O Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais está realizando nesta sexta-feira, 03 de setembro, o primeiro curso de técnicas básicas para brigadista na cidade de João Pinheiro. A ação visa capacitar 24 pessoas, moradores de assentamentos e funcionários de empresas florestais, para o enfrentamento das temidas queimadas.
O JP Agora conversou com Arthur Melo, presidente da ADESJOP Agro de João Pinheiro, sobre o curso. Segundo ele, a realização do curso, pelo Corpo de Bombeiros, é resultado da reivindicação de produtores rurais e moradores dos principais assentamentos do município externada na última reunião realizada entre os bombeiros e a classe rural. A necessidade imediata de combater os incêndios na zona rural não podia esperar.
“Neste ano, já queimaram 1.050 hectares na Serra de Brasilândia, 1.400 hectares na Serra da Santa Luzia e 123 hectares na Fruta D’anta. As queimadas, que podem acontecer até novembro, são uma necessidade imediata. Por isso, reivindicamos uma providência imediata por parte do Corpo de Bombeiros e fomos atendidos” contou Arthur Melo ao repórter do JP Agora.
A capacitação dos 24 pinheirenses acontecerá na próxima sexta-feira durante todo o dia. Os participantes do curso foram escolhidos pelos representantes rurais dos assentamentos com o objetivo de aumentar ainda mais o alcance dos ensinamentos. A expectativa é que estes 24 propaguem as técnicas para os demais moradores dos distritos que fazem parte.
“Esperamos cobrir 150 mil hectares com o curso de brigadista. Com um representante de cada assentamento e funcionários das principais empresas florestais da cidade, acreditamos que o curso será de grande valia para todos. Esperamos que vire costume a realização e que o curso se repita no ano que vem” finalizou Arthur.
Sem desmerecer a reportagem, mas acho que deveria ter sido feita antes, pois assim, mais pessoas participariam e até mesmo se conscientizariam da importância desse treinamento “curso”.
Parabéns , só acho q este curso tinha q ser na cidade , em um local amplo e aberto a todos os interessados , mal chegou os bombeiros e já tem gente ganhado !!!
Pela minha experiência de 34 anos na área, grande parte desses “voluntários” estão interessados apenas no certificado do curso emitido pelo Corpo de Bombeiros que pesa muito no currículo para emprego. Tomara que eu esteja errado, vamos ver se todos se apresentam para combate ao fogo no próximo incêndio florestal.