A proprietária e diretora do Colégio Darcília Coimbra publicou um vídeo em suas redes sociais na última sexta-feira (29) em defesa da volta às aulas presenciais no município. No apelo, Bárbara Mendonça de Lima argumentou que entende que o cenário local permite a implantação de um sistema híbrido e chegou a criticar o prefeito Edmar Xavier, que se defendeu em entrevista à Rádio Nova no dia seguinte.
Bastante emotiva, Bárbara Mendonça se dirigiu à sociedade pinheirense para clamar pelo retorno das aulas presenciais. A diretora afirmou que o colégio se adaptou aos novos tempos, mas ressaltou que a realidade vivida pelos alunos não é das melhores. Ela defende a autorização das aulas presenciais para aqueles que assim preferirem através da implantação de um sistema híbrido.
A diretora comparou a escola particular como qualquer outra empresa, que precisa funcionar para não fechar as portas. Nesse cenário, relembrou que o comércio pinheirense está funcionando desde março e que a cidade não foi acometida por uma onda muito letal e crítica da doença. Por isso, pediu apoio também aos empresários locais para que se posicionem favoráveis ao retorno das aulas presenciais.
Bárbara afirmou, ainda, que dezenas de estudos apontam que crianças são mais resistentes ao vírus e que vários alunos precisam de assistência presencial para que o ensino não fique comprometido. No final, a diretora criticou a postura do prefeito Edmar Xavier sobre o assunto e chegou a chamar de “ditatorial” a decisão que impede o retorno das aulas presenciais.
“O que reivindicamos é muito simples e justo. Queremos que aqueles que precisam estar na escola tenham o direito de estar. Não é obrigatório para ninguém. Teremos ainda o sistema remoto que não deixará prejuízos. Temos alunos com depressão, crise de pânico, autismo, TDH, muitos alunos que precisam de assistência e do acompanhamento de perto.”
O que disse o prefeito
No dia seguinte da publicação do vídeo nas redes sociais, Edinho compareceu na Rádio Nova FM e concedeu uma entrevista, na qual se defendeu das acusações e falou sobre a realidade do cenário local quanto a pandemia. Para ele, a situação atual está controlada, o que não quer dizer que está tudo bem.
“Hoje, temos 4 pessoas internadas na UTI e outras 4 internadas na clínica com sintomas mais leves. Temos 60 pessoas contaminadas, o que pode ser multiplicado por 3 por conta dos assintomáticos.”
Sobre a volta às aulas, Edinho disse que o que suspende as aulas é um decreto estadual. Comentou, ainda, que reuniu com todos os diretores de escolas do município e restou decidido, praticamente por unanimidade, que o retorno não aconteceria.
“Todos os lugares que abriram as aulas, voltaram atrás porque aumentaram as contaminações. Ninguém está preparado. Sou sensível ao choro da dona da escola que faz um discurso na internet e que fala que a gente é ditador, mas sou muito mais sensível aos 50 mil pinheirenses que sou responsável. Infelizmente o tom foi muito agressivo, mas o mais importante é a vida. Não proibimos ninguém de dar aula virtual.”
O prefeito exemplificou a sua preocupação com a questão do oxigênio. Segundo ele, o município de João Pinheiro já recebeu apenas a metade de um pedido de oxigênio há aproximadamente 30 dias porque não conseguiram entregar a carga completa.
“Você que me ouve neste momento e quer que volte as aulas, eu quero que você fique com raiva de mim hoje, porque eu não quero que você chore a morte do seu filho, do seu marido, do seu pai e da sua mãe.”
Edinho finalizou dizendo que fará uma nova reunião com os diretores das escolas municipais para discutirem novamente a questão, mas que está convencido de que não é a hora para que isso aconteça.
E você, o que pensa sobre a situação? É hora das escolas de João Pinheiro voltarem com as aulas presenciais? O JP Agora quer saber a sua opinião. Entre no Instagram do site pelo @jpagoraoficial e vote na enquete nos stories da página.
Aulas presenciais realmente faz toda diferença,mas quando se coloca em risco a vida de uma criança ou adolescente,aí devemos pensar duas vezes,vamos pedir a Deus um direcionamento para a melhor decisão ao invés de julgar prefeito ou diretora, entendo os dois lados, é difícil tomar uma decisão nesse momento.
Acredito que as escolas particulares estão mais preocupadas é com a questão financeira de suas instituições.
Eu entendi que foi essa mesma preocupação do Prefeito, por isso optou em reabrir o comércio em Março de 2020. A escola particular está errada quando quer seu direito tbm? Os direitos devem ser iguais a todos.
Não sei se você está acompanhando os estudos “Mãe de aluno”, mas há dezenas de estudos afirmando que as crianças tem 5x menor chance de contaminar um adulto. Elas têm sido as maiores vítimas porque os adultos as contaminam quando vão pra casa e as levam pra todos os lugares. Elas estão muito mais seguras dentro da escola. Tanto que os organismos nacionais e internacionais todos têm pedido urgência na abertura das escolas.
Como a educação não é prioridade, tudo pode funcionar … exceto as escolas! Triste isso! O que queremos é o direito de escolha!
A hipocrisia que desmonta todo este argumento do Sr. Edinho. Acaso o vírus só se propaga em escolas? Onde estão os estudos para basear toda esta argumentação? Ou faz um lockdown completo ou nada justifica apenas as escolas ficarem fechadas. A Organização Mundial de Saúde, Unicef e outros órgãos já destacaram que a volta as aulas devem ser prioridade! Estudem! Não se deixem levar por um discurso politicamente correto.
Eu acho engraçado que as aulas não pode voltar, mais os buteco pode ficar lotado. As aulas tem que voltar sim. É os nossos filhos que tá ficando prejudicado. E também eu acho engraçado pra ir lá votar para o prefeito foi liberado.
Querida a grande diferença é que nos botecos vão adultos, que sabem o que estão fazendo. Como você irá pedir uma criança ou várias crianças para ficarem afastadas dos coleguinhas, para não trocar de máscaras com o coleguinhas, para ficar o tempo se banhando de álcool, ou no intervalo manter a distância? Dinheiro não é tudo! As instituições particulares estão mais preocupadas é com recaída financeira.
Querida(o) os adultos que estão lotando os butecos e bares estão atrás de diversão…que não vai levar a nada. Eles estão se contaminando e contaminando tbm os que estão em casa…. Inclusive crianças e idosos.
Crianças obedecem as regras muito mais que os adultos irresponsáveis. Sou professora e estou super preocupada com as crianças.
Não é por que são crianças que não possam obedecer regras quando orientadas e supervisionadas.
Jovem você sabe o significado da palavra hibrido ??? foi pedido o ensino hibrido, pais que se sentirem a vontade mande seus filhos pra escola, não esta a vontade tem EAD isso e sistema hibrido
Se soubessem o que estão fazendo, os casos não estariam aumentando. Criança segue melhor as regras da pandemia do que adultos.
Parabéns pelo esclarecimento, Bárbara. Senhor Prefeito Edinho Xavier Edinho Xavier e Vice Prefeito Lucio Flavio Trajano , sabendo que crianças e jovens não fazem parte dos grupos de risco da covid-19 e, na grande maioria dos casos, apresentam sintomas brandos, não vejo o motivo de não retornar as aulas escolares com todas as medidas de prevenção necessárias, tendo em vista que bares, restaurantes, academias, igrejas e o comércio está funcionando com certas medidas de prevenção e nossa cidade tem sucesso no baixo índice de contágio e óbitos pelo Covid. Há a constatação clara de que os estudantes estão sofrendo prejuízos… Leia mais »
Mantenha as escolas fechadas ok !
Mas feche os bares, e todos os outros locais de aglomeração, fecha a cidade pra não receber pessoas de fora e pra evitar que as daqui vão viajar tbm.
Pelo amor de Deus gente
Covid mata
Depressão mata
Obesidade mata
Ansiedade mata
Dengue mata
Gripe mata
Nos deixe escolher o que é melhor pros nossas filhos , pq a EDUCAÇÃO salva.
O prefeito teve coragem de reabrir o comércio desde março de 2020. Onde está a mesma coragem pra reabrir as escolas quando vários estudos comprovam que a doença se propaga menos em crianças? Queremos uma resposta baseada em estudos e não em achismo.
Passou da hora de retomar a vida normal. Essas crianças já perderam um ano vai ter mais um ? Pensar que aula virtual tem mesmo aproveitamento que aula presencial: Sinto muito; mas não concordo.
A questão não é de ser Bares, restaurantes, shopping, Clube igreja … E sim o por que de tudo isso ? Queremos que nossos filhos voltem pra escola o quanto antes, Sinceramente!!! Não vejo mais a necessidade de sermos tão hipócritas em pensar que Covid só se propaga nas “escolas” temos que ter sempre o cuidado necessário e ensinar a higienização correta porque já sabemos que estarmos juntos na escola é a mesma coisa de estarmos juntos no shopping.
Quem sabe esse Covid veio pra ensinar a população ser um pouco mais higiênica e empática?
Minha opinião.
Você irá mudar o seu posicionamento, se um de sua família ficar realmente em risco, pois o COVID NÃO ACABOU ! Pelo o contrário está cada vez PIOR ! E não se compara criança de escola que é difícil manter distante doe colegas nos intervalos, com adultos nos bares e igrejas. Criança é criança !
Aqui em Uberlândia pais fizeram manifestações contra o retorno das aulas. Por um lado entendo o retorno, por outro não. As crianças perdem muito com as aulas remotas…. A pergunta q temos q fazer para os responsáveis tanto das particulares, como estaduais e municipais, se eles secarão com as consequências? Assim, saberemos realmente a real situação do problema. Percebo q todos querem o retorno, mas na hora de assumir os riscos ninguém quer. As crianças podem ter a imunidade muito alta, mas só isso não é nenhuma garantia. Acho q nós enquanto povo, teríamos q pressionar os governos pela compra… Leia mais »
Realmente estamos todos preocupados com a situação da nossa cidade que graças a Deus não foi tão afetada como outras. As crianças não vão a escola, mas vão a praças, shopping, reuniões familiares e praia. Crianças foram acompanhar pais no dias das eleições sendo que criança não vota. Tivemos uma aglomeração gigantesca após a vitória do nosso prefeito(que por sinal teve meu voto) mas ninguém pensou na contaminação que seria quando ele desfilou em um carro pela praça e os que não vão mandar filhos pra escola estavam lá. Seu filho corre sim risco de se contaminar mas não só… Leia mais »
O sistema é híbrido, deixa livre quem se sente seguro manda o filho pra escola quem não, deixe em casa.
Não manda o filho pra escola mas trabalha no comércio, pega em dinheiro , vai no mercado . Por favor gente , cuida da saúde, toma vitamina, pega sol, lê um livro, ora , entrega sua vida nas mãos de Deus e vamos viver com cautela , mas sem essa prisão de informações exageradas e muitas vezes falsas.
Os presentes analisaram se algum aluno não está realizando as atividades online por falta de condições?, se sim, vão auxiliar com condições para que os mesmos façam as atividades?, tudo isso tem que ser levado em conta, caso contrário muitos vão ficar para trás enquanto outros continuam estudando.
A situação pede cautela.
A situação pede cautela
Sempre que perguntar para um dono de escola se as escolas tem que reabrir eles vão dizer que sim, claro que vão dizer que sim, isso é o mesmo que perguntar pra uma mãe se o filho é bonito, ela sempre vai dizer que sim.
Mas em relação a pandemia devemos escutar é os profissionais de saúde, e estes em sua grande maioria são contra reabrir escolas nesse momento de explosão de casos no país inteiro. Outra coisa, 85% dos pais são contra o retorno das aulas.
mais de 15 médicos da cidade já deram suas declarações de que são favoráveis à reabertura das escolas! mais de 15! e alguns não deram por medo do prefeito, disseram que era também favoráveis, mas não queriam se indispor.
Não entendo o porque de tanta repercussão, a parte mais ineressada em manter ou não o filho em aulas presenciais são os pais e responsaveis, se eles estão em consentimento com a instituição, não há margem para discursão, isso me cheira perseguição politica, fato é que o prefeito tem questões particulares.
N aguento mais aula online,minha filha ficou doente.
Acho que deve abrir
Engraçado é que tudo tá aberto,bares lotados.
As crianças têm que ter o direito de estudar,e nos pais é quem temos que decidir o melhor
se fosse público ela tava nem ai
Não sei se você percebeu, mas ela até ofereceu ajuda pra planejar a volta segura do público. E não foi a primeira vez que eles ofereceram ajuda. Desde maio eles se prontificaram e a Prefeitura não quis. Muito mais fácil economizar o dinheiro da Educação do Municipio sem as 64 linhas de onibus rodando e a merenda escolar que os alunos recebiam. Por isso o prefeito não abre as municipais. Estudem! Não se deixem levar por discursos de medo. Ta tudo aberto, só escolas que não.
Todo esse furduncio pq dizem que a dona dessa escola prometeu a volta as aulas presenciais, estranho né, sera que realmente é isso, só interesse???!???!?
Engraçado meus filhos estudam na escola não houve nenhuma promessa… se fosse preocupação com dinheiro, não teriam tantas matrículas e pelo que sei já são mais de 500, com ou sem pandemia pagando todo mês a mensalidade… então acredito que o interesse é maior que o dinheiro, quem sabe a CAUSA o IDEAL!
Eu não entendo, Patos de Minas, com uma população maior está retornando as aulas, assim fica difícil realizar meus sonhos
O prefeito de lá voltou atrás!
só adiou a volta que será em março. já tem data tanto para as privadas quanto para as públicas.
Pelo menos ele teve uma atitude. Ele tentou e estava pensando na educação das crianças da sua cidade.
Contra fatos não há argumentos. Os estudos são indicativos da segurança das escolas. Escolas com protocolos de segurança são muito mais seguras que qualquer outro lugar onde nossos filhos estejam. E É OPCIONAAAAALLLL! Só vai quem quer, quem não concorda tem o direito de ficar em casa! Temos o direito de decidir o que queremos para os nossos filhos!
Esse desespero todo pq é escola particular…
Se fosse o seu comércio o senhor estaria tranquilão né?! hipocrisia!
O brasileiro, e muito mais o Pinheirense, não vive sem bar, sem academia e sem farra.
Optou por abrir os bares e as academias, e deixar escola fechada. A doença está ai e é real, infelizmente.
Basta fazer escolhas, pq abrir tudo não pode (nunca pode na realidade, desde março de 2020), agora estamos em uma crise sanitária onde o bar, que o local onde mais contamina, esta disponível a a escola não. Decisão da população, apoiada pelos governantes.
É quase convincente e meio que de dar dó a senhorita “preocupada” com o ensino e a educação dos alunos, tadinha ne?! Tá preocupada com a educação mesmo ou é só com seu bolso que deve estar sentindo? Primeiramente que aluno que precisa de assistência certamente é grupo de risco, as APAES por exemplo não retornarão às aulas se você não tem conhecimento. Agora vem cá, porque João Pinheiro não teve colapso AINDA aí vamos “abrir as pernas”? Tá Maluca filha?? Paciente grave de João Pinheiro não tem nem hospital que se preze pra ser atendido, precisa correr pra cidades… Leia mais »
No mínimo e petista preguiçosa que não gosta de trabalhar!
Tem cheiro de concorrência… tá dificil aí fecha as portas
Só digo, que é necessário a vacinação dos professores primeiro, com as 2 doses da vacina. Para depois pensarmos em volta as aulas presenciais. Pq já que criança não é do grupo do risco, mas os professores? As famílias desses professores???
Eu sou professor, meus pais moram comigo, são do grupo de risco; minha mãe é diabetica meu pai é hipertenso ou seja ambos possuem comorbidades.
Por isso afirmo, aulas presenciais somente após vacinação dos professores com as 2 doses.
más vc vai a restaurantes, supermercados, farmácias, festas, etc… pode ser atendido por todos com máscara más não pode atender as pessoas com máscara? hipócrita e preguiçoso, quer ganhar sem trabalhar.