Após a divulgação da matéria sobre a morte em massa dos peixes da lagoa de João Pinheiro, a redação do site JP Agora conversou com o vereador Cabo Vieira sobre a questão. O edil informou que enviou um ofício ao Ministério Público em novembro de 2021 pedindo providências quando o problema ainda era o transbordo da lagoa ocasionado pelas chuvas. Hoje, o local está praticamente todo vazio e os peixes mortos tem causado forte mau cheiro.
Cabo Vieira esteve no local acompanhado do repórter do JP Agora e contou que vem recebendo muitas reclamações dos moradores dos bairros do entorno da lagoa. O vereador chamou a atual situação da lagoa de crime ambiental e covardia.
“É um crime ambiental grave, uma covardia. Um ato que foi iniciado no passado e até hoje não temos uma resposta. Sabemos que o imbróglio da lagoa tem durado vários anos, passou de uma administração para a outra e alguma coisa tem que ser feita” contou Cabo Vieira.
O representante do povo destacou que enviou um ofício ao Ministério Público no dia 26 de novembro de 2021 para solicitar providências. À época, o problema destacado era os constantes transbordos da lagoa que vinham causando riscos à casas do Bairro Bela Vista. Hoje, com o local praticamente sem água, o problema é outro.
“Hoje a gente se depara com uma situação gravíssima como essa. Olha que covardia, os peixes mortos sem oxigênio. Isso aqui é causa de uma ação irresponsável. Então, esse crime ambiental não pode ficar impune. A gente usa esse espaço aqui do JP Agora para provocar novamente o Ministério Público, para solicitar que o Ministério Público preste algum tipo de informação à população, que provoque o município, que faça ser reparado. A nossa parte fiscalizatória está sendo cumprida. Viemos a chamado de moradores. O cheiro que está aqui está insuportável, é insalubre. Pedimos providências da justiça para que acione o município e que ele possa tomar as providências” destacou o edil.
Por fim, Vieira destacou que foi informado pela promotora de justiça que a situação é difícil de ser resolvida porque a área da lagoa possui uma parte de terreno particular, o que impede o investimento de dinheiro público no local. A Polícia Militar esteve no local e registrou uma ocorrência sobre a mortandade dos peixes, em sua maioria, da espécie tilápia. O JP Agora continuará acompanhando o caso de perto.
Gostaria de saber qual biólogo vai se responsabilizar por essa situação, quem assinou o projeto e quantos anos vai demorar para uma providência ser tomada de fato.
Numa prefeitura que a secretaria de obras só entende de quebra-molas? Sei não.
Boa kkkkk
Quem tem que arrumar essa lambança não é o município? Por que o município não fiscaliza e toma providências em relação aos esgotos irregulares? Porque o vereador não cobra do Prefeito? Porquê são aliados? Vereador, uma de suas funções é fiscalizar e pedir providências ao município. Por que precisa pedir ao MP? Não dá conta do serviço? Trabalha direito vereador.
Verdade gente tem notícias aí em breve aguardem
De quem é a responsabilidade? Por que o município não toma nenhuma providência? Por que o município não toma providências em relação aos esgotos irregulares? Falta competência? Tem que ser acionado pelo Ministério Público para fazer alguma coisa? Uma das funções do vereador não é fiscalizar o executivo municipal? Por que o Vieira não cobra diretamente do município e cumpre sua função de vereador? Não quer expor o Prefeito, que é seu aliado político? Quer aparecer mas não quer expor seus aliados? Aprende a trabalhar vereador.