Uma abordagem da Polícia Militar que levou um homem de 33 anos à prisão por porte ilegal de arma de fogo virou notícia no JP Agora no último fim de semana por conta da suposta tentativa de interferência de familiares do suspeito no ato da prisão. Depois que o site divulgou a reportagem, a família de Renato Aparecido dos Santos procurou a redação para controverter a versão publicada. Para Geralda Ferreira Santos, 66 anos, houve excesso por parte dos militares. Entenda.
Tudo aconteceu na noite do último sábado (24). Uma guarnição da Polícia Militar se deslocou até o Bar da Geralda depois que a central recebeu uma denúncia anônima apontando que havia um indivíduo armado no local. Quando chegaram, Renato Aparecido dos Santos, 33 anos, tentou fugir, mas foi preso logo em seguida. A arma de fogo que ele portava também foi encontrada. Depois da prisão, segundo noticiado pelo JP Agora, iniciou-se uma confusão e os policiais usaram spray de pimenta contra os moradores.
Ainda no sábado (24), familiares de Renato procuraram a redação do JP Agora para esclarecerem o ocorrido. Então, na manhã desta terça-feira, 27 de julho, a equipe de reportagem do site foi até o local e ouviu a versão da mãe do suspeito. Geralda Ferreira Santos, de 66 anos, é a proprietária do bar. Ela confirmou que o filho estava armado e não se colocou contra a prisão em si, mas mostrou-se bastante revoltada como a forma que os policiais trataram todos no local.
Geralda negou que ela ou qualquer outra pessoa que estava no local tenha tentado interferir ou tentado impedir que Renato fosse levado pelos policiais. A idosa contou que apenas pediu para que o filho não fosse arrastado. Apesar de saber que Renato estava armado, ela disse que não sabia onde a arma estava e, assim que os policiais encontraram o revólver, partiram para cima dela proferindo xingamentos, quando então a confusão se iniciou.
“Um policial entrou correndo e apontou para o meu filho e disse ‘é você vagabundo’. Ele entrou para dentro correndo. Ele estava com a arma mesmo, não vou mentir. Ele estava com a arma, entrou para dentro e jogou a arma no meu quarto. Eu não tinha visto que ele estava com a arma na cintura e que tinha jogado a arma no meu quarto. Ai nisso, eles já pegaram, algemaram ele. Pedia que eles não judiassem do meu filho e dizia que ele não era vagabundo. Depois que acharam a arma, falaram comigo na maior falta de educação ‘o que que ele jogou aqui?’. Aí eu respondi que não sabia, até porque eu não sabia que ele estava com revólver na cintura. Quando eles abriram meu quarto, entraram para dentro e acharam a arma. O PM virou para mim e falou ‘não jogou nada não né sua desgraçada, desgraça ruim’ dentro da minha cozinha. Bateram na cara do meu filho, xingaram ele todo. Vagabundo, safado” relatou a mãe de Renato ao repórter do JP Agora.
Geralda reclamou da postura dos policiais desde o início da abordagem. Depois de rendido e algemado, Renato foi arrastado até o camburão sob xingamentos e sem resistir à prisão, segundo a versão apresentada pela mãe para o repórter do JP Agora. “A única coisa que ele falou com os policiais foi perguntar o que ele tinha feito para eles e porque estavam tratando-o daquela forma.”
Depois que Renato já estava no camburão, Geralda pediu para que uma de suas netas retirasse o veículo da garagem para que ela acompanhasse o filho, mas os policiais tentaram impedir e usaram o spray de pimenta, que supostamente teria acertado uma criança de 3 anos, segundo a versão apresentada pela mulher.
“Meu filho ainda disse que estava pronto para ir. Deram um canga leitão nele dentro do camburão. Falei que ia atrás e ele jogou spray de pimenta. Nessa hora já tinha jogado a minha neta aqui, toda machucada. Aí ela pegou e saiu me arrastando e comecei a desmaiar vendo meu filho no camburão. Foram com ele para Paracatu e de lá levaram para Unaí” contou a idosa sobre o momento em que os policiais usaram spray de pimenta.
Suspeito estava recebendo ameaças
No momento da prisão, Renato afirmou para os policiais que estava armado porque era alvo de ameaças. A versão foi confirmada por Geralda, que contou que tinha um homem ameaçando o seu filho mais novo. Ela ainda disse que sabia que o filho andava com uma arma para se proteger. Mesmo assim, no momento da abordagem, a idosa afirmou que não sabia que ele estava com o revólver na cintura.
Por fim, Geralda contou que seu bar é frequentado por amigos e familiares e que nunca teve problemas com a polícia no estabelecimento. Afirmou, ainda, que haviam várias crianças no local quando tudo aconteceu e que uma delas precisou ser levada até o hospital por conta do spray de pimenta. Ela disse que também precisou de atendimento, mas não quis se deslocar até a UPA porque supostamente não teria direito a nada.
“Tinha seis crianças. De dois anos, seis anos, oito anos, três anos, levaram no hospital por conta do spray de pimenta. Chorava muito reclamando que o olho estava doendo. Eu não quis ir na UPA. Pra que, depois eu chego lá eles falam que não foi a polícia. Eles são combinados um com os outros, pobre em João PInheiro não tem direito a nada. Sou honesta, trabalho com honestidade. Depois que não dei conta de trabalhar para os outros, eu faço aqui meus churrasquinhos. Nunca foi preciso uma polícia vir aqui. Nunca deixei mexer com uma droga aqui. Agiram com muita violência. Não gosto nem de lembrar o jeito como fui tratada. Não fico revoltada por terem prendido meu filho, fico revoltada como fomos tratados. Não encostei a mão em ninguém. Não xinguei ninguém. Só falei com eles para não baterem no meu filho” pontuou a idosa.
O JP Agora reafirma seu compromisso com a verdade e esclarece a seus leitores que a primeira versão veiculada no site corresponde àquilo divulgado pela própria Polícia Militar e apurado preliminarmente pelos repórteres no dia dos fatos. A equipe de reportagem continuará acompanhando o caso.
Mulher guerreira dessa aguenta essa humilhação justiça seija feita pra esses merdas de farda
Respeita a policia
Respeitar seu (removido) filho da (removido) vc tem que cria vergonha na cara de fala um trem dessa
Respeita os cidadãos d bem
Que polícia não respeita nem mulher q eles tem em casa
Tá certa, teria que dado era flores pra ele com carinho.
Flores não. Mais educação caberá sempre em todo lugar. Estes policias faz uso de giria dos vagabundos …xingar uma senhora e coisa de vagabundo
No seu velório eu mando ?
Vacilão
TA ARMADO INFELISMENTE TA ERRADO….
Os policias também estavam armados
Os policiais tem posse/porte de arma
Mais não tem poder sobre abuso de autoridade,isso e crime como qualquer outro
Ta errado nn só se protegendo
Vc fala assim PK vcs queria uma arma tbm por isso q vc fala q ta errado povo invejoso
Verdade, mais abuso de autoridade também e errado
Abordagem padrão! Tava armado, tinha porte de arma? Não. Então estava errado!
Padrão mais sem educação..ñ conhece o significado ñ?
Estava errado pk fez mal a ninguém ta
Parabéns ….melhor polícia do noroeste mineiro…..bom trabalho querreiros…..isso sirva de exemplo….
Aqui em João Pinheiro tá esse abuso com frequência desses vermes. Vcs vão ver não vai demorar morrer alguns aí. Amigo meu já passaram por isso mas o dia que for eu
Concordo plenamente ??
Que esse exemplo um dia aconteça com vc e sua família, que esses guerreiros façam guerra na sua casa, assim como fez na casa deles, por que alguém da sua família com certeza não e santo como vc ?
Esse Renato não é flor que se cheira ,cara ignorante tipo ruim,uma arma na mão dele é um enorme perigo,já estudei com ele,rapaz esquentadinho, abordagem padrão ,se está armado e não tem posse e porte é prisão e pronto,tenho pena é da coitada da mãe que sofre.
Mostra a cara entao se o conhece tao bem assim ou vc nao é tao homem quanto é
Para de falar merda seu bosta eu o conheço desde de criança e nunca vi ninguem falar mal dele primeira vez
Não sei porque vc fala assim dele pk ele nunka encostou a mao em ninguém pk vcs não poe o nome deveria cuidar da vida de vcs nem conhece ele pra la desse jeito pau no cu
Você e outro (removido) no (removido)… Por achar que conhece ele só porqe estudou com ele … Vai enfia um (removido) no (removido) pra ver se entopi sua boca de baixo pra cima ! E triste quando o ser humano acha que conhece alguém só porqe estudou ou porqe viu passa na rua … (removido) que (removido) quanta merda sai da sua boca em
Ele não e essa pessoa que vc fala não, se vc diz isso e por que não conhece ele direito,ele realmente e esquentado,mais nunca fez mal a ninguém até hoje e ele tinha arma a um bom tempo e ingraçado que nunca atirou com ela em ninguém
Voceis fala mal da dona do buteco e do rapais e por que vcs nao sabe de nada .cala sua boca e enfia sua lingua no (removido).
Por isso que muito policial morre.se acontecesse isso de jogar spray numa filha minha a coisa ia ficar feia
Tem dó vai casar um canto pra vc dormi o Zé dentro d’água ,tem coragem de bosta nenhuma n Zé ruela
Vc nem me conhece o ze ruela pra vc ta ai falando merda?????
Tinha que levar era todo mundo!
Cara armado no bar, bêbado e dando trabalho,
Buteco não é lugar de criança e nem da senhora viu dona
Pra começo de história o bar e da senhora agr uma senhora n pode trabalhar n agr pode fika na esquina vedendo droga pode ne fika pedindo esmola vcs deveria para com esses comentários vcs nem sabe a hora q ta com. Fome
Eh akiiii q ela mora se nn pode fika na casa dela onde vai fika na sua casa deve ne
A dona e dona do boteco e as crianças estavam dentro de casa, foi a polícia que mandou eles saírem pro bar,bando de pau no cu
Então sustenta ela…
Tem que desce o sarrafo mesmo, na primeira oportunidade um vagabundo desse mata um policia, ta armado ta errado, não tem essa de alisa não, quer que recebe o bandido armado com flores ??! Tenha santa paciencia
Difícil situação
Inclusive em quem conversa fiado
Quem sabe um dia chega na sua família oq aconteceu aki pk vc nem conhece ele ne
Liga não, quando a pessoa e bandida ela recebe flores é quando morre, se ele não morreu e por que não é bandido, mais cuidado viu santinho, que até Jesus morreu na cruz, agora imagina quem fica falando abobrinha por aí ?
E otra senhora geralda, com todo respeito a senhora, ta questionando a ação da policia, trago essa pergunta para a senhora , a sociedade ta questionando a ação do seu filho , o que ele tava fazendo armado ? o que a senhora tem a dizer sobre a postura dele ?
PK vcs e mt invejoso armado n sei responde. Agr ele sempre foi um bom filho td mundo sonha te um filho igual ele e outra eu concordo q ele tava errado nn to questionando o trabalho da polícia n só achei ruim do jeito q eles trato todo mundo vcs podia para de fazer comentários q vcs nem sabe vcs nem estava no local
Você e algum repórter ? Porqe ela já deu o esclarecimento dela .. ! Pra vc ela não deve neim obrigação
O fato dele tá armado não quer dizer que ele ia atirar em alguém não, ele andou armado por muito tempo e não atirou em ninguém, e as polícias estão certas em prender ele, mais o abuso foi demais
Tem q andar armado memo, q os inimigos não da boi não,é a pm só chega depois do fato,só vou juntar uma grana vou compra o meu também, qualquer coisa e sem boi pros pilamtras
Ta certinho parabéns kkk com certeza ne pk a gente nn sabe oq pode acontecer por isso q tem q andar armado msm
Homem tem q andar armado sim,daqui um tempo tenho só lamento pra quem quere me oprimir vai tomar tiro até umas hora !
Porq eu sou sujeito homem!
Tal de buteco so da isso ai, todos são santos na hora do pega pra capá.
GERALDO PASTOR DA UNIVERSAL
[email protected]
Tem uns 2 aí q ficava me oprimindo,a hora deles vai chega .
não acho que foi errado eles apreenderem ele,mais acho que pelo menos respeito com mãe dele devia ter e com as crianças,bando de palhaços,a hora que ganharem um tiro na cara eles param
Cabulosa essa história heim
Não gosto da polícia dessa desgraça de cidade pós eles são muito violento
Quem não gosta de policial é que tem o rabo preso, o famosos vagabundo!
E quem gosta e o famoso lambe saco de bota tudo fldp msm
Quem ta com o IPVA vencido também não gosta
Difícil situação
Que coisa feia ta parecendo policia agora. Para de xingar vc ñ vai para o céu sua mãe ñ te ensinou
se acham o tal
Morrendo de dó desse vagabundo, acho eh pouco.
Você sim deve se um vagabundo pra vim comenta sem conhece a pessoa,ele sempre foi trabalhador,nunca fez mal a ninguem sempre trabalhou honestamente,arma hoje em dia todo mundo usa,e ele só estava se protegendo coisa que as belas policiais de jp não faz,então bem antrs de vim comenta bosta aqui passa a conhece primeiro,e ainda veio no anônimo kkkkk sera que e porq tem medo porque que não tem coloca o nome ne?
Pk vc chama ele de vagabundo pk ele n depende de vc pra nada nunka busco uma pedra de sal na sua casa
E nem ele depende de quem ele chamou de vagabundo,ou depende e não estamos sabendo,a me poupe ne quem muito julga daqui uns dias paga lingua,vim aqui chama o alto de vagabundo sem antes sabe da vida da pessoa e foda ne,eu falo porque conheço e sei muito bem como ele e honesto e só estava se protegendo como muitos estão fazendo
Ele também nunca te amou
Vagabundo quem chama ele certamente e pk vc nn tem família e vc e vagabundo tbm pk n tem família
Se não tem o que falar porque não fecha essa boca
Gente a polícia vai ter que chegar com flores é gentilmente pedir que o cidadão os acompanhe. Engraçado se era tão bom porque estava sendo ameaçado? Realmente mais carinho seus policiais coitado dos pobres que tem que andar armado??