na próxima segunda-feira (15), a escala de vencimentos da terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os contribuintes podem efetuar o pagamento diretamente nos caixas ou terminais de autoatendimento dos agentes arrecadadores autorizados, em casas lotéricas, ou ainda optar pelo Pix, que deve ser acessado exclusivamente pelo site oficial da SEF.

No entanto, a SEF alerta para a prática criminosa de criação de sites falsos que imitam a página oficial da secretaria, com o intuito de aplicar golpes utilizando, principalmente, o Pix. Para evitar ser vítima, o contribuinte deve evitar acessar sites sugeridos por navegadores de busca ou links enviados por aplicativos de mensagens ou e-mail. O acesso mais seguro se dá ao digitar diretamente o endereço do site oficial e confirmar se o destinatário do pagamento é o Estado de Minas Gerais.

Os agentes arrecadadores credenciados para receber o IPVA são Banco do Brasil, Mais BB, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, SICOOB, Caixa Econômica Federal. Nestas instituições, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), nos terminais de autoatendimento ou caixas.

Para o pagamento via Pix, o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) deve ser acessado. O DAE deve ser emitido, exclusivamente, no site oficial da SEF, na área do IPVA, escolhendo a opção “Emissão da Guia do IPVA”.

A Polícia Civil de Minas Gerais já investiga os golpes aplicados via internet e orienta os cidadãos que se deparem com algum site suspeito a registrar o fato junto à autoridade policial.

A arrecadação com o IPVA 2023 até o final de abril já totalizou R$ 6,4 bilhões, o que representa 62% do total esperado de receita com o tributo, que é de R$ 10,3 bilhões. O não pagamento ou a quitação do imposto com atraso gera multa e juros.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


1 Comentário
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
GALO DOIDO
10 meses atrás

começa mais uma vez o roubos em cima dos trouxas que somos nós