InícioCidadeFolias de Reis movimentam zona rural de João Pinheiro nesta quinta-feira, 05...

Folias de Reis movimentam zona rural de João Pinheiro nesta quinta-feira, 05 de janeiro

JP Agora levantou alguns dos pontos onde acontecerão as tradicionais folias pelo município

Publicado em

A primeira quinta-feira do ano será movimentada no maior município de Minas Gerais em extensão territorial, principalmente na zona rural. Acontecerá, em diversos pontos da cidade, as Folias de Reis, tradicional festa religiosa que simboliza a visita dos Reis Magos ao menino Jesus.

A Folia de Reis é uma festa bastante popular em João Pinheiro e região, que ocorre entre os dias 24 de dezembro (véspera de nascimento de Jesus Cristo) e 6 de janeiro (dia em que os três Reis Magos chegam em Belém). Tradicionalmente, as Folias de Reis contam com música, devoção a Deus e muita comida.

O JP Agora conversou com o pinheirense e jornalista Welington Ney, que deu detalhes sobre as folias que acontecerão em João Pinheiro nesta quinta e sexta-feira. Segundo ele, mais de trinta grupos se movimentaram desde o dia 24 de dezembro, quando aconteceu a saída, girando de casa em casa até a entrega que acontece nesta quinta-feira.

“Várias festas estão programadas e os festeiros preparando uma grande recepção com comida típica e doces. Entre as mais tradicionais teremos entrega de folia No Tanquinho (Ruralminas), Folia do Pontal (região do pontal, município de Lagoa Grande), Folia do Espirito Santo e Tereza a partir das 17 horas, Folia da Canabrava, Folia dos Três Reis Santos no Assentamento Itatiaia, próximo a Prainha, todas durante a noite. Também haverá entrega no Tauá, igrejinha do Porto Diamante, folia do Diamante” disse Welington Ney.

A festa continua na sexta-feira, 06 de janeiro, conforme explicou o jornalista. “No dia 06, dia de Santos Reis a Folia do Capão escuro, às nove horas na sede da folia, Folia de Olhos D’água, entrega na parte da manhã com almoço para todos. Também teremos festas de Reis nas Lages, Folia do Riacho Fundo, com entrega nesta sexta, sede da Folia na Vila de São Sebastião. A Folia da Tapera fará a entrega no Sábado, na sede da Folia, na região da fazenda tapera (Lages). Neste dia acontece a entrega e a passagem da coroa para os festeiros de 2023. Todas as festas servem comida e doces gratuitos, apenas bebidas alcoólicas ficam a critério dos convidados” explicou Welington Ney.

Vai participar da Folia de Reis neste ano? Marque aqui aquele amigo que irá te acompanhar.

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


1 Comentário
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Dilma José Lima
23 dias atrás

Só faltou comentar sobre a folia da machadinha que não falou.

mais artigos