Minas Gerais deve fechar o primeiro trimestre de 2022 com todas as crianças de 5 a 11 anos vacinadas com, pelo menos, a primeira dose contra a covid-19, estima o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti. A imunização do grupo já começou no estado, mas, devido à quantidade de doses disponíveis, apenas para grupos prioritários.
Com a chegada de novas doses, haverá ampliação para crianças sem comorbidades. “A expectativa é que em fevereiro ou março a gente já termine a primeira dose de mais de 1,8 milhão de crianças [número estimado de pessoas desta faixa etária no estado]”, disse Baccheretti em entrevista ao Jornal da Itatiaia I Edição desta segunda-feira (17).
A vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em crianças no Brasil é da Pfizer. A farmacêutica norte-americana repassa os imunizantes, conforme acordo de compra. A previsão é de que 20 milhões de doses cheguem ao Brasil até o fim de março.
“Até hoje, a Pfizer não atrasou as entregas significativamente. Os prazos têm sido cumpridos. Acredito que a primeira dose das crianças será vencida e a gente já comece a dar a segunda dose em março”, prosseguiu.
Baccheretti também comemorou o início da vacinação do grupo. “A gente percebe como a vacina tem efeito positivo. E agora estamos crescendo para mais um grupo importante. Apesar de serem menos graves em relação à doença, elas também internam e podem evoluir a óbito”, completou.