No momento em que refletir sobre questões ambientais se faz tão importante, contar com recursos lúdicos que levem essa mensagem às crianças é fundamental. Pensando nisso, a peça “Na Trilha das Águas” – que discute a problemática da água enquanto recurso renovável – circulou por três escolas de João Pinheiro, no Estado de Minas Gerais, em cinco sessões gratuitas e abertas ao público.
Ao todo, cerca de 800 crianças e adolescentes entre 04 e 12 anos puderam conhecer a peça, que conta a história de uma tribo que, ao perceber algo de errado com o rio de onde captam água para uso pessoal, seus animais e plantações, convoca o pequeno – mas corajoso! – guerreiro Cauê para seguir a trilha das águas. Junto à sua fiel companheira Onça Pintada, ele parte em busca de respostas para descobrir a origem e como resolver o problema.
Em João Pinheiro, a E. M. Israel Pinheiro, a E. M. Jovino Silveira e a E. E. José Romero da Silveira transformaram-se em palco para essa história. No final de cada sessão, o público recebeu um passatempo divertido para expandir a experiência educativa e cultural. Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto é realizado pelo Ministério do Turismo (via Secretaria Especial de Cultura) com produção da 3S e patrocínio da Minasligas.
Instituições contempladas pelo projeto “Se eu Pudesse Mudar o Mundo – Na Trilha das Águas” em Minas Gerais
- 09/03/2022: E. M. Israel Pinheiro, em João Pinheiro (MG);
- 10/03/2022: E. M. Jovino Silveira, em João Pinheiro (MG);
- 11/03/2022: E. E. José Romero da Silveira, em João Pinheiro (MG).