Excesso de zelo: Prefeito de João Pinheiro explica motivo da multa imposta pelo TCE em processo licitatório

Administração pública colocou, como exigência, que a empresa deveria ter patrimônio 3x maior que o valor da obra como forma de garantir a sua execução

O Prefeito Municipal de João Pinheiro esteve na rádio Nova FM na última quinta-feira (31) e explicou, ao vivo para o repórter Welington Ney, a respeito da condenação do TCE sobre o processo licitatório que foi responsável por asfaltar a maioria dos distritos e ruas da cidade. Edinho explicou que a multa foi por excesso de zelo e cuidado. Entenda.

Edinho ressaltou que não foram constatados crimes ou algo neste sentido e disse, ainda, que a multa não foi imposta a ele, mas sim para a comissão de licitação e planejamento. Sobre a irregularidade constatada, o prefeito chegou a dizer que a administração pública recebeu a decisão com bons olhos porque a cláusula tida como irregular visava proteger a execução da obra com excesso de zelo.

“Eu consegui 12 milhões de reais e o projeto foi todo aprovado pela Caixa, e a Caixa dizia que se eu tivesse um erro na execução eu teria que devolver os 12 milhões corrigidos e a multa de 1% para o prefeito. Colocamos que a empresa que fosse fazer essa obra tinha que ter uma saúde financeira com condições de fazer essa obra, que significa ela ter um patrimônio 3x o valor de 12 milhões, ela teria que ter então 36 milhões. Exigimos que a empresa tivesse esse recurso” disse o prefeito sobre a cláusula considerada irregular.

O prefeito contou que a comissão resolveu tomar tal atitude em razão dos inúmeros exemplos ocorridos na cidade de empresas que ganham os processos licitatórios e não conseguem executar as obras por insuficiência de recursos. Por isso, a cláusula visava garantir a execução da obra com os bens da própria empresa.

Edinho ressaltou, por fim, que o próprio TCE reconheceu que foi excesso de zelo, já que o valor imposto a título de multa foi apenas de R$5.000,00 (cinco mil reais) em um processo licitatório de R$12.000.000,00 (doze milhões de reais).

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


14 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mentiroso, nunca mais vai ganhar pra nada.

MENTIROSO, discurso mal feito pelo seu corpo juridico

Pior é quem acredita 😂😂😂😂

E os milhares de ‘apadrinhados’ da área administrativa que estão ocupando o lugar de quem fez o concurso da prefeitura.

O pessoal que se mata fazendo concurso perdendo vaga para um monte de mocinhas q é tudo rolo deles. É uma vergonha.

Então, setor juridico tem uma faxineira, fiscal posturas. tudo desvio função. tem um péssimo adv de patos-mg. POVO ACORDA TEM ADVOGADO NOSSA CIDADE. OTIMOS E NÃO TEM CHANCE. PQ DE FORA?

Esqueci. Tem Dra ANA PAULA, essa sim é ÓTIMA ADVOGADA,

Excesso de zelo ou pilantragem? Cria vergonha prefeito vaga bundo

Desde quando prefeito liga para a cidade? Excesso de zelo com o dinheiro que vai pro bolso dele, só pode. Asfalto na primeira chuva vai embora, e ainda acham que gastou 12 milhões com o asfalto? Rssss

Vc pode enganar quem não entende nada de licitação, isso foi carta marcada seu pilantra.

E o que que tem haver a Caixa com isso?. A obra é financiada por acaso?, pelo que está escrito na matéria não, pois empenho é a reserva de dinheiro para a obra, então vai ser paga a vista.

Excesso de zelo? Então não adiantou nada né? Pq olha como tá o asfalto. Uma porcaria.

Excesso de ganância! Claro que ele não vai colocar um asfalto bom, o que importa é a grana que vai pro bolso. Joao Pinheiro é uma vergonha, e o representante da cidade falar o que, né???

OS 36 MILHÕES DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO, EU COMPROVEI QUE TINHA. E TENHO. DINHEIRO POUCO AQUI NÃO É PROBLEMA. NOTA DE 100, EM CIMA DE NOTA DE 100. AS DE 200, A GENTE USA PARA TROCO.

EU SAÍ DO PROCESSO LICITATÓRIO, JUSTAMENTE PORQUÊ FIQUEI COM MUITO MEDO DE NÃO CONSEGUIR PAGAR A MULTA DE 5 MIL REAIS. E TAMBÉM POR CAUSA DA MATEMÁTICA.

ERA 15% SOBRE 36 MILHÕES, SOBRE 12 MILHÕES, OU SOBRE 5 MIL? EU NÃO ENTENDI DIREITO ESSA PARTE DA PROPOSTA. E NEM PARA QUEM TINHA QUE DEVOLVER. TÁ PERIGOSO ANDAR COM TANTO DINHEIRO “VIVO”.

AFINAL DE CONTAS, JOÃO PINHEIRO NÃO ESTÁ PARA AMADORES, NÉ?