Corpo de Bombeiros realiza curso de técnicas básica de brigadista visando combate a incêndios em João Pinheiro

Na época de seca, a região pinheirense sofre bastante com as queimadas

O Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais está realizando nesta sexta-feira, 03 de setembro, o primeiro curso de técnicas básicas para brigadista na cidade de João Pinheiro. A ação visa capacitar 24 pessoas, moradores de assentamentos e funcionários de empresas florestais, para o enfrentamento das temidas queimadas.

O JP Agora conversou com Arthur Melo, presidente da ADESJOP Agro de João Pinheiro, sobre o curso. Segundo ele, a realização do curso, pelo Corpo de Bombeiros, é resultado da reivindicação de produtores rurais e moradores dos principais assentamentos do município externada na última reunião realizada entre os bombeiros e a classe rural. A necessidade imediata de combater os incêndios na zona rural não podia esperar.

“Neste ano, já queimaram 1.050 hectares na Serra de Brasilândia, 1.400 hectares na Serra da Santa Luzia e 123 hectares na Fruta D’anta. As queimadas, que podem acontecer até novembro, são uma necessidade imediata. Por isso, reivindicamos uma providência imediata por parte do Corpo de Bombeiros e fomos atendidos” contou Arthur Melo ao repórter do JP Agora.

A capacitação dos 24 pinheirenses acontecerá na próxima sexta-feira durante todo o dia. Os participantes do curso foram escolhidos pelos representantes rurais dos assentamentos com o objetivo de aumentar ainda mais o alcance dos ensinamentos. A expectativa é que estes 24 propaguem as técnicas para os demais moradores dos distritos que fazem parte.

Publicidade
Jantinha Dom Churrasco João Pinheiro - Jantinha com Churrasco

“Esperamos cobrir 150 mil hectares com o curso de brigadista. Com um representante de cada assentamento e funcionários das principais empresas florestais da cidade, acreditamos que o curso será de grande valia para todos. Esperamos que vire costume a realização e que o curso se repita no ano que vem” finalizou Arthur.

3 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


3 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
P. S. S.
2 meses atrás

Sem desmerecer a reportagem, mas acho que deveria ter sido feita antes, pois assim, mais pessoas participariam e até mesmo se conscientizariam da importância desse treinamento “curso”.

Zé mane
2 meses atrás

Parabéns , só acho q este curso tinha q ser na cidade , em um local amplo e aberto a todos os interessados , mal chegou os bombeiros e já tem gente ganhado !!!

Geraldo Pablo
2 meses atrás

Pela minha experiência de 34 anos na área, grande parte desses “voluntários” estão interessados apenas no certificado do curso emitido pelo Corpo de Bombeiros que pesa muito no currículo para emprego. Tomara que eu esteja errado, vamos ver se todos se apresentam para combate ao fogo no próximo incêndio florestal.

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias