17.4 C
João Pinheiro
sexta-feira, abril 23, 2021

João Pinheiro adere a “Onda Roxa”, retoma venda de bebidas e proíbe circulação de pessoas; entenda

Anúncio foi feito instantes atrás através de coletiva de imprensa

O Prefeito Municipal de João Pinheiro acaba de anunciar que o município começará a seguir as deliberações do Comitê Extraordinário da Covid-19 nesta sexta-feira (05), a partir das 20 horas. Confira, a seguir, detalhadamente cada uma das restrições e exceções.

Basicamente, os comércios relacionados aos serviços essenciais listados no artigo 4º da deliberação poderão funcionar com portas abertas. Por outro lado, os não essenciais, ou seja, aqueles que não estiverem na lista, poderão funcionar de portas fechadas, sem atendimento ao público, em sistema de delivery e vendas on-line. No caso de bares, lanchonetes e restaurantes, está autorizada a retirada em balcão, vedado o consumo no local.

O funcionamento de TODOS os estabelecimentos, no entanto, fica proibido das 20h até as 05 horas, com exceção dos relacionados à saúde, segurança e assistência. Portanto, segundo o que consta na deliberação, ESTÁ PROIBIDO O FUNCIONAMENTO DE LANCHONETES, PIZZARIAS, HAMBURGUERIAS DEPOIS DAS 20H, AINDA QUE NA MODALIDADE DELIVERY.

A circulação de pessoas está proibida em QUALQUER HORÁRIO, sendo permitida somente no caso de acesso às atividades, serviços e bens essenciais dispostas no artigo 4º, assim como para que os trabalhadores possam chegar aos locais de trabalho não essenciais, onde trabalharão de portas fechadas; para comparecimento, próprio ou na condição de acompanhante, a consulta ou realização de exames médico-hospitalares, quando necessário e para a realização das atividades e serviços considerados essenciais dispostos no artigo 4º.

Está proibido, também, a circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames; realização de visitas sociais e familiares e realização de eventos e reuniões de qualquer natureza.

A comercialização de bebidas alcoólicas não está mais proibida.

As atividades consideradas essenciais são:

  • I – indústria e comércio de fármacos, farmácias, drogarias e óticas;
  • II – fabricação, montagem e distribuição de materiais clínicos e hospitalares;
  • III – hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lanchonetes, de água mineral e de alimentos para animais;
  • IV – produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;
  • V – distribuidoras de gás;
  • VI – oficinas mecânicas, borracharias, autopeças, concessionárias e revendedoras de veículos automotores de qualquer natureza, inclusive as de máquinas agrícolas e afins;
  • VII – restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias;
  • VIII – agências bancárias e similares;
  • IX – cadeia industrial de alimentos;
  • X – agrossilvipastoris e agroindustriais;
  • XI – relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade;
  • XII – construção civil;
  • XIII – setores industriais, desde que relacionados à cadeia produtiva de serviços e produtos essenciais;
  • XIV – lavanderias;
  • XV – assistência veterinária e pet shops;
  • XVI – transporte e entrega de cargas em geral;
  • XVII – call center;
  • XVIII – locação de veículos de qualquer natureza, inclusive a de máquinas agrícolas e afins;
  • XIX – assistência técnica em máquinas, equipamentos, instalações, edificações e atividades correlatas, tais como a de eletricista e bombeiro hidráulico;
  • XX – controle de pragas e de desinfecção de ambientes;
  • XXI – atendimento e atuação em emergências ambientais;
  • XXII – comércio atacadista e varejista de insumos para confecção de equipamentos de proteção individual– EPI e clínico-hospitalares, tais como tecidos, artefatos de tecidos e aviamento;
  • XXIII – de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas;
  • XXIV – relacionados à contabilidade.

Todas as atividades e serviços essenciais deverão seguir os protocolos sanitários previstos no Plano Minas Consciente e priorizar o funcionamento interno e a prestação dos serviços na modalidade remota e por entrega de produtos.

Confira a íntegra da deliberação aqui.

https://www.facebook.com/jpagora/videos/3849467558470421

17 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


17 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Pessoa
1 mês atrás

O povo não pode aceitar isso, se todos não aceitarem eles não poderão fazer nada contra toda a sociedade, pois o poder é do povo.

Humano
1 mês atrás

Eles não tem pessoal suficiente para fiscalizar isso.

Jorge
1 mês atrás

Como e triste a situação desse pais desse estado, virou guerra politica, a invés de combater o virus, governo faz um decreto onde pode ter 100 pessoas dentro de uma igreja e nao pode ter 6 7 8 ou 10 pessoas dentro de uma loja de roupas ou em outros comercios parece que estao preocupados em quebrar pais, o cidadão e obrigado a pagar seus impostos suas contas gasolina a quase 6 reais e nao pode trabalhar, complicado ainda tem gente gritando p fechar tudo e ta dificil

Aide
1 mês atrás
Resposta para  Jorge

Concordo.
Quando um político faz uma quebradeira dessa acho que para solidarizar com os que estão e ficarão sem renda, tenha que doar o salário dele.

ernesto
1 mês atrás

Deu ruim. Estamos praticamente presos então. Ainda bem que a cerveja foi liberada.

Jakeline
1 mês atrás

Qual a justificativa para não poder funcionar delivery após às 20 horas?
Que pena dos comerciantes e dos funcionários.
Desemprego mata muito mais que o Covid: mata de fome, de desespero e pela violência.

Em qual lugar do mundo que o lockdown funcionou?
Em nenhum.

Kelly
1 mês atrás
Resposta para  Jakeline

Concordo , desnecessário , seria justos os politicos tbm ficarem sem seus salários ai sim eles estaria tbm ajudando no decreto assinado por eles .

João Augusto do Prado
1 mês atrás

Olha eu aqui de novo… Os instrumentos normativos relativos a epidemia Covid-19, em especial as deliberações do Conselho Extraordinário Covid-19, do estado de MG, facultam aos municípios nas ondas vermelha e roxa, a adesão de medidas complementares para o combate à disseminação do Covid19. Assim, eu entendo que: o Decreto municipal que proíbe a comercialização de bebidas alcóolicas no município de João Pinheiro ainda vigora, a não ser que o município tenha expressamente revogado este decreto por meio de outro (não tive notícia deste outro suposto Decreto), o que não ocorreu no decreto objeto desta matéria, por isso deverá editar… Leia mais »

Cal
1 mês atrás

O vírus só pega anoite ??

Maximo sustaita
1 mês atrás

Então.. o trânsito de pessoas é permitido até 20 hrs?

#SÓ OBSERVANDO
1 mês atrás

Enfim tá praticamente tudo aberto, somente restrições mesmo a noite. Que a medida tenha RESULTADOS POSITIVO e que DEUS tenha MISERICÓRDIA DE TODOS NÓS,AMÉMMMMMMMMMMMMMMMMMMM.

Outro curioso
1 mês atrás

.

Última edição 1 mês atrás by Outro curioso
Curiosa
1 mês atrás

E as igrejas continuaram suas atividades normais????🤔

padre preguinho
1 mês atrás
Resposta para  Curiosa

so delivery!!! vai ter que receber a bencao via whats!!! mais o pagamento do dizimo continua o mesmo

Monkey Crazy
1 mês atrás
Resposta para  Curiosa

Igreja não é está listada como essencial

opinião
1 mês atrás

Quero parabenizar as autoridades que fez esse decreto, de tirar esses povo da rua depois das 20 horas. isso podia ser decretado uns 5 anos atras.se não esta fazendo nada vai pra casa.

Revoltado
1 mês atrás

Fecha tudo então, pessoas que vão ao mercado 7 vezes ao dia sem necessidade, todo dia nos mesmos horários, domingo principalmente, quem não tem noção nenhuma do que está acontecendo somos nós mesmos seres humanos irracionais.
Pelo amor de Deus, fecha tudo e quem tá reclamando que morra de fome ao invés de morrer pelo covid-19 Povo burro.
Fecha o comércio no domingo também, povo todo dia tem necessidade de comprar sendo que frequenta supermercado todo dia.

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias