continua depois da publicidade
InícioBrasilândiaJustiça determina saída de invasores sem terra...

Justiça determina saída de invasores sem terra de fazenda da Vallourec em Brasilândia de Minas

Ação de manutenção de posse foi ajuizada pela CODEBRAS, mas o pedido liminar foi negado pela justiça, que ainda determinou a saída imediata dos invasores da área

publicado em:
Compartilhe nas redes sociais

Na última sexta-feira, 20 de outubro, a justiça determinou a saída imediata dos invasores sem terra que ocuparam parte da Fazenda Brejão, de propriedade da Vallourec, em Brasilândia de Minas. A ocupação acontece desde 2022 e deverá ser desfeita nos próximos dias.

continua depois da publicidade

Segundo consta no processo, a CODEBRAS ajuizou o pedido para que os invasores permanecessem na ocupação, que engloba uma área de mais de 5 mil hectares. Como argumento, o Conselho de Desenvolvimento de Brasilândia de Minas sustentou que a área invadida pertence a uma área maior de 33 mil hectares e que a terra é improdutiva, de modo que a posse seria justificável para fins de reforma agrária.

A seu turno, a Vallourec compareceu no processo e pediu a retirada imediata dos invasores das terras. Ao analisar os dois pedidos de forma liminar, a justiça da Vara Agrária de Minas Gerais, em Belo Horizonte, acabou acolhendo o pedido da empresa, determinando a saída imediata dos invasores do local. Antes da desocupação, no entanto, o magistrado pediu que a Comissão de Conflitos Fundiários elaborasse um parecer sobre o caso.

Depois que o parecer for juntado ao processo, os ocupantes terão 30 dias para saírem do local voluntariamente sob pena de multa diária de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) até o limite de R$5.000.000,00 (cinco milhões de reais).

Leia também

Deixe um comentário


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


7 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos