A equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de João Pinheiro realizou, no mês de maio, o projeto Realçando sua Beleza em três distritos da cidade. O objetivo era valorizar as mulheres moradoras dos distritos. A reportagem do JP Agora procurou as integrantes para saber mais sobre o assunto.
A equipe do CRAS volante, atualmente, é composta pela psicóloga Fernanda Alves Psicóloga e pela assistente social Heloíza Martins. Durante o mês de maio, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Ação Social, a equipe técnica organizou três eventos para comemorar o Dia das Mães, contando com a parceria da profissional Eduarda Lopes que voluntariamente embarcou nesse projeto com a equipe, denominado “Realçando sua beleza”.
“Nosso intuito foi desenvolver um tema acolhedor para as mães aumentarem sua autoestima com o pouco de maquiagem que tem em casa. A maquiadora Eduarda deu dicas de uma técnica prática, que pode ser aplicada tanto ao dia quanto á noite. Nossa metodologia foi fornecer um conhecimento básico sobre maquiagem através de uma apostila que a própria Eduarda elaborou e nos confeccionamos. Em nossas visitas pelos distritos podemos observar que as mães, muitas vezes, chefe de famílias, se dedicam muito aos seu lares e as famílias e esquecem de se cuidarem e tirarem um tempo pra si. Além da gente desmistificar que pra ficar bonita custa caro, enfatizamos que um simples batom pode transformar a autoestima delas” explicou a psicóloga Fernanda.
O projeto, além do tema específico, também orientou quanto a importância de realizar e atualizar o Cadastro Único, já que esse cadastro é a porta de acesso para maioria dos benefícios atuais vigentes. O trabalho foi desenvolvido em três distritos de João Pinheiro: Luizlândia do Oeste (JK), Cana Brava e Rural Minas.