22.6 C
João Pinheiro
sexta-feira, outubro 22, 2021

Jovem pinheirense utiliza de vídeos no Instagram para levar conhecimento sobre o autismo aos seus seguidores

O adolescente de 17 anos já foi diagnosticado com TDAH e Síndrome de Asperger

O jovem pinheirense Victor Manuel Batista, 17 anos, tem inspirado várias pessoas a conhecerem mais sobre o autismo. Em seu perfil no Instagram ele posta diariamente, vídeos em que esclarece diversas dúvidas sobre síndrome e as dificuldades que passou até entender e aceitar o transtorno com o qual foi diagnosticado quando tinha 15 anos de idade.

Em entrevista concedida ao JP Agora, Victor contou que a ideia inicial de gravar vídeos sobre o assunto era desabafar, aceitar a sua realidade e entender a sua condição. A repercussão gerada e possibilidade de ajudar outras pessoas foi uma surpresa agradável para o adolescente “Me sinto bem surpreso, porque nunca achei que falar sobre autismo me daria tanto engajamento e ajudaria não somente pessoas com autismo, mas também pessoas que não tem autismo”.

Em seu perfil ele já trouxe explicações gerais sobre o autismo, seus graus, padrão de comportamento do hiperfoco e as dificuldades de convivência com a síndrome. O jovem confidenciou que seu interesse com os vídeos é trazer as informações sobre o assunto e finalizar com uma bela mensagem.

O apoio dos amigos e da família foi muito importante para a continuidade de sua ideia. Para entender um pouco mais sobre a situação, conversamos com mãe de Victor, Adriane Fabrício Batista, que nos contou sobre o medo que teve com a exposição do filho “quando surgiu com a ideia de gravar e postar vídeos sobre o assunto fiquei com medo, porque tem muita crítica destrutiva na internet. Mas graças a Deus as pessoas estão gostando e está indo bem”.

Segundo exposto pela mãe de Victor, ele foi diagnosticado quando criança com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e na adolescência foi identificada a Síndrome de Asperger. Dessa condição, surgiram várias as dificuldades que foram superadas pela determinação de Victor e da família, desde o entendimento do que é a síndrome até os preconceitos que ele sofreu na escola.

“Foi muito difícil, mas hoje ele está ajudando as pessoas já que o autismo ainda é visto como um tabu. Ele tem um coração muito bom, fico orgulhosa do meu filho que não se escondeu, se aceitou e buscou ajudar as pessoas” completa Adriana orgulhosa das ações de Victor.

Ao final da entrevista, Victor deixou um recado inspirador aos leitores “se tem uma coisa que aprendi com a vida é que não é o jeito que nasci define meu destino e sim minhas ações. Eu posso sim ter nascido com dificuldades maiores do que outras pessoas, mas se hoje eu socializo, olho mais nos olhos, vou sozinho nos lugares não é por causa que meu autismo é leve, mas por ter me esforçado e batalhado pra isso. Eu sou um humano e não uma síndrome, então não vou deixar nem eu e nem ninguém desistir de algum sonho só por causa do seu jeito de ser, pois pior do que a morte é alguém viver estando morto por dentro. Eu sou normal e também não é nada anormal em ser diferente e espero ser inspiração na vida de cada autista com um sonho e na vida de cada mãe, pai que luta pra cuidar de seu filho/filha no espectro autista.”

2 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


2 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Bruna
1 mês atrás

Parabéns Victor te sigo no seu instagran acho os seus vídeos incríveis, são bem didáticos e fico muito feliz por cada novo seguidor que voce vem conquistando!!

#Só Observando
29 dias atrás

Parabéns Vítor, q Deus possa te usar para ajudar a outras pessoas, vc é muito especial pra Deus.

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias